PERNAMBUCO: MORRE, AOS 63 ANOS, O DEPUTADO ESTADUAL JOSÉ PATRIOTA

 

Político que cumpria seu primeiro mandato como deputado estadual estava tratando um câncer e faleceu na manhã desta terça-feira. Assembleia Legislativa de Pernambuco decretou cinco dias de luto. Patriota também se destacou em sua carreira como prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco. Imagem é da sua última aparição no Plenário da Alepe, no fim do mês passado (Foto: Nando Chiappetta/ Alepe)

Leia também: Exclusivo- Ação de Investigação contra candidato a Prefeito de Buíque avança na Justiça Eleitoral


O deputado estadual José Patriota faleceu na manhã desta terça-feira (17 de setembro) no Recife. Ele tinha 63 anos e estava em tratamento de um câncer no fígado.

Conhecido pela defesa da pauta municipalista, Patriota exercia seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foi filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), que emitiu a seguinte Nota de Pesar em nome de seu Presidente Nacional, Carlos Siqueira:

"O Partido Socialista Brasileiro (PSB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do deputado estadual José Patriota (PSB-PE) na manhã desta terça-feira (17), na cidade do Recife, em Pernambuco. Patriota tinha 63 anos e tratava um câncer no fígado desde 2018. Ele deixou a esposa Madalena, quatro filhos e duas netas, a quem transmitimos nossas condolências e solidariedade. Filiado desde os tempos do ex-presidente do PSB, Miguel Arraes, Patriota dedicou mais de 40 anos à militância política e à gestão pública. Defendia com vigor as questões dos trabalhadores, dos produtores rurais e os interesses do povo pernambucano. Foi presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por dez anos e exerceu mandatos de vereador, vice-prefeito e prefeito do município de Afogados da Ingazeira (PE) por dois mandatos. No governo Eduardo Campos (PSB) em Pernambuco, Patriota assumiu a Secretaria de Articulação Regional, realizando projetos estruturadores para as regiões pernambucanas. Estava em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), após ser eleito em 2022".

A Alepe decretou cinco dias de luto e a suspensão de todas as atividades legislativas programadas em decorrência do falecimento do parlamentar. O deputado Álvaro Porto, Presidente da Alepe, emitiu a seguinte Nota de Pesar:
"É com imenso pesar que recebemos a notícia da morte do deputado, grande líder sertanejo e amigo José Patriota. Sua partida representa uma enorme perda para a Assembleia, para o Sertão do Pajeú, para Pernambuco e para a política. Patriota construiu uma trajetória brilhante, sendo vereador, vice-prefeito e prefeito de Afogados da Ingazeira, secretário de estado e, por seis vezes, presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Por onde passou, fez da gentileza e do diálogo sua filosofia de trabalho, sempre defendendo a causa municipalista e o povo do sertão. E não foi diferente na Alepe, onde, com sua vasta experiência de homem público, deu uma enorme contribuição para debates e construção de entendimentos. Exímio negociador, de fácil relacionamento, era querido e admirado por quem convivia com ele. Patriota sai cena deixando um legado de trabalho, de  comprometimento com suas convicções e também de luta, resiliência e esperança. A Alepe se despede de Patriota com tristeza e gratidão. Nossos sentimentos aos familiares, amigos, ao povo de Afogados da Ingazeira e de todo o Pajeú! Que Deus conforte a todos nós nesta hora de dor e saudade".

José Coimbra Patriota Filho nasceu em 09 de outubro de 1960 em Tabira, no Sertão pernambucano, porém sua trajetória política começou em Afogados da Ingazeira, onde se elegeu prefeito por duas vezes e também foi vereador e vice-prefeito. Também foi secretário estadual de Articulação Regional no mandato de Eduardo Campos, além de Presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) por uma década. Desde julho deste ano, ele era o Presidente de Honra da entidade, que também se manifestou em pesar por seu falecimento:
"AMUPE lamenta profundamente o falecimento de José Patriota, presidente de Honra da associação, ex-prefeito de Afogados da Ingazeira e deputado estadual. Patriota foi um defensor incansável do municipalismo, deixando um legado marcante com diversas conquistas. Agradecemos por sua dedicação à vida pública e ao fortalecimento dos municípios pernambucanos".

O corpo de José Patriota foi velado na manhã desta terça-feira na sede do Poder Legislativo pernambucano. Diversas autoridades, dentre elas a governadora Raquel Lyra, compareceram ao local. Em seguida, seu corpo foi levado para Afogados da Ingazeira, onde ocorre outro velório no Centro Desportivo Municipal. O sepultamento está marcado para amanhã, às 4 da tarde, no Cemitério Parque da Saudade, também em Afogados.
William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem