Leia também: Comunicado Oficial: Podcast Cafezinho apresenta Regras Gerais para suas futuras sabatinas com candidatos a Prefeito de Buíque e Buíque- Proposta de plebiscito sobre emancipação do Guanumbi é votada pela Câmara de Vereadores, mas pode não avançar
O site do Podcast Cafezinho traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta sexta-feira, 14 de junho de 2024.
- EM ARCOVERDE: Wellington Maciel, atual Prefeito do município do sertão pernambucano, anunciou que não será candidato à reeleição. Segundo o próprio em seu pronunciamento, realizado no LW Hotel e compartilhado em seus perfis oficiais nas redes sociais, a burocracia da gestão pública, além da disputa agressiva de dois grupos políticos que buscam só vantagens pessoais (em referência aos ex-prefeitos Madalena Brito e Zeca Cavalcanti), acabaram pesando na sua decisão de desistir da candidatura neste ano.
A queda de sua popularidade, além de desentendimentos com vereadores e até um atrito com o radialista Dárcio Rabêlo, também foram fatores para fazê-lo não tentar concorrer à cadeira de Prefeito novamente. Terminado seu mandato, que irá até o fim de dezembro, Wellington Maciel voltará às suas atividades no comando do Grupo LW.
- EM NOSSO SITE: foi publicado na manhã desta sexta-feira o primeiro rascunho das Regras Gerais a serem aplicadas pelo Podcast Cafezinho para as futuras sabatinas com os candidatos a Prefeito de Buíque. A intenção é que elas sejam feitas a partir de 16 de agosto. Estas Regras Gerais podem ser consultadas na matéria em destaque acima ou ainda na aba Comunicados Oficiais deste site. Sua íntegra será enviada em um documento às assessorias dos candidatos oficializados, após as realizações das convenções partidárias, conforme prevê a lei eleitoral.
- EM BUÍQUE: a Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura anunciou que deu início ao processo de atualização e recadastramento de 100 famílias que faziam parte do antigo Programa Dom Helder para migrá-las ao Programa Fomento Rural. Esta migração começou na terça-feira e conta com a parceria do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Este novo programa oferece, segundo a pasta, duas vantagens:
- acompanhamento social e produtivo;
- e transferência direta de recursos financeiros não-reembolsáveis para para investimento em projetos produtivos.
R$ 460 mil foram destinados para serem divididos igualmente entre estas famílias.
Existe ainda a expectativa de ser anunciado, nos próximos dias, o fechamento de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Buíque e o INCRA- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Este acordo servirá para facilitar o acesso de assistência técnica especializada e demais políticas públicas aos agricultores do município do agreste pernambucano, em especial aos residentes do Assentamento Dois Irmãos: projeto de assentamento sob responsabilidade do órgão federal que fica a 6 km do Distrito do Carneiro.
Sobre isso, a Assessoria de Comunicação da Superintendência Regional do INCRA em Pernambuco enviou a seguinte nota ao Podcast Cafezinho:
"A informação procede, estão havendo tratativas entre a Superintendência Regional do Incra em Pernambuco e a Prefeitura Municipal de Buíque no sentido de firmar Acordo de Cooperação Técnica (ACT) . O acordo tem por objetivo a aplicação das políticas públicas do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) nos assentamentos do município como, por exemplo, a elaboração de projetos para aplicação dos créditos que o Incra disponibiliza para os beneficiários da reforma agrária.