ESPECIAL: 5 ANOS DO PODCAST CAFEZINHO- O QUE ESPERAR DOS PRÓXIMOS 5 ANOS?

 

Na última reportagem de nossa série comemorativa, faremos uma reflexão sobre estes primeiros 5 anos do Podcast Cafezinho e sobre o que nosso público pode esperar dos próximos 5 anos em Buíque e região, no estado, no Brasil e no mundo?

Leia também: Buíque- Liminar obriga Câmara de Vereadores a ter mais uma sessão para votação da Lei Orçamentária de 2025


Em 2025, o Podcast Cafezinho com William Lourenço celebra seus primeiros 5 anos de atividade levando informação, opinião, variedades e entretenimento nas mais variadas plataformas. Seja em texto, áudio ou vídeo, procuramos registrar momentos importantes na história da sociedade buiquense dentro deste período de tempo, sem deixar de lado a absoluta imparcialidade (tão em falta na maioria dos veículos de imprensa ao redor do mundo) e foco no fato abordado.

Com satisfação e orgulho, podemos dizer hoje que, graças ao nosso trabalho, escancaramos o maior problema da imprensa regional, além da parcialidade: a distorção e ocultação de determinadas informações de interesse público que venham a desabonar os representantes de determinados grupos políticos que lhes financiam. E fizemos isso unicamente mostrando que o nosso trabalho, enquanto veículo de imprensa, não era nem de longe igual ao deles.

Tal distinção obrigou, de certa forma, o nosso público a ser diferenciado e a pensar, agir, viver e ver o município de modo diferente: mais crítico, mais inconformado, mais questionador e exigindo cada vez mais de todos os agentes públicos (em especial, daqueles que por muito tempo entregaram muito pouco ou quase nada, quando não tomaram quase tudo deste mesmo público enquanto povo). Já sabíamos desde o começo que tal mudança não seria a curto prazo, mas os resultados obtidos nestes primeiros 5 anos não deixam de ser surpreendentes.

O trabalho diferenciado do Podcast Cafezinho também obrigou os demais profissionais de imprensa da região a saírem de seus comodismos da função e, ainda que para pegar o tal hype de determinado tópico, informar a seus públicos sobre fatos contrários aos egos de seus políticos preferidos. Claro que isso só ocorre horas e até dias depois que nós abordamos o assunto, mas já é melhor que nada. Antes de nós, ninguém veria em canto nenhum.

Do texto ao áudio, passando até pela imagem quando é o caso, também priorizamos o conteúdo com o mínimo de qualidade aos que nos acompanham: mesmo lá no início, quando não haviam tantos equipamentos de produção audiovisual sofisticados. Por conta disso, outro peso foi jogado aos concorrentes: de entregar a seus públicos um conteúdo minimamente similar ou melhor que o nosso.

Do mais humilde agricultor ao Prefeito, da empregada doméstica ao mais rico empresário, passando por vereadores, advogados, secretários ou o mais comum dos moradores em Buíque, o Podcast Cafezinho conseguiu atingir todas as camadas da sociedade. É impossível, hoje, não se falar em podcast e em cafezinho, separadamente, neste município sem remeter a este simplório veículo de imprensa. Simplório, porém decente dentro daquilo que sempre buscou propor.

A partir de primeiro de janeiro, Buíque contará com um prefeito novo. Túlio Henrique Cavalcanti Araújo, ou Túlio Monteiro, receberá a missão de fazer um mandato irretocável e praticamente perfeito a mais de 52 mil pessoas que aqui residem. Sua obrigação é a de ser um prefeito melhor que Arquimedes Valença (que, convenhamos, vai cumprir com facilidade). A Câmara de Vereadores contará, pelo menos até aqui, com uma maioria do grupo do gestor municipal e velhas caras da velha política que precisarão ser observadas com muito mais atenção e desconfiança. Sua vice, Miriam Briano, já esteve nesse cargo por três vezes em gestões de jacarés e camelos, e poderá ser crucial para ajudá-lo nos rumos que Buíque deseja tomar nos próximos quatro anos (para o bem ou para o mal).

Em Pernambuco, basicamente se iniciará o esquenta para ver quem, dentre João Campos e Raquel Lyra, chegará com mais força e influência para a disputa da cadeira do Palácio do Campo das Princesas em 2026.

No Brasil, após mais um ano difícil para o Presidente Lula em todos os sentidos, 2025 virá sem refresco ao petista e a seu grupo bundeiro. Será que sobrará pro povo e, de novo, "vai entrar o grosso"? Já perto dos 80, ele ainda terá fôlego ou pedirá pro Alckmin substituí-lo? Haverá, pelo menos, a busca pela reconstrução de uma esquerda minimamente inteligente, sem extremismos e séria, apartada do prejudicial lulopetismo?

E seu amigo Jair Bolsonaro: será que conseguirão pegá-lo antes de completar seus 70 anos? E pegando Bolsonaro, enfim nos livraremos dessa praga chamada bolsonarismo e poderemos pensar em uma direita de verdade, sem extremismos e com o mínimo de inteligência?

E no mundo? Com Donald Trump retornando à Presidência dos Estados Unidos, teremos mais ou menos guerras em curso? Os terroristas do Hamas enfim serão extirpados da face da terra e os palestinos terão seu tão sonhado estado livre e soberano? Os reféns israelitas serão libertados ou mortos? O pau vai continuar torando no Oriente Médio? A Rússia vai parar de tacar bomba na Ucrânia? Os Estados Unidos vão tacar bomba em todo mundo?

Conforme já foi informado aqui, no ano que vem nossas atividades ficarão restritas às publicações das Colunas de Opinião dos nossos administradores e conteúdos fornecidos pela Agência Einstein por tempo indeterminado. Entraremos em período de hibernação já neste sábado, 21 de dezembro, e só retornaremos com nossas atividades em 13 de janeiro de 2025.

Mudando um pouco aquilo que havia sido divulgado, em vez de cinco vídeos comemorativos no YouTube entre janeiro e fevereiro, lançaremos um vídeo especial (porém mais longo) sobre nossos 5 anos no dia 08 de fevereiro (data em que celebraremos nosso quinto aniversário).

As produções dos episódios de podcast nas plataformas de streaming de áudio e matérias exclusivas em nosso site ficarão interrompidas até segunda ordem. Tais mudanças em 2025 se devem ao fato de que um de nossos administradores, o jornalista William Lourenço, se licenciará daqui para se dedicar a outras atividades relacionadas às suas propriedades intelectuais. A marca Podcast Cafezinho com William Lourenço (incluindo seus canais oficiais e site) seguirá ativa e em funcionamento.

Dadas as devidas explicações, se você ficou até aqui, agradecemos pela audiência, paciência, carinho e confiança depositados em nosso trabalho desde 2020 e já pedimos para que você aproveite e continue tomando um Cafezinho com a gente em 2025 e, quem sabe, nos próximos 5 anos.

Podcast Cafezinho com William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem