O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta quarta-feira, 11 de dezembro de 2024.
- ESPECIAL DE 5 ANOS: o site do Podcast Cafezinho trará, entre os dias 16 e 20 de dezembro, uma série especial em 5 matérias sobre os 5 anos deste veículo de imprensa, que serão completados em fevereiro do ano que vem. O especial substituirá a retrospectiva que vinha sendo feita desde 2021.
Das reportagens exclusivas às Colunas de Opinião mais destacáveis, dos episódios nas plataformas de streaming de áudio aos prêmios de jornalismo, tentaremos mostrar como o Podcast Cafezinho se tornou em Buíque, município do agreste pernambucano, um meio confiável de informação, opinião, variedades e entretenimento. As publicações serão feitas no site sempre às 18h e, já nesta segunda-feira, os jornalistas William Lourenço e João Gabriel Silva (criadores e administradores do Podcast Cafezinho) trarão uma lista de quais são as suas Colunas de Opinião favoritas.
- PRESIDENTE LULA: após sentir fortes dores de cabeça e ser internado por conta de uma hemorragia intracraniana, o Presidente Lula passará por uma nova cirurgia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, nesta quinta-feira. A primeira cirurgia a qual o político de 79 anos foi submetido na última segunda-feira para drenagem de um hematoma foi consequência da queda que ele sofreu em outubro. Pela idade avançada e pelo caso ser considerado delicado, ele permanece em observação na UTI do hospital. Em nota divulgada nesta tarde, tanto o Sírio-Libanês quanto a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República disseram que Lula passou o dia bem e que mais detalhes sobre seu estado de saúde seriam divulgados somente amanhã de manhã. Leia a íntegra da nota divulgada:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece sob cuidados intensivos no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Passou o dia bem, sem intercorrências, realizou fisioterapia, caminhou e recebeu visitas de familiares.
Como parte da programação terapêutica, fará complementação de cirurgia com procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média) amanhã, pela manhã. Outras atualizações serão dadas durante coletiva de imprensa a ser realizada amanhã às 10 horas.
O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio".
- EM GOIÁS: a Juiza Maria Umbelina Zorzetti, da 1ª Zona Eleitoral de Goiânia, decidiu condenar na noite desta terça-feira o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e cassar o registro de candidatura do prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), por abuso de poder político. Ambos foram investigados por usarem o Palácio das Esmeraldas, sede do governo goiano, para atos de campanha nas eleições municipais deste ano. Ela também determinou a decretação de inelegibilidade de Mabel e Caiado por oito anos. O governador chegou a divulgar recentemente que se lançaria candidato a Presidente da República em 2026. Uma resolução recente do TSE (Resolução nº 23.732/2024), que fala sobre o pedido de votos em período vedado pela legislação eleitoral (ainda que não seja explícito, com os dizeres "vote em mim" ou "vote no meu candidato") foi utilizada para basear a decisão. Claudia Lira (Avante), vice na chapa de Mabel, também foi condenada na ação.
Os advogados de Ronaldo Caiado classificaram a sentença como incorreta e desproporcional e sustentam que, nesse caso, um eventual crime eleitoral seria passível de, no máximo, a aplicação de uma multa.
Já a defesa de Sandro Mabel afirma ter recebido com surpresa a decisão e que não houve qualquer irregularidade na conduta apontada que, segundo eles, não passou de uma "reunião política realizada na residência do governador".
Já foi protocolado recurso ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás. A diplomação dos eleitos em Goiânia está marcada para o dia 19 e Sandro Mabel, assim como sua vice, podem ser diplomados até que saia decisão contrária no TRE. Ronaldo Caiado poderá seguir com seu mandato de governador até 2026, no entanto, havendo decisão do TRE que mantenha sua inelegibilidade, ele precisará recorrer ao TSE para não ficar inelegível até dezembro de 2032.
- INSTAGRAM INSTÁVEL: a rede social de fotos da companhia americana Meta registrou instabilidades na tarde desta quarta-feira no Brasil, mas não foi a única. Usuários do Facebook e Whatsapp, pertencentes à mesma companhia, também reclamaram sobre problemas no acesso. Sobre o ocorrido, a Meta informou em nota que estava ciente de "um problema técnico" relacionado ao uso nos aplicativos e que também estava "trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível".
- FUTEBOL: o Botafogo, atual campeão brasileiro e da Libertadores, foi eliminado da Copa Intercontinental da FIFA nesta quarta-feira pelo Pachuca após perder o jogo por 3 a 0. Todos os gols do time mexicano, que ainda ganhou a taça do Dérbi das Américas na ocasião, foram feitos no segundo tempo. A justificativa utilizada pelo baixo desempenho dos comandados de Artur Jorge foi a sequência exaustiva de jogos disputados pelo alvinegro carioca na temporada. O Intercontinental retornou com esse nome neste ano, já que o Super Mundial de Clubes ocorrerá em junho do ano que vem e somente a cada quatro anos, e tem status de título mundial a todos os clubes que o venceram de 1960 a 2004. No ano de 2000, e de 2005 a 2023, a FIFA realizou seu formato próprio de Mundial de Clubes, similar ao Intercontinental, só que incluindo times de outros continentes além da Europa e da América do Sul.
O São Paulo Futebol Clube é o único time brasileiro campeão mundial nos dois formatos (1992, 1993 e 2005) e o Corinthians é o último time brasileiro que conseguiu ser campeão mundial em 2012. O Botafogo representará o Brasil no Super Mundial de 2025, juntamente com Palmeiras, Flamengo e Fluminense (campeões da Libertadores de 2021, 2022 e 2023).