SOBRE OS ADMINISTRADORES

 

William entrevistando o deputado estadual Diogo Moraes em seu gabinete na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em 2021 (Foto: Hélio Albuquerque)

William Lourenço da Silva (Itapevi-SP, 16 de agosto de 1996) é um comediante, roteirista, podcaster, youtuber, criador de conteúdo digital, escritor e jornalista brasileiro com registro profissional no Ministério da Economia, sob o número 0007279/PE.

Começou a carreira no audiovisual em 2013, produzindo conteúdo humorístico para seu canal no YouTube. No mesmo ano, foi estudar Rádio e TV na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Esteve envolvido nas produções do curta ficcional Me Lembrou Durango (2015) e Hoax: excessos online (2017), documentário exibido pela TV Cultura. Ambos os trabalhos estão disponíveis no YouTube. Foi estagiário da Rádio Anhembi (estação de rádio universitária) entre 2016 e 2017, onde criou, apresentou e produziu Os Radialistas, programa humorístico que se tornou um dos mais ouvidos, e um dos que mais contribuíram para o crescimento das redes sociais da rádio nos primórdios das transmissões ao vivo pelo Facebook. Entre 2017 e 2018, realizou algumas apresentações de stand up comedy com textos autorais ao lado de grandes nomes do cenário nacional, como Daniel Duncan, Daniel Sartório e Abner Henrique. Após retornar para Buíque, município do agreste pernambucano onde cresceu e atualmente reside, recebeu a sugestão de seu amigo, o historiador e também jornalista João Gabriel Silva, para criar um podcast: algo até então inédito na localidade. Ouvindo esta sugestão, produziu e lançou em 08 de fevereiro de 2020 o primeiro episódio do Podcast Cafezinho, inicialmente em seu canal principal no YouTube. 

É o criador, administrador, gerenciador dos perfis oficiais na internet e o locutor oficial do Podcast Cafezinho nas plataformas de streaming de áudio. Como jornalista, tem em seu currículo uma certificação em Direito Eleitoral para Cobertura das Eleições pela Escola Judiciária Eleitoral (vinculado ao Tribunal Superior Eleitoral) e seis certificações na Escola de Jornalismo Digital da agência francesa AFP (em conjunto com o Google News Initiative); além de ter chegado duas vezes (2021 e 2022) na final da Etapa Estadual- Pernambuco do Prêmio Sebrae de Jornalismo, garantindo o 3º lugar na categoria Áudio.

Também tem sete livros publicados: Coleção de Textos: Poesias, Desabafos e Outras Coisas Escritas pelos Anos (edições em Português e Inglês),  Se Você Ficou Até Aqui.- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho (escrito com o historiador João Gabriel Silva), Poesias de Algumas Noites de Insônia (outra publicação de poesias, disponível exclusivamente na versão em e-book), Pensamentos de Outro Eu: o lado sério de um cara engraçado (estes livros reúnem crônicas, poemas e poesias) e Gabi, a gatinha bisbilhoteira (primeira publicação infanto-juvenil), todos disponíveis para compra no site da Amazon (estes dois últimos livros, aliás, estiveram entre os indicados ao Prêmio Kindle de Literatura 2021, realizado pela Amazon e Grupo Editorial Record); e Um Monólogo: Seria Cômico se não fosse Irônico (primeira parte de uma pretensa série autobiográfica que aborda fatos pessoais de maneira cômica), à venda no site do Clube de Autores. Como escritor, teve seus textos inscritos em mais de quinze concursos e prêmios de literatura no Brasil, Colômbia e Espanha somente no ano de 2021, e foi também colaborador do Libro por la Paz, iniciativa do Museu da Palavra da Espanha.

Em junho de 2024, passou a escrever também para o Site do Noticiário: baseado em seu quadro cômico mais conhecido e mais antigo em produção, ele aborda exclusivamente notícias bizarras com um tom ácido e bem humorado.

O historiador e colunista João Gabriel Silva (Foto: Divulgação/Redes Sociais)

João Gabriel da Silva (Buíque-PE, 03 de agosto de 1998) é historiador formado pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), agente de saúde concursado da Prefeitura de Buíque, no estado de Pernambuco, e jornalista com registro profissional no Ministério da Economia, sob o número 0007293/PE. Um dos melhores amigos de William Lourenço há mais de uma década, foi ele quem sugeriu, em 2020, a criação do Podcast Cafezinho. No mesmo ano, foi convidado por William para participar como colunista, e está até hoje como colaborador e sócio deste veículo de imprensa. É também coautor do livro  Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho. Atualmente, cursa Psicologia pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA).