Leia também: Especial- 5 anos do Podcast Cafezinho em 5 episódios
Em 2025, o Podcast Cafezinho com William Lourenço celebra seus primeiros 5 anos de atividade levando informação, opinião, variedades e entretenimento nas mais variadas plataformas. Muitos de vocês devem conhecer este veículo de imprensa por conta do nosso site, mas como já foi explicado nas outras reportagens desta série especial, foi por causa de um podcast que tudo começou em fevereiro de 2020. E onde entra o site nessa história?
Devido à expansão do Podcast Cafezinho nas plataformas de streaming de áudio e redes sociais em 2021, seus administradores consideraram a ideia de criar também um site oficial, concentrando suas Colunas de Opinião e algumas notícias que seriam dadas com total exclusividade neste site. E assim foi feito em outubro de 2021, quando ele passou a ser hospedado na plataforma Blogger. O podcastcafezinhooficial.blogspot.com foi nosso domínio online por dois anos, até ele ser modificado para o atual (podcastcafezinhooficial.com.br) em outubro do ano passado.
Já são, até o momento, mais de 53 mil visualizações em nosso site desde que ele foi colocado no ar. É como se cada habitante de Buíque, por exemplo, já o tivesse acessado, no mínimo, uma vez.
Somente em 2024, foram mais de 25 mil visualizações em nossas páginas com mais de 8,9 mil usuários ativos (de acordo com os dados disponibilizados pelo Google Analytics): um aumento de mais de 1.300% em comparação com os dados de 2023. O mês de agosto deste ano registrou recorde histórico nos acessos (mais de 6,4 mil).
Diariamente, alcançamos leitores em pelo menos 30 países de todos os continentes, sendo os cinco com maior número de acessos: Brasil, Estados Unidos, Bélgica, Hong Kong e Países Baixos (Holanda).
O Dossiê Ninho de Cobras foi a primeira grande reportagem publicada em nosso site, em novembro de 2021. Dividida em duas partes, ela trouxe ao público alguns dados sobre processos aos quais alguns conhecidos políticos de Buíque respondiam na Justiça: todos relacionados a crimes contra a Administração Pública.
A temática das reportagens exclusivas e investigativas do site do Podcast Cafezinho seguiu nos demais anos, sempre causando repercussão quase que imediata na região e tirando do comodismo os demais profissionais de imprensa: afinal, a qualquer momento uma postagem com o nome "EXCLUSIVO" poderia aparecer em nossos perfis. Em um caso específico, uma notícia originalmente publicada em nosso site foi integralmente copiada por outro grande portal sem nos creditar. Após notificação de nossa assessoria jurídica, que cogitava processar o portal por plágio, o crédito pela produção da matéria foi dado.
Neste ano, em que ocorreram as eleições municipais, o site do Podcast Cafezinho trouxe diversas reportagens exclusivas sobre processos aos quais os candidatos respondiam na Justiça Eleitoral. Essa guerra no Fórum rendeu ao site algumas das matérias mais lidas em toda sua história:
- Ação de Investigação contra Túlio Monteiro avança na Justiça Eleitoral (publicada em 16 de setembro de 2024): o site do Podcast Cafezinho foi o primeiro em todo o estado de Pernambuco a abordar o assunto da Ação de Investigação Judicial Eleitoral que havia sido protocolada contra o agora prefeito eleito de Buíque, Túlio Monteiro, e outras sete pessoas. Nela, eles eram acusados de supostamente terem cometido nove ilícitos que configurariam abuso de poder econômico e político na campanha eleitoral deste ano. Na reportagem em questão, foi abordado o fato do juiz Felipe Marinho dos Santos, da 60ª Zona Eleitoral, ter dado prosseguimento à tramitação desta ação, julgada improcedente em outubro. Os investigantes recorreram da sentença, mas na última quarta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco não deu provimento a este recurso. O Tribunal Superior Eleitoral é a última instância em que esta AIJE poderá ser julgada.
- Decreto escancara rombo feito por Arquimedes nas contas públicas (publicada em 13 de janeiro de 2023): única matéria não relacionada às eleições municipais que está entre as cinco mais lidas da história. Aqui, foi trazido o fato da assinatura de um decreto de corte de gastos assinado pelo prefeito buiquense Arquimedes Valença que, dentre outras coisas, cancelou a realização do Carnaval daquele ano no município: o que acabou irritando os moradores. Foi o primeiro de dois decretos de corte de gastos assinados somente em 2023, com a justificativa de que tais cortes eram necessários pro conta da baixa arrecadação: o que foi provado que não era verdade na matéria em questão.
- MDB em Buíque vira alvo de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (publicada em 12 de novembro de 2024): novamente com exclusividade, o site do Podcast Cafezinho falou sobre a Ação de Investigação Judicial Eleitoral protocolada contra o diretório municipal do MDB (partido ao qual estão filiados o atual prefeito de Buíque, Arquimedes Valença, e seu sucessor Túlio Monteiro) por suposta fraude na cota de gênero em suas candidaturas para vereador. Cinco vereadores eleitos pelo partido teriam se beneficiado desta fraude e, na ação, foi pedida que estes vereadores não assumissem seus mandatos. Uma liminar havia sido concedida na 60ª Zona Eleitoral de Buíque para que houvesse a suspensão das diplomações, que foi derrubada no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Com isso, todos eles puderam ser diplomados na sexta-feira passada e aguardam decisão final da primeira instância na ação.
- Segunda Ação de Investigação contra Túlio Monteiro avança na Justiça Eleitoral (publicada em 18 de outubro de 2024): nesta matéria, foi abordado um despacho do juiz da 60ª Zona Eleitoral de Buíque que, na prática, dava prosseguimento à tramitação da segunda AIJE movida contra Túlio Monteiro, sua vice Miriam Briano, o atual prefeito Arquimedes Valença e outras quatro pessoas. Os supostos atos que configurariam crime de abuso de poder econômico e político teriam sido praticados durante a convenção partidária que oficializou os nomes de Túlio e Miriam na corrida rumo à Prefeitura, em 04 de agosto. O Ministério Público Eleitoral já se manifestou por sua improcedência, alegando falta de provas. Caberá ao Juiz Eleitoral proferir sentença.
- Cafezinho Expresso: As notícias mais importantes deste 11 de outubro (publicada em 11 de outubro de 2024): a única publicação do Cafezinho Expresso em nosso Top 5 trouxe como alguns de seus destaques o anúncio do início das nossas comemorações de 5 anos com o lançamento da primeira chamada oficial e comemorativa, o caso dos órgãos infectados que foram usados em transplantes no Rio de Janeiro e as novas diligências que haviam sido tomadas na AIJE movida contra Túlio Monteiro e outras sete pessoas, duas semanas antes da decisão que a julgou improcedente na 60ª Zona Eleitoral de Buíque.
E na reportagem de amanhã, encerrando nossa série especial sobre os 5 anos do Podcast Cafezinho, uma reflexão sobre o que podemos esperar, no mínimo, dos próximos 5 anos: tanto deste veículo de imprensa quanto da região, do estado, do país e até do mundo?