Leia também: Exclusivo- Segunda Turma do STJ nega recurso de Jonas Camelo em caso dos acórdãos do TCU
NOTA AOS LEITORES: a matéria passou por algumas atualizações nesta quinta-feira, como a alteração no título da matéria, a modificação no total de candidatos a Vereador que protocolaram pedidos de registro de candidatura e a adesão dos dados fornecidos pelo Diretório Municipal do Progressistas em Buíque ao DivulgaCandContas
Termina amanhã, dia 15, o prazo para que todos os partidos políticos façam os pedidos de registro de candidatura à Justiça Eleitoral de seus candidatos e candidatas a Prefeito, Vice-Prefeito e Vereador para as eleições municipais deste ano, marcadas para 06 de outubro. Estes precisaram ser, primeiro, definidos nas convenções partidárias que ocorreram entre 20 de julho e 05 de agosto.
Segundo o portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas) do Tribunal Superior Eleitoral, no momento em que esta matéria estava sendo produzida, mais de 12.900 candidatos Prefeito, pouco mais de 13 mil a Vice-Prefeito e mais de 315 mil candidatos a Vereador em todo o Brasil já constavam com seus nomes concorrendo no portal. Por lá, também é possível acessar as atas das convenções partidárias realizadas em cada município. As atualizações nos dados disponibilizados para consulta no portal ocorrem a cada 30 minutos.
Em Buíque, no agreste de Pernambuco, Jobson Camelo (Republicanos) e Túlio Monteiro (MDB), que concorrem ao cargo de Prefeito, já fizeram seus pedidos de registro de candidatura: assim como os vices de suas chapas, Felinho da Serrinha (Progressistas) e Miriam Briano (Federação PSDB-Cidadania).
Dos 83 candidatos a Vereador previstos (levando em conta todos os nomes de candidatos e candidatas a Vereador que haviam sido definidos nas atas das convenções partidárias), 72 já protocolaram seus pedidos de registro de candidatura à Justiça Eleitoral, sendo:
- 16 candidatos da Federação PSDB-Cidadania;
- 15 candidatos do MDB;
- 13 candidatos do Republicanos;
- 11 candidatos do PL;
- 9 candidatos do Progressistas;
- e 8 candidatos do PSB.
O União Brasil e o PSD, que compõem a coligação Com o Trabalho Buíque Segue Avançando junto com o MDB (partido ao qual Túlio Monteiro está filiado) e a Federação PSDB-Cidadania (à qual Miriam Briano está filiada), são os únicos partidos que já declararam que não lançariam nenhum candidato a Vereador em Buíque.
O MDB previa o lançamento de 16 candidaturas a Vereador, conforme publicado na ata de sua convenção realizada em 04 de agosto. O nome de Robervaldo Venâncio da Silva, ou Berinho da Lotação, ainda não consta no DivulgaCandContas como candidato.
O Republicanos previa o lançamento de 15 candidaturas a Vereador, conforme publicado na ata de sua convenção realizada em 27 de julho. Os nomes de José Jackson Ramos Gomes, ou Jackson de Miúda, e de Fernanda Camelo dos Santos não constam no DivulgaCandContas como candidatos.
O PL previa o lançamento de 15 candidaturas a Vereador, conforme publicado na ata de sua convenção realizada em 27 de julho. Já foi divulgado que Willians Avelino da Silva, conhecido como Nego do Tanque, e José Maria da Silva, conhecido como Irmão Zé Maria, desistiram de prosseguir com suas candidaturas para aderirem ao grupo de Túlio Monteiro e apoiar um dos candidatos a Vereador dele: Wilson Santana (MDB). Os nomes de Edivaniz Carla da Silva Ferreira, conhecida como Nega de Genildo, e José Ivan Moreira Avelino, conhecido como Zé Ivan de Dema de Napo, não constam no DivulgaCandContas como candidatos.
O Progressistas previa o lançamento de 13 candidaturas a Vereador, conforme publicado na ata de sua convenção realizada em 27 de julho. Clodoaldo Bezerra da Silva, conhecido como Clodoaldo da Rebeira, e Walmir Bezerra Cavalcanti, conhecido como Walmir da Serra do Catimbau, também anunciaram as desistências de suas candidaturas e o apoio a Wilson Santana (MDB). Só que o registro de Walmir foi feito mesmo assim pelo partido, deixando de fora apenas quatro nomes de candidatos que constavam em ata.
O PSB, com 8 candidatos a Vereador informados em ata de convenção, e a Federação PSDB-Cidadania, com 16 candidatos a Vereador informados em ata de convenção, foram os únicos partidos a não ter, até o presente momento, nenhum desfalque ao fazer seus pedidos de registro de candidatura à Justiça Eleitoral.
Mesmo com estas baixas, a coligação União pela Mudança (formada pelo Republicanos, PL, PSB e Progressistas) ainda é a que tem mais candidatos a Vereador que já fizeram seus pedidos de registro de candidatura: 41, ao todo.
Todos estes disputarão uma das 15 cadeiras da Câmara de Vereadores. O salário de um vereador em Buíque é, atualmente, de R$ 10.100,00 (dez mil e cem reais). Quem for Presidente da Câmara a partir do ano que vem, ganhará este valor mensal mais um adicional de R$ 2.020,00 (dois mil e vinte reais). Há a expectativa de que, ainda neste ano, os vereadores aumentem estes vencimentos. Com exceção de Felinho da Serrinha, que virou vice na chapa majoritária de Jobson; Neném Barão, que optou por não concorrer devido a questões de saúde; e Creusa Couto, impedida de concorrer por suas contas eleitorais terem sido julgadas como não prestadas (impedimento que durará até 31 de dezembro), todos os outros atuais vereadores buscarão a reeleição.
Passado o prazo para o pedido dos registros de candidatura, inicia-se o período de propaganda eleitoral por parte dos candidatos já nesta sexta-feira (16 de agosto).
Os pedidos de registro de candidatura deverão ser julgados pelas instâncias competentes até o dia 16 de setembro: seja pelo seu deferimento ou não.