Leia também: Eleições 2024- Túlio Monteiro é eleito Prefeito de Buíque
O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso Especial, um resumo das eleições municipais naquelas cidades vizinhas a Buíque, no agreste pernambucano. Já trouxemos um apanhado do resultado confirmado pelo TSE neste município: só clicar na matéria em destaque acima.
- EM ARCOVERDE: os eleitores do município do Sertão do estado decidiram por eleger o candidato Zeca Cavalcanti (Podemos).
José Cavalcanti Alves Junior tem 58 anos. Médico de formação, foi eleito prefeito de Arcoverde pela primeira vez em 2004, se reelegendo em 2008 e deixando a Prefeitura com um índice de aprovação alto para a época. Em 2012, conseguiu fazer com que Madalena Brito, que era sua vice-prefeita, vencesse a eleição municipal, sucedendo-o. Em 2014, graças à sua popularidade na gestão municipal, foi eleito deputado federal, mas não foi reeleito em 2018. Em 2023, substituiu Daniel Coelho na Câmara por 30 dias.
Na eleição municipal deste ano, Zeca concorreu com Madalena (PSB) e João do Skate (DC). Tendo como seu vice o atual Presidente da Câmara de Vereadores, Siqueirinha (Republicanos), Zeca obteve 59,17% dos votos válidos; enquanto Madalena ficou com 39,75% e João do Skate teve 1,08%. Dos mais de 41,6 mil votos contabilizados em Arcoverde, 1.658 (ou 3,98% deste total) foram nulos e 958 (ou 2,3% deste total) foram em branco.
Os dez vereadores eleitos no Portal do Sertão foram (já levando em conta o quociente partidário e na seguinte ordem): Wellington Siqueira (Podemos, pai de Siqueirinha e o mais votado), Rodrigo Roa (Podemos, reeleito), Luciano Pacheco (MDB, reeleito), Paulinho Galindo (PP), João Taxista (PSB, reeleito), Heriberto do Sacolão (Podemos, que havia assumido no ano passado a vaga deixada por Zirleide Monteiro após sua renúncia), Claudelino (PSB), João Marcos (PDT, reeleito), Luiza Margarida (PSB, reeleita) e Célia Galindo (Podemos, reeleita).
-EM TUPANATINGA: o Professor Ronaldo (PP) venceu a disputa no município do agreste com 42,01% dos votos e assumirá a prefeitura no ano que vem. Por não ter mais de 200 mil eleitores, mesmo não obtendo os 50% dos votos mais um, elege-se em Tupanatinga aquele que obtiver maioria simples de votos. Valmir Roque (PSD) obteve 35,45% dos votos; Dr. Diego (PT) conseguiu 22,33% e Edileuzo do Laranjo (Psol) ainda recebeu 0,21%. Dos mais de 13 mil votos contabilizados em Tupanatinga, 460 (ou 3,31% desse total) foram nulos e 115 (ou 0,83% desse total) foram em branco.
José Ronaldo da Silva tem 37 anos, é professor de Ensino Fundamental e era apoiado pelo atual prefeito Silvio Roque. Seu vice será Reginaldo Rodrigues, ou Régis da Saúde (Republicanos).
Os onze vereadores eleitos em Tupanatinga foram (já levando em conta o quociente partidário e na seguinte ordem): Dadá de Áureo (PP, pai de José Áureo Avelino ou Áureo de Dadá: vereador que exercia seu mandato quando faleceu em junho deste ano. Dadá foi o vereador mais votado), Helton Cabeleireiro (PSD, reeleito), Rayane das Ovelhas (Republicanos, reeleita), Neném da Baixa Grande (PSD, reeleito), Costa (PSD, reeleito), Artur Flôr Júnior (PSD, reeleito), Gilsa (PT, reeleita), Luciano da Canela (PT, reeleito), Elias do Cafundó (Republicanos), João Neto do Olho D'Água (PT) e Bita da Saúde (PP).
- EM ITAÍBA: o candidato Pedro Pilota (Republicanos) será o substituto da atual prefeita Regina da Saúde, que o apoiou na disputa eleitoral do município do agreste. Pedro venceu a eleição com 50,66% dos votos válidos. Rogéria Martins (PP) obteve 45,34% dos votos e Valdo do Pipa (PT), atual vice-prefeito itaibense, conseguiu somente 4%. Dos mais de 17 mil votos contabilizados em Itaíba, 541 (ou 3,18% desse total) foram nulos e 105 (ou 0,62% desse total) foram em branco.
Pedro Teotônio da Silva Neto tem 38 anos, é enfermeiro de formação e trabalhou como Secretário Municipal de Saúde na gestão de Regina. Seu vice será Eliandro Natanael Ramos, ou Leandro da Saúde (MDB).
Os treze vereadores eleitos em Itaíba foram (já levando em conta o quociente partidário e na seguinte ordem): Renato (Republicanos, o mais votado), Osvaldo do Jiral (PP), Lula do Doce (Republicanos, reeleito), Marcelo Pilota (MDB, reeleito), Essio Tenório (Republicanos, reeleito), Maciel de Gerson (Republicanos), Jacy do Hospital (Republicanos), Jessé Tenório (PP, reeleito), Naldinho de Louro (PP), Netinho do Sindicato (PRD), Didias Martins (Federação PSDB-Cidadania, reeleito), Elton Delgado (MDB) e Manoel de Louro (Federação PSDB-Cidadania).
- NA PEDRA: o candidato Júnior Vaz (PV) se sagrou vencedor da eleição com 65,32% dos votos válidos e seguirá no comando do município do agreste por mais quatro anos. Francisco Braz (Avante) teve 34,21% dos votos e Sebastião de Quino (Agir) conseguiu 0,47% dos votos. Dos mais de 15,7 mil votos contabilizados na Pedra, 823 (ou 5,24% desse total) foram nulos e 264 (ou 1,68% desse total) foram em branco.
Gilberto Júnior Wanderley Vaz tem 57 anos e já trabalhou como serventuário de justiça. Foi eleito vereador da Pedra em 2012 e 2016, antes de concorrer a Prefeito pela primeira vez em 2020. Seu vice continua sendo Jocivan Neto Cavalcanti, ou Tinan (PSD).
Os onze vereadores eleitos na Pedra foram (já levando em conta o quociente partidário e na seguinte ordem): Joinha (PSD, o mais votado), Benevides (PSD, reeleito), Mecinho (PSD, reeleito), Beto (PSD, reeleito), Riva de Jota (PSD), Gó do Alegre (PSD, reeleito), Reginaldo de São Pedro (PV, reeleito), Wilson do Poço do Boi (PT, reeleito), Leandro Oliveira (PSB, reeleito), Cleyde Braz (PSB, reeleita) e Osório Filho (PSB).