CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 08 DE ABRIL

 

Destaques desta edição são: o pedido de vista no processo que pode multar ex-prefeito de Buíque em mais de R$ 300 mil no Tribunal de Contas do Estado, a cassação do mandato de um vereador em Triunfo por fraude à cota de gênero na última eleição municipal e mais (Foto: Marília Auto/ TCE-PE)

Leia também: Agência Einstein- Fibras podem proteger o intestino de infecções e a saúde cardiovascular


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta terça-feira, 08 de abril de 2025.


- NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO

Na sessão da Segunda Câmara realizada ontem, o Conselheiro Dirceu Rodolfo de Melo Junior pediu vista no processo de Gestão Fiscal que pode gerar a Arquimedes Valença, ex-prefeito de Buíque, uma multa de mais de R$ 300 mil pelo não cumprimento de medidas para conter as despesas de pessoal, que ficaram muito acima dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal em 2023. Com isso, o conselheiro (que também é o relator da ação) terá mais tempo para analisar o processo antes de proferir seu voto.


- EM TRIUNFO

A Justiça Eleitoral do município do agreste pernambucano julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral movida pela Federação PSDB/Cidadania contra o diretório do MDB e cassou o diploma de Eusébio de Jericó, vereador que havia sido eleito pelo partido nas eleições do ano passado.

A decisão se baseia na Súmula Nº 73 do Tribunal Superior Eleitoral. O MDB de Triunfo teria cometido uma fraude à cota de gênero, ao inscrever candidatas unicamente para cumprir a exigência legal de 30%, sem a participação efetiva delas no pleito. Uma dessas candidatas obteve somente um voto, indício que foi levado em consideração no julgamento.

A Juiza Eleitoral Ana Carolina Santana determinou ainda a inelegibilidade de Genildo da Água, presidente do diretório municipal do MDB em Triunfo e que foi candidato a vice-prefeito na última eleição, e Maria do Carmo do Nascimento Santos, candidata a vereadora apontada como fictícia na ação.

Com a decisão desta terça-feira, todos os votos recebidos pelo MDB foram anulados e a recontagem será realizada, para fins de cálculo dos novos quocientes eleitorais que definirão a composição da Câmara Municipal de Triunfo.

Tal ato também demonstra a morosidade por parte da Justiça Eleitoral em Buíque, que tem duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral em tramitação (protocoladas antes mesmo desta de Triunfo), mas que ainda não tiveram sentenças proferidas.


- ENTRETENIMENTO

Estreou no último sábado, pela RedeTV, o programa Oceano na Tela: iniciativa da Plataforma Oceano que visa dar oportunidade a influenciadores e criadores digitais de exibir seus conteúdos na TV aberta.

Dentre os que participaram do programa de estreia, está o jornalista William Lourenço: criador e sócio administrador do Podcast Cafezinho. Sua participação foi com um vídeo curto do Noticiário, quadro cômico realizado por ele em 2013.

A íntegra do programa do último sábado foi disponibilizada pela Plataforma Oceano em seu canal no YouTube e pode ser assistida lá. O programa Oceano na Tela vai ao ar todos os sábados, às 6 da tarde, pela RedeTV.


O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) deferiu nesta terça-feira o pedido de registro de marca do Podcast Cafezinho com William Lourenço, dando aos seus sócios administradores, os jornalistas William Lourenço e João Gabriel Silva, o direito de exclusividade do uso da marca em território brasileiro por dez anos, podendo ser renovados. O deferimento vem um ano e meio após a formalização do pedido perante a entidade, única autorizada no Brasil a fazer tal procedimento legal.

Postagem Anterior Próxima Postagem