Leia também: Buíque- TCE julgará Prestação de Contas de Governo de 2022 nesta quinta-feira
AVISO: o conteúdo a seguir foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e publicado por este site com autorização.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) promove, ao longo do mês de outubro, a campanha “Criança é Cheia de Direito” em parceria com diversas entidades ligadas à defesa da infância e adolescência. A iniciativa começa nesta quinta-feira (17/10), às 14 horas, no auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe, com o lançamento do livro infantil ‘Cheia de direito’, terceira obra do selo ‘Alepinha Literária’. A obra aborda o trabalho infantil sob a ótica de uma criança que é impedida de brincar nos horários livres.
Criado em 2023, a coleção já lançou os livros ‘Quem Mora no Palácio Azul’ e ‘Os donos do Parquinho’, ambos de autoria da jornalista Carly Falcão com ilustração da designer Laura Morgado. As obras integram o Sistema de Bibliotecas Públicas de Pernambuco e foram distribuídas nas unidades de todo o Estado.
Foto: Giovanni Costa/ Alepe |
"Toda criança já nasce cidadã, com todos os direitos garantidos. E o quanto antes meninas e meninos aprenderem isso, melhor. O novo livro da coleção ‘Alepinha Literária’ traz noções sobre alguns dos direitos básicos das crianças sobre seus corpos e suas vidas. Esse selo literário nos surpreende a cada volume, sempre com pautas necessárias”, comentou a coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Primeira Infância, deputada Simone Santana.
O colegiado esteve à frente da produção da segunda edição estudo sobre a situação dos direitos da primeira infância de Pernambuco. O documento se debruça sobre indicadores socioeconômicos, de educação, saúde, proteção e acesso ao brincar das crianças em cada município pernambucano. A publicação está disponível no site da Alepe.
Espaços públicos e digital
A campanha “Criança é Cheia de Direito” inclui cartazes, adesivos e folders a serem divulgados em espaços públicos e de grande circulação com o objetivo de explicar sobre os direitos fundamentais da criança e do adolescente, informar os canais de denúncias e destacar a importância dos direitos fundamentais para uma infância plena e saudável.
A iniciativa também contará com uma série de postagens nas redes sociais, em colaboração com entidades parceiras da campanha, reforçando a mensagem de atenção e proteção à infância.
Participarão do lançamento da campanha, nesta quinta, representantes de entidades parceiras da Alepe na iniciativa e funcionários da Casa. Entre as instituições parceiras estão o Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE), Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), Defensoria Pública do Estado de Pernambuco (DPPE), Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Pernambuco (Efetive), Movimento Pró-Criança e Projeto Cata-vento.
Serviço
Lançamento da campanha e do livro infantil ‘Cheia de Direito’
Data: 17/10 (quinta-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório Sérgio Guerra (Rua da União, 439 - Boa Vista, Edifício Miguel Arraes)
Como adquirir um exemplar: https://www.instagram.com/p/DA6nZnty_Q-/