ELEIÇÕES 2024: CONVENÇÃO OFICIALIZA TÚLIO MONTEIRO COMO CANDIDATO A PREFEITO DE BUÍQUE

 

O atual vice-prefeito do município do agreste pernambucano terá como vice em sua chapa Miriam Briano, que já foi vice-prefeita três vezes e candidata a Prefeita em 2020. Evento ocorreu neste domingo na ETE Jornalista Cyl Galindo e também contou com a presença do atual prefeito Arquimedes Valença, que deixará o cargo em 31 de dezembro (Foto: Adauto Nilo/ Portal GiroSocialB)


Leia também: Editorial- Nos incluam fora dessa e Comunicado Oficial- Alterações importantes no site


Foram oficializados, em convenção realizada neste domingo, os nomes de Túlio Monteiro e Miriam Briano como candidatos a Prefeito e a Vice-Prefeita, respetivamente, no município de Buíque, agreste pernambucano. A coligação é formada pelo MDB (partido ao qual Túlio está filiado), Federação PSDB-Cidadania (à qual Miriam está filiada), PSD e União Brasil. O evento ocorreu na ETE Jornalista Cyl Galindo.

Além do anúncio dos nomes da chapa majoritária, também foram oficializados os nomes dos candidatos a vereador que sairão por estes partidos no pleito com data marcada para 06 de outubro.

Dentre os presentes, estava o atual prefeito de Buíque: Arquimedes Valença, que se despedirá do cargo em 31 de dezembro após 42 anos transitando na vida pública entre um mandato de vice-prefeito e cinco mandatos como prefeito (sendo quatro deles somente neste século). Em um vídeo divulgado na convenção, Arquimedes buscou mostrar parte de seus feitos como Prefeito, avisando ao final que caberia aos candidatos ao qual declarou apoio "prosseguir com o trabalho".

Com a convenção deste domingo, a disputa pela Prefeitura de Buíque ficará entre os mesmos grupos políticos que rivalizam e alternam o poder há 24 anos: os "jacarés", liderados por Túlio e Miriam; e os "camelos", desta vez liderados por Jobson Camelo e Felinho da Serrinha (que oficializaram suas candidaturas em convenção realizada no último dia 27 de julho). Agora, caberá a todos eles enviarem a documentação necessária para seus registros de candidatura até o dia 15.


SOBRE OS CANDIDATOS

Túlio Henrique Araújo Cavalcanti, ou Túlio Monteiro, tem 32 anos. É filho do empresário Fernando Agente, apoiador de longa data dos mandatos de Arquimedes Valença. Também é sobrinho de Zirleide Monteiro, vereadora que renunciou ao mandato em Arcoverde no ano passado após uma fala considerada preconceituosa contra um portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante discurso em Plenário. Entrou na política em 2020, já de cara como candidato a vice-prefeito na chapa de Arquimedes, que se sagrou vencedora.

É casado com Thácia Valeriano, atual Secretária Municipal de Meio Ambiente, com quem tem uma filha.

Em maio do ano passado, seu nome esteve envolvido em uma polêmica junto ao ICMBio, órgão federal que administra o Parque Nacional do Catimbau: é que ele e alguns vereadores da sua base haviam postado nas redes sociais diversos vídeos da perfuração de um poço dentro do território do parque. Perfuração esta que não teve qualquer autorização do órgão, resultando em uma multa de R$ 10 mil à Prefeitura e o embargo do poço por quase cinco meses.

Atualmente, Túlio responde a três representações na Justiça Eleitoral por suposta propaganda eleitoral antecipada: em duas delas, ele já foi multado. As multas já somam R$ 17,5 mil. Já há recurso em análise, de uma dessas representações, no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.


Miriam Briano Alves tem 67 anos. Foi vereadora de Buíque por três vezes e vice-prefeita por outras três vezes, sendo a única  a ocupar tais cargos em mandatos de Arquimedes Valença e de seu adversário político, Jonas Camelo Neto.

Foi também três vezes candidata a Prefeita, tendo em 2020 um impressionante número de votos e impedindo que seus ex-aliados pudessem ter uma votação mais ampla. Nessa eleição, inclusive, ela se mostrou bastante crítica tanto às gestões de Arquimedes quanto Jonas, que teve sua candidatura impugnada e se tornou inelegível; e buscou se apresentar como a candidata mais experiente e diferenciada.

O retorno para o grupo de Arquimedes e Túlio em março deste ano jogou um balde de água fria naqueles seus eleitores que esperavam maior protagonismo dela nesta eleição.


Recomendação de leitura: Opinião- O "número dois" da chapa

William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem