CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 1º DE AGOSTO

 

Destaques desta edição são: o comunicado da Alepe sobre suas sessões plenárias nesse período eleitoral e a queda de braço entre alguns agentes comunitários de saúde e os diretores do sindicato que representa a categoria em Buíque, por causa de uma sabatina anunciada com Jobson Camelo

Leia também: Editorial- Nos incluam fora dessa e Opinião- Haja eleição... Vai se criando um clima terrível


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta quinta-feira, 1º de agosto de 2024.


- EM BUÍQUE: o convite feito por parte dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e de endemias (ACEs) do município do agreste, para uma sabatina com o pré-candidato a Prefeito Jobson Camelo, causou um tremendo mal-estar destes profissionais com a diretoria do Sindras- Sindicato Regional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Médio Agreste e Sertão do Estado de Pernambuco, nesta quarta-feira.

Em conversa com um dos administradores do Podcast Cafezinho ainda na quarta, alguns dirigentes do sindicato disseram que não haviam sido consultados pela parte que topou conversar com o político e que as pessoas que falaram com Jobson não haviam se manifestado sequer sobre em que data a tal sabatina ocorreria.

Já nesta quinta-feira, nos foi enviada a seguinte nota por parte da Subsede Buíque do Sindras:

"O Sindras, através de sua subsede em Buíque, informa que não recebeu nenhum convite para participar de reuniões políticas.

Gostaríamos de esclarecer que, em reunião com os diretores, decidimos lançar pré-candidatos a Vereador em diversas cidades, acompanhado por este sindicato.

Em Buíque, estamos apoiando como pré-candidato a Vereador o senhor Jurandir Cassiano de Araújo, juntamente com os pré-candidatos a Prefeito e Vice-prefeita, senhor Túlio Monteiro e senhora Miriam Briano".

Jurandir é o atual Diretor de Assuntos Profissionais do sindicato.

O pré-candidato a Prefeito de Buíque, Jobson Camelo, esclareceu em suas redes sociais que quem o procurou para a sabatina foram os ACSs independentes, que não quiseram aparecer por medo de perseguição. Segundo ele, a procura por parte destes agentes foi para tentar entender seu pensamento em relação à categoria e que cada um pode, de forma avulsa, procurar o candidato que quiser, independente de sindicato.


- NA ALEPE: os deputados estaduais voltam aos trabalhos nesta quinta, após o recesso parlamentar do meio do ano. Pelo fato de estarmos entrando em um período que antecede as eleições municipais, onde muitos deputados estaduais se licenciarão dos cargos para concorrer a algumas prefeituras e até se deslocar pelo estado para apoiar alguns candidatos, os horários das sessões plenárias foram alterados pelo presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Álvaro Porto:

"Conforme comunicado do Presidente da Alepe, em Plenário, as reuniões plenárias nesse período eleitoral serão realizadas nas terças pela tarde (14h30min) e nas quartas pelas manhã (10h), sem prejuízo dos prazos regimentais e das votações das matérias de interesse público relevante para Pernambuco", diz a nota enviada pela Assessoria de Comunicação da Alepe.


Foto: Amaro Lima/ Alepe

Alepe encerra recesso parlamentar e retoma atividades do segundo semestre


AVISO: o conteúdo a seguir foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, e publicado pelo site do Podcast Cafezinho com autorização.


A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) encerrou nesta quinta-feira (1º) o período de recesso parlamentar. A primeira reunião plenária do segundo semestre de 2024 foi marcada por destaque das ações legislativas do início deste ano e homenagem ao aniversário de dez anos da morte do escritor Ariano Suassuna.

Em pronunciamento, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, anunciou a continuidade da tramitação dos projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, no período extraordinário, e enfatizou o compromisso do Legislativo em trabalhar, nos próximos meses, para conciliar os compromissos da Alepe com as atividades eleitorais das campanhas municipais.

No balanço do primeiro semestre de atividades, Porto destacou a realização de 67 reuniões ordinárias, aprovação de 165 leis e resoluções, 1.714 indicações e 644 requerimentos, incluindo pedidos de informação. 

“São números que reforçam o dinamismo e comprometimento das comissões e do Plenário da Casa. Assim vamos seguir, legislando, fiscalizando e cobrando do Governo a devida aplicação dos recursos públicos e dos valores conseguidos pelos empréstimos aqui autorizados”, afirmou.

O presidente da Alepe informou, ainda, a intenção de ampliar os projetos sociais da Casa, a exemplo do ‘Alepe Cuida’, programa que tem como objetivo percorrer todo o Estado com ações gratuitas nas áreas de saúde, autocuidado, bem-estar social e promoção da cidadania.

Foto: Amaro Lima/ Alepe

O presidente da Alepe destacou também a manutenção do diálogo e da harmonia entre as bancadas partidárias, além da valorização da autonomia do Poder Legislativo. E, por fim, anunciou que as reuniões plenárias acontecerão, durante o período eleitoral, nas terças e quartas-feiras, “sem prejuízo dos prazos regimentais e das votações das matérias de interesse público relevante para Pernambuco”.


Homenagem

Durante o primeiro expediente da sessão desta quinta, o deputado Gilmar Júnior (PV) homenageou os 10 anos da morte do escritor Ariano Suassuna. O parlamentar enalteceu o artista e suas obras, como “O Auto da compadecida” e “A pedra do reino”, e salientou a importância de cuidar do legado do escritor. 

Foto: Amaro Lima/ Alepe

“Falar sobre Ariano, é falar sobre herança, o legado artístico que fascina, inspira e divulga a nossa terra, o povo e a cultura. O legado humano que nos ensina a sobriedade necessária para encarar o problema da vida, inclusive os sociais, sem perder a leveza”, disse.

William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem