Leia também: Cafezinho Expresso- As notícias mais importantes deste 23 de julho
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco divulgou nesta segunda-feira os dados do mais novo Relatório de Levantamento sobre os Planos Municipais pela Primeira Infância. O último havia sido divulgado em dezembro, trazendo a informação de que 54% dos municípios pernambucanos não tinham elaborado um Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI): Buíque, no agreste do estado, estava entre eles. O PMPI é um instrumento que organiza as ações, programas e iniciativas do município, devendo conter metas e indicadores, além de ser elaborado por meio de um processo democrático e participativo, com o envolvimento de órgãos da administração pública, da sociedade civil e com a escuta e a participação das crianças, que são as principais destinatárias dessa política pública. O PMPI também é aprovado por Lei, mas que tem vigência limitada no tempo, normalmente relativo a dez anos. Essa medida é uma obrigação legal por parte dos estados e municípios desde 2016.
No novo relatório, o TCE apontou um aumento de 47% no número de municípios que declararam ter elaborado um PMPI: de 83 para 122. Buíque está entre os 39 municípios adicionados a esta lista.
Para se chegar aos resultados divulgados, o TCE enviou ofícios com questionários a gestores de 101 municípios e ao administrador do Distrito de Fernando de Noronha. Apenas três municípios não enviaram resposta: Gameleira, Salgadinho e Terezinha; o que não comprometeu o levantamento, pois eles já haviam respondido aos questionários do relatório anterior.
Com isso, Pernambuco tem 66% dos seus municípios que contam com um Plano Municipal da Primeira Infância. Dos novos 39 que declararam já ter seu PMPI, ele ainda não foi implementado em 19; 11 aguardam a aprovação do Poder Legislativo municipal; o município de Tracunhaém declarou que seu PMPI já foi aprovado, mas que ainda precisa ser implementado; e oito (inclusive Buíque) aguardam a aprovação no Conselho de Direitos da Criança.
O Agreste, região onde Buíque está localizado, conta com 72 municípios: destes, 47 declararam ter um PMPI. Na região, vivem mais de 229 mil crianças de 0 a 6 anos, segundo dados da Auditoria do TCE.
Em âmbito estadual, Buíque está entre os 21 municípios pernambucanos considerados de porte Médio (com população que varia de 50.001 a 100 mil habitantes). O último Censo do IBGE indicou que Buíque tem 52.097 habitantes. Destes 21 municípios com porte Médio, 13 têm PMPI (incluindo Buíque).
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco destacou, em seu relatório, que "em articulação com parceiros e demais integrantes da sociedade, busca aprimorar sua atuação no controle externo das políticas públicas destinadas à primeira infância, com o objetivo de buscar sua máxima efetividade, contribuindo para construir uma vida mais digna e um futuro melhor para as crianças".
“É importante que as prefeituras se empenhem na elaboração dos planos municipais para garantir políticas públicas mais eficazes em relação à primeira infância, pois essa fase é decisiva na formação dessas crianças”, afirmou Diego Maciel, auditor do TCE-PE responsável pelo levantamento.
Tags:
Informação