ELEIÇÕES 2024: OS PREPARATIVOS PARA AS ENTREVISTAS COM OS PRÉ-CANDIDATOS A PREFEITO DE BUÍQUE

 

O Podcast Cafezinho participará, em parceria com a Live TV Buíque e o portal GiroSocialB, da realização de entrevistas com alguns pré-candidatos a Prefeito no município do agreste pernambucano: até o dia 15 de junho, todos os três nomes lançados até o momento terão conversado com os representantes dos três veículos de imprensa

Leia também: Comunicado Oficial- Podcast Cafezinho promove entrevista especial em parceria com Live TV Buíque e GiroSocialB nesta sexta


A parceria firmada entre o Podcast Cafezinho com William Lourenço, Live TV Buíque e o portal GiroSocialB no dia 02 de abril, quando Felinho da Serrinha lançou oficialmente sua pré-candidatura ao cargo de Prefeito em Buíque, no agreste de Pernambuco, se repetirá.

Com as confirmações das entrevistas com Jobson Camelo nesta sexta-feira, dia 31 de maio, e o atual vice-prefeito buiquense Túlio Monteiro, no dia 15 de junho, os três veículos de imprensa municipais chefiados, respectivamente, pelo jornalista William Lourenço, pelo radialista Tony Silva e pelo blogueiro e colunista social Adauto Nilo terão entrevistado todos os pré-candidatos ao cargo mais visado da "Terra do Sal" e que determina, por suas ações, as vidas de mais de 52 mil pessoas que aqui residem.

Não custa nada reforçar que estas serão entrevistas com pré-candidatos e não debates ou sabatinas eleitorais. Durante a semana, muitos cidadãos têm feito essa confusão e vale aqui, como sempre, o devido esclarecimento: debates eleitorais têm regras a serem cumpridas, que estão na lei eleitoral. Uma delas, e a mais importante, é que se houver um debate, pelo veículo de imprensa que for, seu representante é obrigado a comunicar à Justiça Eleitoral sobre suas regras gerais e os candidatos que dele aceitaram participar, deixando claro que haverá a devida proporcionalidade no tempo de respostas de cada um. Fora isso, um debate demandaria maior estrutura técnica e uma locação maior para sua realização. Quanto às datas, por força da lei eleitoral, elas só poderiam ocorrer a partir de 16 de agosto.

As sabatinas eleitorais, por sua vez, se tratam de entrevistas com temas e tempo determinados previamente. Suas regras são mais flexíveis que os debates, podendo ficar a critério daqueles que organizarão as sabatinas. E assim como os debates, a lei eleitoral obriga sua realização após o dia 16 de agosto, data em que já terão passadas as convenções partidárias e o prazo de registros de candidatura perante o Tribunal Superior Eleitoral. Lembrando que o Podcast Cafezinho já anunciou sua intenção de realizar sabatinas eleitorais e anunciará um resumo de suas Regras Gerais no dia 14 de junho.

Esta é uma iniciativa inédita dentro da imprensa e da própria política de Buíque, visando dar maior espaço e visibilidade àqueles que buscam apresentar suas ideias, propostas e visões de município, mas se viam limitados a fazê-lo unicamente pela propaganda eleitoral tradicional no rádio ou nas carreatas e comícios eleitorais. Os mais de 20 anos de atuação do portal GiroSocialB, aliado ao alcance da Live TV Buíque e ao trabalho considerado por muitos como imparcial do Podcast Cafezinho em seus quase 5 anos de atividade nas mais variadas plataformas trarão credibilidade às conversas e diversidade de questionamentos a serem respondidos pelos entrevistados, de modo que todos os veículos de imprensa citados repercutirão estas entrevistas para seus públicos, ajudando a ampliar ainda mais a mensagem que o pré-candidato busca passar e promovendo uma crítica mais fidedigna e mais construtiva do eleitor sobre ele.

William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem