O Podcast Cafezinho com William Lourenço, representado pelos jornalistas William Lourenço e João Gabriel Silva, informa por meio deste Comunicado Oficial a seus leitores, seguidores e ouvintes que a realização de suas sabatinas com candidatos a Prefeito de Buíque, no agreste de Pernambuco, está mantida e em tratativas muito avançadas para sua realização que, pelo que nossas Regras Gerais estipulam, deverão ocorrer entre 16 de setembro e 03 de outubro.
Os convites oficiais foram feitos aos candidatos Jobson Camelo (Republicanos) e Túlio Monteiro (MDB) em comunicado publicado no último dia 16 de agosto; e reforçados em e-mails enviados às assessorias jurídicas dos respectivos candidatos. O candidato Jobson Camelo já se colocou à disposição e concordou com o formato e nossas Regras Gerais. Aguardamos ainda uma manifestação do atual vice-prefeito buiquense, que deverá nos dizer se aceita ou não participar até a próxima sexta-feira, 13 de setembro. Nenhum candidato é obrigado a participar das nossas sabatinas, contudo, sua recusa ou o fato de ignorar nossas solicitações de resposta será entendido como uma negativa e este ficará excluído.
Ainda visando realizar as sabatinas de acordo com o que a legislação eleitoral prevê, o jornalista William Lourenço, criador e administrador do Podcast Cafezinho, recebeu em mãos da Promotora de Justiça de Buíque, Joana Lopes Turton, a recomendação emitida pelo Ministério Público de Pernambuco sobre as condutas vedadas e permitidas durante o período de campanha eleitoral (você pode clicar aqui e conferir a íntegra desta recomendação). Ela também será levada em consideração para aperfeiçoar nossas Regras Gerais e promover as nossas sabatinas com o máximo de lisura, legalidade e proporcionalidade para que ambos os candidatos apresentem ao público suas propostas de governo e visões de município.
Sobre o formato, vale repetir que as sabatinas se diferem dos debates por serem, resumidamente, entrevistas com cada candidato em que há tempo e temas definidos previamente. O Podcast Cafezinho com William Lourenço não realizará nem participará da realização de qualquer debate devido às diversas complicações logísticas, comerciais e jurídicas que ele demanda.
As entrevistas terão duração média de 1 hora e 3 minutos (63 minutos), sendo:
- o primeiro minuto e meio exclusivamente dedicado para o candidato fazer uma apresentação inicial a seu público;
- 1 hora (60 minutos) dedicada às perguntas e respostas, com cinco temas escolhidos em sorteio prévio (baseados em seu plano de governo) e um tema livre (a critério do entrevistador, baseado também no plano de governo do candidato);
- e o último minuto e meio exclusivamente para que o candidato faça suas considerações finais e peça votos a seu eleitorado.
Não serão admitidos quaisquer comentários que configurem calúnia, difamação ou injúria a qualquer candidato a cargo eletivo, aos administradores do Podcast Cafezinho ou à Justiça Eleitoral.
As entrevistas serão gravadas em locação a ser definida e comunicada previamente àqueles que concordarem participar; e transmitidas inicialmente em nosso canal oficial no YouTube no sábado mais próximo da data de gravação (exceto na semana de 03 de outubro, que é o dia limite para que possamos realizar as sabatinas). Cada candidato precisará assinar antes um Termo de Autorização de Uso de Imagem e Voz em três vias (sendo uma para o candidato, uma para o representante do Podcast Cafezinho e uma que ficará à disposição da Justiça Eleitoral em caso de eventual contestação) e poderá levar consigo à locação quatro pessoas no máximo, sendo elas:
- um representante de sua assessoria jurídica;
- um representante de sua assessoria de imprensa;
- e dois convidados pessoais do candidato.
Ficará permitido ao assessor de imprensa tirar fotos e vídeos curtos dos bastidores para divulgação nas redes sociais do candidato, sendo vedada a transmissão ao vivo do conteúdo da entrevista. O candidato entrevistado poderá utilizar trechos da entrevista concedida ao Podcast Cafezinho em suas redes sociais e até em peças de propaganda eleitoral, desde que credite este veículo de imprensa como detentor do conteúdo e que comunique os administradores deste veículo com antecedência mínima de 24 horas.
Os pedidos de direitos de resposta previstos em lei só serão concedidos àqueles que se sentirem ofendidos por algum candidato a Prefeito em casos claros onde suas falas tenham sido proferidas exclusivamente para atingir sua honra, imagem ou moral; desde que fundamentados e protocolados dentro dos prazos estipulados pela legislação vigente. Opiniões pessoais dos candidatos sobre ações públicas e restritas às funções exercidas anteriormente por estas pessoas ficam excluídas destes pedidos, a menos que estejam inseridas nelas informações sabidamente inverídicas e devidamente comprovadas por quem venha a se sentir ofendido. O Podcast Cafezinho com William Lourenço não se responsabiliza pelo que cada candidato venha a dizer em suas sabatinas, embora já os alerte em suas Regras Gerais sobre as condutas que vedamos, e pode também se recusar a atender qualquer pedido de direito de resposta que não esteja de acordo com o previsto na legislação vigente.
Este Comunicado Oficial ficará disponível ao público e será enviado às assessorias dos candidatos a Prefeito de Buíque para o devido conhecimento, juntamente com a íntegra do documento com as Regras Gerais. Outros veículos de imprensa que quiserem participar conosco por meio do previsto pool deverão entrar em contato até a próxima sexta-feira, 13 de setembro, para que analisem nossas Regras Gerais e, concordando com elas, possam nos auxiliar na produção das sabatinas encabeçadas pelo Podcast Cafezinho.