Representantes do Banco do Nordeste estiveram na manhã desta sexta-feira no Salão Paroquial de Buíque, no agreste pernambucano, para conversar com alguns agricultores familiares e presidentes de associações rurais do município acerca do programa Desenrola Rural. O encontro foi promovido pela Secretaria de Agricultura, chefiada por Aldy Régis.
O programa, lançado neste ano pelo Governo Federal, visa reduzir a inadimplência entre os agricultores familiares com instituições financeiras como o Banco do Nordeste, por exemplo, para que eles possam voltar a obter crédito e usem esse dinheiro para investir em sua produção.
Enquadram-se naqueles que podem ser beneficiados: agricultoras e agricultores familiares (incluindo pescadores artesanais), povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar, produtores com dívidas do Pronaf contratadas com recursos do FNE, originalmente entre 1º/1/2012 e 31/12/2022. Os descontos propostos na liquidação podem chegar a até 80%, dependendo do valor total devido. Nos casos em que o agricultor prefira fazer a renegociação das dívidas, esse desconto pode chegar a até 65%.
Alguns dos presentes na reunião desta sexta-feira puderam aderir ao Desenrola Rural diretamente com os representantes do Banco do Nordeste que vieram a Buíque, mas quem estiver interessado ainda pode procurar uma das agências da instituição mais próxima de sua casa e tratar com o gerente.
Há ainda a possibilidade de consultar no site do Banco do Nordeste se você está apto a renegociar por meio do Desenrola Rural: basta clicar aqui. Na consulta, você digita seu número de CPF e data de nascimento. Estando apto, recomenda-se a ida à agência para conferir as opções de liquidação mais favoráveis.
O presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, disse que o decreto assinado pelo presidente Lula e que institui o Desenrola Rural oferece uma oportunidade muito especial para os produtores rurais regularizarem sua situação.
"É um passo fundamental para apoiar os agricultores, oferecendo condições adequadas de recuperação e a possibilidade de retomada de suas atividades produtivas”, completou.
Existe uma expectativa, por parte do Banco do Nordeste e da própria Secretaria de Agricultura, de que com o Desenrola Rural, mais de mil agricultores familiares em Buíque sejam diretamente beneficiados e que, com as renegociações e liquidações das dívidas com os descontos, mais de R$ 15 milhões em créditos destinados à agricultura familiar possam ser liberados somente ao município. As agências do Banco do Nordeste mais próximas de Buíque ficam em Arcoverde, Pesqueira e Belo Jardim.
“Recomendamos que o cliente não deixe para fazer sua adesão nos últimos dias, pois há alguns documentos que precisam ser apresentados para formalização da regularização, e o agricultor pode perder o benefício por ausência de algum desses registros”
Tags
Informação