Leia também: Agência Einstein- Entidades médicas alertam para riscos de usar semaglutida manipulada
O Ministério da Saúde divulgou nesta semana, por meio do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), o relatório de indicadores referente ao terceiro quadrimestre de 2024.
Sete indicadores foram levados em consideração para avaliar os estados e municípios: Pré-Natal (6 Consultas), Pré-Natal (HIV e Sífilis), Gestantes Saúde Bucal, Cobertura Citopatológico, Cobertura Pólio e Penta, Hipertensão (PA Aferida) e Diabetes (Hemoglobina Glicada). Os dados aqui trazidos abordam todos os 184 municípios pernambucanos, incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha, por cada indicador e que podem ser consultados no site oficial do sistema.
No indicador Pré-Natal (6 Consultas), foi levado em conta o percentual de gestantes com pelo menos seis consultas de pré-natal realizadas, sendo a primeira até a décima segunda semana de gestação, no município. Buíque, no agreste de Pernambuco, obteve um percentual de 79% no terceiro quadrimestre de 2024, ficando na 31ª posição estadual. Um nível muito bom para este indicador, em que a exigência é de estar acima de 45%, deixando o município à frente de Arcoverde (77%), mas ainda atrás de municípios vizinhos como Pedra (82%) e Itaíba (80%).
![]() |
Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde |
No indicador Pré-Natal (HIV e Sífilis), foi avaliada a proporção de gestantes com realização de exames para estas duas infecções sexualmente transmissíveis. A nível estadual, neste indicador, Buíque aparece na 12ª posição, com um percentual de 98%. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde é acima de 60%. Seis cidades pernambucanas atingiram os 100% neste indicador: Calçado, Betânia, Brejinho, Ingazeira, Solidão e São Benedito do Sul.
![]() |
Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde |
No indicador Gestantes Saúde Bucal, foi avaliada a proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 60%. Buíque obteve 90%, ficando na 21ª posição em Pernambuco neste indicador. Venturosa, por exemplo, ficou na sexta posição com 95%.
![]() |
Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde |
No indicador Cobertura Citopatológico, foi avaliada a proporção de mulheres com citopatológico na Atenção Primária à Saúde. O exame citopatológico é um termo utilizado para o rastreamento do câncer de colo de útero. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 40%. Buíque está no 15º lugar em Pernambuco, com 56%. Capoeiras e São Lourenço da Mata são os municípios com melhores posições neste indicador no estado (79% cada).
![]() |
Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde |
No indicador Cobertura Pólio e Penta, foi avaliada a proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 95%. Buíque aparece na 16ª posição em Pernambuco, com 99%, ligeiramente à frente de Itaíba. Com exceção de Afrânio (15º na tabela estadual), todos estes 14 municípios atingiram os 100% de cobertura vacinal: Ferreiros, Tuparetama, Brejinho, Itaquitinga, São João, Vertente do Lério, Verdejante, Iati, Angelim, Calçado, Jaqueira, Solidão, Terezinha e Ingazeira.
![]() |
Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde |
No indicador Hipertensão (PA Aferida), foi avaliada a proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 60%. Buíque, aqui, aparece na quarta posição em Pernambuco, com 76%. Só perde para Belém de Maria (76%), Capoeiras (78%) e Maraial (85%).
![]() |
Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde |
No indicador Diabetes (Hemoglobina Glicada), foi avaliada a proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre. O percentual a ser considerado como ótimo para o Ministério da Saúde neste indicador é acima de 50%. Buíque também está em terceiro lugar no estado neste indicador, com 75%, novamente atrás de Capoeiras (76%) e Maraial (94%).
![]() |
Foto: Reprodução/ SISAB- Ministério da Saúde |
A informação de que Buíque estaria em primeiro lugar em Pernambuco, e em 31º lugar no ranking nacional, foi retirada de um portal chamado eSUS Feedback: empresa paraibana de consultoria em tecnologia da informação que se baseia nos dados fornecidos pelo SISAB para formular estes rankings, com o uso de Inteligência Artificial, e apresentá-los aos gestores municipais com acesso restrito ao sistema. Tal portal, contudo, não tem qualquer ligação com o Ministério da Saúde.
![]() |
Foto: Reprodução/ Internet |