BUÍQUE: RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE APONTA BONS INDICADORES DA SAÚDE EM 2024, MAS QUE AINDA PODEM MELHORAR

 

Sete indicadores foram levados em conta no relatório quadrimestral de indicadores, relacionado ao terceiro quadrimestre de 2024. Embora município do agreste tenha obtido bons indicadores, ele não ficou em primeiro no estado de Pernambuco em nenhum deles. Imagem acima se refere ao Indicador Pré-Natal (6 Consultas), em que aparece na 31ª posição estadual (Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde)

Leia também: Agência Einstein- Entidades médicas alertam para riscos de usar semaglutida manipulada


O Ministério da Saúde divulgou nesta semana, por meio do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o relatório de indicadores referente ao terceiro quadrimestre de 2024.

Sete indicadores foram levados em consideração para avaliar os estados e municípios: Pré-Natal (6 Consultas), Pré-Natal (HIV e Sífilis), Gestantes Saúde Bucal, Cobertura Citopatológico, Cobertura Pólio e Penta, Hipertensão (PA Aferida) e Diabetes (Hemoglobina Glicada). Os dados aqui trazidos abordam todos os 184 municípios pernambucanos, incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha, por cada indicador e que podem ser consultados no site oficial do sistema.

No indicador Pré-Natal (6 Consultas), foi levado em conta o percentual de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a décima segunda semana de gestação, no município. Buíque, no agreste de Pernambuco, obteve um percentual de 79% no terceiro quadrimestre de 2024, ficando na 31ª posição estadual. Um nível muito bom para este indicador, em que a exigência é de estar acima de 45%, deixando o município à frente de Arcoverde (77%), mas ainda atrás de municípios vizinhos como Pedra (82%) e Itaíba (80%).

Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde

No indicador Pré-Natal (HIV e Sífilis), foi avaliada a proporção de gestantes com realização de exames para estas duas infecções sexualmente transmissíveis. A nível estadual, neste indicador, Buíque aparece na 12ª posição, com um percentual de 98%. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde é acima de 60%. Seis cidades pernambucanas atingiram os 100% neste indicador: Calçado, Betânia, Brejinho, Ingazeira, Solidão e São Benedito do Sul.

Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde

No indicador Gestantes Saúde Bucal, foi avaliada a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 60%. Buíque obteve 90%, ficando na 21ª posição em Pernambuco neste indicador. Venturosa, por exemplo, ficou na sexta posição com 95%.

Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde

No indicador Cobertura Citopatológico, foi avaliada a proporção de mulheres com citopatológico na Atenção Primária à Saúde. O exame citopatológico é um termo utilizado para o rastreamento do câncer de colo de útero. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 40%. Buíque está no 15º lugar em Pernambuco, com 56%. Capoeiras e São Lourenço da Mata são os municípios com melhores posições neste indicador no estado (79% cada).

Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde

No indicador Cobertura Pólio e Penta, foi avaliada a proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 95%. Buíque aparece na 16ª posição em Pernambuco, com 99%, ligeiramente à frente de Itaíba. Com exceção de Afrânio (15º na tabela estadual), todos estes 14 municípios atingiram os 100% de cobertura vacinal: Ferreiros, Tuparetama, Brejinho, Itaquitinga, São João, Vertente do Lério, Verdejante, Iati, Angelim, Calçado, Jaqueira, Solidão, Terezinha e Ingazeira.

Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde

No indicador Hipertensão (PA Aferida), foi avaliada a proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 60%. Buíque, aqui, aparece na quarta posição em Pernambuco, com 76%. Só perde para Belém de Maria (76%), Capoeiras (78%) e Maraial (85%).

Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde

No indicador Diabetes (Hemoglobina Glicada), foi avaliada a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 50%. Buíque também está em terceiro lugar no estado neste indicador, com 75%, novamente atrás de Capoeiras (76%) e Maraial (94%).

Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde
Todos os sete indicadores divulgados apontam que Buíque cumpriu com as metas previstas pelo Ministério da Saúde no terceiro quadrimestre de 2024 (o último sob a gestão de Arquimedes Valença), mas que ainda ficou atrás de diversos municípios pernambucanos e podem ser melhorados.

A informação de que Buíque estaria em primeiro lugar em Pernambuco, e em 31º lugar no ranking nacional, foi retirada de um portal chamado eSUS Feedback: empresa paraibana de consultoria em tecnologia da informação que se baseia nos dados fornecidos pelo SISAB para formular estes rankings, com o uso de Inteligência Artificial, e apresentá-los aos gestores municipais com acesso restrito ao sistema. Tal portal, contudo, não tem qualquer ligação com o Ministério da Saúde.

Foto: Reprodução/ Internet

William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem