Leia também: Opinião- Haja eleição... Vai se criando um clima terrível e Cafezinho Expresso- As notícias mais importantes deste 30 de julho
ESCLARECIMENTO AOS LEITORES: ao contrário das nossas Colunas de Opinião, o Editorial é uma publicação que representa, de forma conjunta, a opinião dos dois administradores do Podcast Cafezinho e, portanto, deste veículo sobre determinado assunto, sem deixar de lado todos os fatos a serem considerados.
Se você costuma acompanhar os demais portais e páginas de veículos de imprensa daqui de Buíque e vê muitas publicações falando sobre o que pré-candidato tal tomou no café da manhã, mas vê que no site do Podcast Cafezinho não tem isso: vamos deixar claro, enquanto administradores, que aqui esse tipo de coisa jamais vai aparecer.
Se você costuma acompanhar os demais portais e páginas de veículos de imprensa daqui de Buíque e vê muitas publicações inclinadas a uma cor, mas vê que no site do Podcast Cafezinho não tem isso: não, para sua tristeza, não estamos com a outra cor. Inclusive, temos ressalvas com quem faz parte do lado de lá também.
Quando resolvemos colocar esta engenhoca para funcionar há quase 5 anos, uma das coisas que colocamos como regra a ser cumprida à risca por nós foi o de se manter o mais próximo do isento. Afinal, já tinha gente demais fazendo esse papel de puxa-saco com microfone e a gente quis dar uma de "diferentão".
Nossa instrução e curiosidade nos permitiu ver que existiam muitas informações relevantes de dentro de Buíque que, ainda que estivessem públicas há muito tempo, eram meio que abafadas por estes, vamos dizer aqui, "assessores de imprensa informais" daqueles que tinham algum cargo eletivo. Dali veio o fio condutor do nosso pensamento editorial para o Podcast Cafezinho: trazer, além de certos fatos que poucos tinham acesso, os meios para o próprio leitor ir pesquisar e confirmar o que havia sido por aqui publicado.
Nossa busca em fazer o diferente daquilo que vinha sendo porcamente apresentado nos permitiu ter um pouco de respeito perante aqueles que leem nossas matérias, nos seguem nas redes sociais e até aos que nos ouvem nas plataformas de streaming de áudio. Isso também nos faz ter muito zelo e responsabilidade com o que é escrito aqui, pois buscamos nos certificar de todos os meios possíveis de que, quando publicado, será algo certo e incontestável. E isso, ainda que de forma indireta, jogou pressão nos outros para que passassem a fazer o mesmo: outra coisa que a gente fica feliz por ter ocorrido, não vamos negar. Chega de tabelar isso por baixo!
A isenção que levamos muito a sério nos faz tomar posturas que, pra muitos, podem ser consideradas como patadas ou até ofensivas, mas não ligamos: se outros fazem diferente de nós, nós não faremos igual a eles. Nessa eleição municipal, a segunda da qual participaremos como veículo de imprensa e a primeira com mais destaque, já recusamos fazer matérias pagas ou qualquer divulgação promocional por pré-candidatos por conflitar com nossos princípios editoriais. Os outros fazem sem problemas e aí vai de cada um, mas nós não quisemos nem faremos.
Já temos o documento pronto com as Regras Gerais que irão disciplinar as sabatinas que pretendemos fazer com os prováveis dois candidatos a Prefeito de Buíque. Ambos serão convidados e poderão participar, se quiserem. Só não foi apresentado ainda a eles, nem foi feito nenhum convite oficial até o momento, por causa das implicações legais que buscamos cumprir ao máximo. Inclusive, ainda estamos à procura de um advogado para nos prestar esse serviço de assessoria jurídica: interessados no município que não estejam vinculados a nenhum candidato ou partido político podem entrar em contato conosco.
O famigerado debate, como vemos algumas pessoas pedindo, dificilmente acontecerá pelos seguintes motivos: a rigidez da Lei Eleitoral para sua realização, a indisposição de quem pretende concorrer em realizá-la, todos os aspectos logísticos e comerciais para que tal evento ocorra, a comunicação à Justiça Eleitoral e com os assessores dos candidatos e o clima de animosidade e raiva que os membros de ambas as bases buscam impor em torno disso. As sabatinas, levando em conta todos estes aspectos, são muito mais plausíveis e possíveis de ocorrer (quem sabe, até, com os candidatos a Vice-prefeito também) e o Podcast Cafezinho trabalhará unicamente neste sentido.
Todas essas ações são para que nosso trabalho continue sendo visto (pelo público e por nós mesmos) como imparcial, isento e minimamente decente: sem qualquer preferência política ou eleitoreira. A quem, mesmo assim, ainda tentar nos puxar de forma rasteira, porca e babaca a qualquer um dos animais que se apresentam como candidatos (referimo-nos aqui dos animais aos símbolos adotados pelos políticos), faça um favor: nos incluam fora dessa. Nenhum deles é 100% confiável a esse ponto e nós sabemos disso. Culpa da bendita isenção que aplicamos há quase cinco anos (e que não estamos pensando em deixar de aplicar aqui tão cedo)...
Assinado por William Lourenço e João Gabriel Silva
Jornalistas registrados sob os números 0007279/PE e 0007293/PE
Criadores e administradores do Podcast Cafezinho com William Lourenço