Leia também: Agência Einstein- Afinal, é possível aumentar a imunidade? 10 mitos e verdades sobre o tema
O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um resumo das notícias mais importantes desta quinta-feira, 30 de janeiro de 2025, no primeiro Cafezinho Expresso do ano.
- NO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO: foi marcado para a próxima quinta-feira, dia 06 de fevereiro, o julgamento de uma Auditoria Especial que apontou quatro irregularidades que teriam sido cometidas entre os anos de 2021 e 2023 pela Prefeitura de Buíque, quando o prefeito ainda era Arquimedes Valença, referentes ao aluguel de alguns imóveis e despesas com merenda escolar. Os auditores do TCE disseram no relatório que o suposto prejuízo provocado aos cofres públicos com estas irregularidades é de mais de R$ 940 mil. Além de Arquimedes, também foram citados neste processo:
- a ex-secretária municipal de Educação, Marilan Belisário;
- a ex-secretária municipal de Assistência Social e então titular da Saúde, Teófila Valença (filha de Arquimedes, que hoje é Secretária Municipal de Planejamento);
- o então secretário municipal de Assistência Social, Matheus Albuquerque;
- os funcionários Luiz Francisco da Silva Junior e Anderson Felipe Rodrigues Batista, do Controle Interno;
- a empresa Realbus Locação de Veículos Eireli, apontada como prestadora dos serviços de locação de veículos à Prefeitura no período analisado;
- e Renata Maria Alves de Siqueira, apontada como representante legal da empresa Grupo Informal- Delícias do Campo, contratada para fornecer alimentos à merenda escolar municipal.
O julgamento será realizado pela Segunda Câmara do TCE, e terá a relatoria do Conselheiro Marcos Loreto.
- NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO: Carla Zambelli, filiada ao PL, teve seu mandato de deputada federal cassado nesta quinta-feira. Maioria dos desembargadores do TRE entendeu que ela, em 2022, cometeu abuso de poder político e usou indevidamente os meios de comunicação ao divulgar informações consideradas inverídicas sobre as eleições que ocorreram naquele ano. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que culminou na cassação de seu diploma e decretação da sua inelegibilidade por oito anos, havia sido protocolada pela também deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral.
Nas redes sociais, Zambelli criticou a decisão, alegando que, com isso, 940 mil paulistas que haviam votado nela foram calados.
"Se eu for cassada, o meu cargo vai para o PSOL! E não serei só eu que perderei o mandato, mas outros representantes da direita que foram eleitos através do quociente eleitoral obtido através dos meus votos", disse.
- NO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE PERNAMBUCO: um Recurso Especial movido pela coligação União pela Mudança contra decisão que havia julgado improcedente uma das Ações de Investigação Judicial Eleitoral movidas contra o agora Prefeito de Buíque, Túlio Monteiro, e outras sete pessoas foi indeferido nesta quinta-feira pelo Desembargador Cândido Saraiva de Moraes, Presidente do TRE-PE. Esse julgamento havia sido feito inicialmente pelo Juiz Eleitoral da 60ª Zona Eleitoral de Buíque, que julgou a AIJE improcedente por falta de provas. Os desembargadores do TRE julgaram o recurso protocolado contra decisão da primeira instância em dezembro, mantendo-a.
Na decisão desta quinta, o Presidente do TRE-PE ponderou que "sob alegação de violação legal, observa-se nítida tentativa do Recorrente rediscutir matérias já devidamente enfrentadas pelo Tribunal. Todos os argumentos suscitados na via recursal já foram objeto de análise colegiada, tendo a Corte e voto do i. relator (ID 30120585) aprofundado o exame das provas carreadas aos autos para entender que a ausência de gravidade e provas robustas obstou a configuração de abuso de poder político ou econômico, ou mesmo a caracterização de condutas vedadas. Portanto, rever tais posicionamentos implicaria, necessariamente, na reanálise, pelo c. Tribunal Superior, do conjunto fático/probatório trazido aos autos, circunstância não permitida em sede de cognição sumária de Recurso Especial, por força da Súmula 24 do TSE".
Por se tratar de uma decisão terminativa, não cabe mais recurso nesta ação. Túlio Monteiro, no entanto, ainda responde a outra AIJE em tramitação na 60ª Zona Eleitoral de Buíque (sem data para julgamento).
- CARNAVAL DE BUÍQUE: foram anunciadas as atrações que se apresentarão no Carnaval 2025 de Buíque, no agreste pernambucano, entre os dias 28 de fevereiro e 04 de março.
A lista oficial dos artistas contará com nomes conhecidos da música brasileira, como Alcymar Monteiro, Fulô de Mandacaru, Saia Elétrica (versão carnavalesca da banda Saia Rodada) e DJ Seven. Atrações locais como Maciel Kuré, DJ Jacarezinho, Anthony César, Swing do Mayck e Netinho Souza também foram confirmados.
Além deles, foram anunciados: Trio da Huanna, Anderson Neiff, Lipe Lucena, Marcynho Sensação, Marcio Dhuka, Eric Land, Japãozin, Roginho, Forró Pegado, Os Tralhas, MC Troia, MC Elvis, MC Tocha e Fael. Nos próximos dias, a Prefeitura promete anunciar a ordem das apresentações com os artistas selecionados por dia.
Com o lema "Carnaval da Alegria", o primeiro grande evento da Prefeitura sob a gestão de Túlio Monteiro tenta recuperar a imagem que Buíque já teve de organizar o melhor Carnaval do interior pernambucano, e de fazer um evento maior e melhor que o do ano passado.