CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 30 DE JULHO

 

Destaques desta edição são: inquérito do Ministério Público envolvendo concurso público realizado em Tupanatinga e as mais recentes atualizações sobre as Eleições Municipais

Leia também: Opinião- O "Maduro" conceito de ditador e Opinião- Reflexões de um desiludido (Texto ficcional)


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz, em seu Cafezinho Expresso, as notícias mais importantes desta terça-feira, 30 de julho de 2024.


- EM TUPANATINGA: o concurso público realizado no ano passado no município do agreste virou alvo de um inquérito civil aberto pelo Ministério Público de Pernambuco. A portaria foi publicada na edição desta sexta-feira do Diário Oficial Eletrônico do órgão.

O inquérito apura a possibilidade de compra de certificados de pós-graduação, a fim de apresentação para prova de títulos do concurso público realizado em Tupanatinga (Edital nº001/2023, publicado em 14 de fevereiro de 2023). Chamou a atenção o fato da maioria destes certificados terem sido emitidos por uma mesma instituição: a Faculdade Facuminas de Pós-Graduação, com sede em Coronel Fabriciano, Minas Gerais.

A Promotoria de Justiça de Buíque (que atende a região) determinou o envio de um ofício à instituição educacional para que, em até 15 dias úteis contados a partir da abertura do inquérito (22 de julho), informe se os candidatos que participaram do concurso de Tupanatinga e que apresentaram tais certificados realmente cursaram a pós-graduação, com a entrega ao MP da cópia dos diplomas expedidos para cada aluno, bem como esclarecimento do período (ano e mês) durante os quais os cursos foram realizados, a modalidade de ensino (presencial ou a distância) e a metodologia de avaliação.

O Podcast Cafezinho com William Lourenço pediu um esclarecimento à Faculdade Facuminas de Pós-Graduação e à Prefeitura de Tupanatinga sobre o inquérito civil aberto pelo Ministério Público de Pernambuco. Ninguém retornou nosso contato até o momento.


- ELEIÇÕES 2024: segundo o portal de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral, candidatos de dezesseis municípios pernambucanos já enviaram, até o momento, os dados necessários para seus pedidos de registro de candidatura. Destes, onze municípios já têm, pelo menos, um candidato a Prefeito registrado no portal: Barreiros, Buenos Aires, Camaragibe, Feira Nova, Gameleira, Gravatá, Limoeiro, Petrolândia, Recife, Santa Cruz (este fica próximo a Ouricuri, no Sertão: não confundir com Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste) e Tuparetama. Informações de 439 candidatos a vereador também já constam no DivulgaCandContas, que é atualizado a cada 30 minutos.

Por mais que, em Buíque, já tenha ocorrido uma convenção partidária no sábado, apenas as atas que oficializaram os nomes de Jobson Camelo e Felinho da Serrinha como candidatos a Prefeito e Vice-Prefeito, respectivamente, constam no portal. Túlio Monteiro e Miriam Briano ainda precisarão ter seus nomes aprovados em convenção que ocorrerá neste domingo, antes de iniciar o envio de toda a documentação obrigatória. Cada candidato oficializado, seja pra Prefeito ou Vereador, precisa fazer seu pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto.

William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem