CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 20 DE MAIO

 

Edição traz a confirmação da morte do presidente do Irã em queda de helicóptero, seminário promovido pela Alepe sobre novas regras para as eleições municipais em outubro e as últimas informações sobre um grave acidente que matou uma pessoa na PE-270, na altura do Povoado Serrinha, em Buíque

Leia também: Agência Einstein- Exercícios isométricos, como prancha e agachamento, são melhores para reduzir a pressão arterial


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta segunda-feira, 20 de maio de 2024.


NO IRÃ: a mídia estatal do país do Oriente Médio confirmou o falecimento de Ebrahim Raisi, presidente do país, e de mais oito pessoas num acidente de helicóptero que havia ocorrido ontem. A comitiva de Ebrahim, que também contava com o ministro iraniano das Relações Exteriores, havia ido visitar uma barragem em construção no noroeste do país antes do helicóptero em que estavam colidir numa área montanhosa remota. Mais de 70 equipes de resgate haviam sido mobilizadas para as buscas, logo após a confirmação do acidente.

Após a informação de que não havia sido encontrado nenhum sobrevivente, diversos chefes de Estado se manifestaram.

Vladimir Putin, da Rússia, descreveu Ebrahim Raisi como um "político notável" e classificou sua morte como uma "perda irreparável".

Recep Tayyip Erdogan, da Turquia, afirmou se lembrar do presidente iraniano com respeito e gratidão.

Nicolás Maduro, da Venezuela, disse estar chocado com as "terríveis notícias" e expressou suas condolências ao aiatolá Ali Khamenei, Líder Supremo do Irã.

O Presidente Lula também expressou suas condolências numa nota de pesar publicada em suas redes sociais. O Itamaraty disse em nota que recebeu com profunda consternação a notícia da morte das autoridades iranianas, e estendeu seus mais sinceros sentimentos aos familiares das vítimas e ao povo iraniano.

O porta-voz do Departamento de Estado americano expressou condolências oficiais do governo dos Estados Unidos pela morte de Ebrahim Raisi, mas destacaram que os americanos continuarão a combater o apoio iraniano ao terrorismo, sobretudo aos grupos armados Hamas, Houthiz e Hezbollah.


- NA ALEPE: Alepe promove seminário gratuito sobre novas regras para as eleições municipais deste ano


Objetivo é atualizar e capacitar agentes interessados no processo eleitoral. Inscrições estão abertas a partir desta segunda (20/05). Foto: Divulgação/Alepe

AVISO: O conteúdo a seguir foi produzido pela Assessoria de Comunicação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e reproduzido em nosso site com autorização


Assembleia Legislativa de Pernambuco abriu nesta segunda-feira (20/05) inscrições gratuitas para o seminário “Eleições 2024: Novas Regras”. O objetivo é atualizar e capacitar servidores, gestores públicos e agentes interessados no processo eleitoral como candidatos, advogados eleitorais e dirigentes partidários, em relação à legislação do pleito para vereadores e prefeitos este ano.

Com a iniciativa, a Alepe manifesta sua preocupação com as condutas vedadas pela Lei, buscando contribuir com o equilíbrio e a transparência do processo eleitoral. O seminário será coordenado pela Escola do Legislativo da Assembleia, a Elepe.

Foto: Divulgação/Alepe


O debate será realizado no dia 11 de junho, das 8h às 17 horas, no auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/seminarioeleicoes

O primeiro tema do encontro abordará uma questão bem importante e que deve balizar julgamentos nas eleições municipais deste ano: a súmula sobre fraude à cota de gênero aprovada este mês pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

A medida determina que todos os tribunais regionais eleitorais apliquem a súmula que impõe o respeito à cota de gênero. Sua aplicação já se impõe no período de formulação, pelos partidos, de suas listas de candidatos às eleições 2024. O tema terá como palestrante a Coordenadora de Gestão e Planejamento Estratégico do Centro de Estudos Judiciários do TJPE e desembargadora eleitoral do TRE-PE, Mariana Vargas. 

Outro tema do seminário também abordará uma discussão sempre presente nas eleições, desde o pleito de 2018: Propaganda Eleitoral e Desinformação (fake news). O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado, Orson Lemos, é quem ministrará a palestra, tirando dúvidas em relação à diferença entre os dois conceitos.

Foto: Divulgação/Alepe


Os demais temas tratarão de Registro de Candidaturas e Prestação de Contas, ministrados respectivamente pelo Secretário Judiciário do TRE-PE, Cícero de Oliveira; e pelo chefe da Seção de Contas Eleitorais do TRE-PE, Marcos Andrade.

“Esta é uma importante parceria que a Elepe realiza com a Escola Judiciária Eleitoral. Sem dúvida contaremos com o melhor time com o objetivo de atualizar o maior número possível de agentes públicos e a sociedade como um todo sobre as novas regras eleitorais, para que tudo ocorra harmoniosamente nas eleições deste ano em todo o Estado de Pernambuco”, ressalta o presidente da Elepe, José Humberto Cavalcanti.


Serviço: 

Seminário Eleições 2024: Novas regras

Quando: 11 de junho, das 8h às 17 horas 

Onde: Auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe

Inscrições gratuitas: https://www.even3.com.br/seminarioeleicoes


- EM BUÍQUE: uma pessoa morreu após um acidente de trânsito na PE-270, rodovia que corta o município do agreste pernambucano, na noite deste domingo. O trecho em que ocorreu o acidente foi próximo do Povoado Serrinha.

Josefa Josileide Lopes, de 37 anos, era professora e fazia o trajeto entre Buíque e Tupanatinga em um mototáxi, quando caiu da moto junto com o condutor. Uma técnica de enfermagem havia sido acionada para prestar os primeiros socorros a ela, mas ao chegar ao local, foi atropelada por um veículo. Josileide também foi atingida por este veículo, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A técnica de enfermagem foi socorrida, entubada e levada em estado grave para um hospital no Recife. Emanoela Maria Martins Lira tem 26 anos e foi encaminhada ao Hospital da Restauração após o acidente. O Podcast Cafezinho busca contato com familiares e amigos de Emanoela para saber seu atual estado de saúde. O mototaxista acabou sofrendo alguns ferimentos e quebrando a perna ao cair da moto, embora não tenha sido atropelado pelo veículo em questão, e está sendo atendido em Buíque. O motorista da ambulância também foi atropelado na ocasião e transferido para o Recife após constatarem um sangramento urinário e uma lesão grave na bacia.

O Presidente da Câmara de Vereadores de Buíque, Felinho da Serrinha, lamentou em suas redes sociais a morte de Josefa Josileide Lopes, que era conhecida por alguns como Jô. O prédio da Câmara foi colocado à disposição dos familiares para o velório, que ocorreu na tarde desta segunda-feira.

O prefeito Arquimedes Valença, além do vice-prefeito Túlio Monteiro e Jobson Camelo, pré-candidatos à Prefeitura nas eleições municipais de outubro, emitiram notas de pesar pelo falecimento da professora.

A Polícia Civil de Pernambuco emitiu nota dizendo que abriu inquérito com a ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal, omissão de socorro e acidente de trânsito com vítima não fatal. O motorista causador do acidente ainda não foi encontrado.

Fica aqui o registro de que esta matéria, em especial, está sendo devidamente atualizada na medida em que informações oficiais e devidamente checadas nos chegam. O espaço também está aberto para que familiares e amigos das vítimas, que possam dar esclarecimentos pertinentes, se manifestem. Até para que não sejam divulgadas informações desencontradas ou mesmo falsas por este site sobre uma situação que, por si só, é muito delicada.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem