CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 22 DE ABRIL

 

Destaques desta edição são: a repercussão mundial da morte do Papa Francisco e as homenagens ao pontífice, a doação de alimentos feita pela Alepe após ação beneficente (imagem acima) e uma importante atualização sobre inquérito da Polícia Federal contra prefeito de Buíque (Foto: Divulgação/ Alepe)

Leia também: Opinião- Apegue-se a esta Coluna


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta terça-feira, 22 de abril de 2025.


- Na Alepe

AVISO: o conteúdo a seguir foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco e publicado por este site com autorização.


Alepe beneficia instituições sociais com alimentos arrecadados em ação beneficente


Quase três toneladas de alimentos foram doados pelos participantes do PedalAlepe, evento que marcou as comemorações dos 190 anos da Assembleia Legislativa

Foto: Divulgação/ Alepe

As organizações sociais Instituto Dom Helder Câmara (Idhec) e União de Mães de Anjos (UMA-PE) foram as beneficiadas com as quase três toneladas de alimentos não perecíveis arrecadados pela Assembleia Legislativa de Pernambuco no PedalAlepe, evento realizado no domingo (13/04) que marcou os 190 anos da Casa. 

Com inscrições gratuitas, os interessados precisavam doar um quilo de alimento para confirmar participação no evento. A entrega dos alimentos foi feita pelo presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, e pelo primeiro secretário, deputado Francismar Pontes. 

Foto: Divulgação/ Alepe

Fundado em 1984, o Instituto Dom Helder Câmara é uma organização sem fins lucrativos que busca preservar as obras do religioso na luta contra diversas formas de violência e opressão, promovendo a cidadania por meio da cultura e da arte. O Instituto é oficialmente reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Recife. 

Já a União de Mães de Anjos de Pernambuco promove assistência às famílias de crianças com microcefalia, vitimadas pela epidemia do Zika Vírus em 2015 e 2016.

Na entrega dos alimentos, realizada nesta terça-feira (22/04) no auditório Enio Guerra, na sede Alepe, o presidente Álvaro Porto reforçou a atenção da Assembleia Legislativa no acompanhamento das dificuldades pelas quais passam as mães de crianças com microcefalia. 

“Essa doação reforça o compromisso da Alepe com o voluntariado, além de amenizar a dor e a situação precária que a maioria dessas famílias passam”. 

Diretora da UMA-PE, Germana Soares ressaltou que um dos principais auxílios oferecidos às famílias acolhidas pela instituição é a alimentação.  

"Cada alimento que chega diminui um pouco as despesas, que já são enormes. É um alívio na rotina dessas mães, pais, crianças e famílias como um todo”, agradeceu.

No repasse dos kits de alimentos ao Instituto Dom Helder Câmara, realizado na última quarta-feira (16/04), o primeiro secretário Francismar Pontes pontuou a seriedade do trabalho realizado pela instituição em prol dos mais vulneráveis.

“Nos sentimos parte desse processo e tornaremos essa ação anual, garantindo sua continuidade”.

A importância da parceria com a Alepe foi ressaltada pela diretora executiva do Idhec, Virgínia Pimentel. 

“É uma aliança que fortalece não somente a preservação da memória de Dom Helder. Trata-se de uma ação prática, que chega na ponta, nos jovens vulneráveis de áreas de risco, que encontram no contraturno escolar apoio, alimentação e encaminhamento para o mercado de trabalho”.

Foto: Divulgação/ Alepe

Esta foi a 3ª edição do PedalAlepe que este ano atraiu cerca de três mil ciclistas. Sucesso no calendário anual de atividades da Assembleia Legislativa de Pernambuco, a iniciativa aborda sempre uma temática atual, a exemplo dos 200 anos da Confederação do Equador, celebrados no ano passado. Na ocasião, o percurso do pedal foi batizado de ‘Circuito Frei Caneca’, incluindo os locais e prédios históricos que marcaram o movimento revolucionário de lutas libertárias liderado pelo religioso em 1824, em Pernambuco.


- No Vaticano

Seguem as homenagens ao Papa Francisco, primeiro pontífice latinoamericano que faleceu na manhã desta segunda-feira aos 88 anos devido a um acidente vascular cerebral.

Escolhido como Papa em 2013, logo após a renúncia de Bento XVI, o argentino Jorge Mario Bergoglio buscou tornar a Igreja Católica mais acolhedora e aberta a diversas questões do cotidiano e da juventude.

Seu corpo está sendo velado na Casa Santa Marta, residência oficial do Papa no Vaticano, e será levado amanhã para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão se despedir dele até o sábado de manhã (no horário da Itália), quando finalmente será sepultado em outra basílica, a de Santa Maria Maggiore. A escolha do substituto de Francisco só será feita em quinze dias após seu enterro.


- Em Buíque

O Juiz Felipe Marinho dos Santos, da 60ª Zona Eleitoral, emitiu despacho na última quinta-feira determinando a redistribuição de um inquérito policial aberto contra o prefeito do município do agreste pernambucano, Túlio Monteiro, para o Núcleo Regional das Garantias do Agreste (vinculado à Justiça Eleitoral de Pernambuco). O inquérito foi instaurado pelo Delegado da Polícia Federal em Caruaru, após a Promotoria de Justiça de Buíque protocolar uma notícia-crime apontando que o então candidato a Prefeito teria cometido o crime de corrupção eleitoral por suposta prática de compra de votos ocorrida durante a convenção eleitoral que oficializou seu nome à disputa, em agosto do ano passado.

A corrupção eleitoral está prevista no artigo 299 do Código Eleitoral e consiste no "ato de dar, oferecer, prometer ou receber, para si ou para outra pessoa, qualquer vantagem, como dinheiro, bens ou favores, em troca de votos". Aqui, a simples promessa de vantagem já caracteriza o crime, que pode resultar em pena de reclusão de até quatro anos, além do pagamento de multa que pode variar entre cinco e quinze dias-multa. Essa responsabilização pode ser feita tanto para quem dá quanto para quem recebe a vantagem indevida.

Além desta punição na área criminal, candidatas e candidatos envolvidos em crimes de corrupção eleitoral podem sofrer sanções eleitorais, como a cassação do seu registro ou diploma. Como Túlio Monteiro foi diplomado e é Prefeito de Buíque desde o dia 1º de janeiro, em caso de responsabilização ao fim deste processo, ele pode perder o mandato.

O Juiz das Garantias, dentro da Justiça Eleitoral, foi implementado após as aprovações do chamado Pacote Anticrime em 2019 (que alterou trechos do Código Penal) e de uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral no ano passado. Ele é acionado em todos os inquéritos, procedimentos de investigação criminal do Ministério Público Eleitoral e demais procedimentos de investigação das zonas eleitorais, com exceção daquelas infrações penais de menor potencial ofensivo e dos processos criminais que tenham como origem o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.

É ele quem avaliará se o inquérito precisará ser prorrogado ou trancado, ou se oferece a denúncia ou queixa-crime contra o investigado. Caso a denúncia seja aceita, o inquérito retorna à 60ª Zona Eleitoral de Buíque para devida instrução e julgamento da ação penal.

Postagem Anterior Próxima Postagem