Edição traz homenagens a três ícones do jornalismo esportivo brasileiro e atualizações sobre concurso público da Caixa (Foto: Divulgação/ Redes Sociais) |
Leia também: Buíque- Veto a retroativo dos professores é derrubado por unanimidade pela Câmara e Agência Einstein- Microbiota intestinal: veja como a saúde do intestino pode afetar o corpo todo
O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora o Cafezinho Expresso, com um resumo das notícias mais importantes desta quinta-feira, 16 de maio de 2024.
- LUTO NO JORNALISMO ESPORTIVO: o jornalismo esportivo brasileiro se despediu, nas últimas 24 horas, de três dos seus mais importantes e brilhantes profissionais.
Na noite de quarta-feira, faleceu no Rio de Janeiro o jornalista e radialista Washington Rodrigues, também conhecido como Apolinho. Ele tinha 87 anos e não resistiu a um câncer. Considerado um dos maiores nomes do rádio carioca, Apolinho também foi técnico de futebol, chegando a dirigir em 1995 seu time de coração, o Flamengo. Há mais de 20 anos, tinha um programa na Super Rádio Tupi, onde também trabalhava como comentarista esportivo. O clube carioca lamentou o falecimento de Apolinho em suas redes sociais:
"Em décadas de carreira, moldou a forma como vivemos o futebol. (...) Ele nos deixou em uma noite em que o Flamengo venceu com 'chocolate'- expressão inventada por ele para definir goleadas".
Já na madrugada desta quinta-feira, só que em São Paulo, morreu Antero Greco aos 69 anos. Com passagens por jornais como o Estadão, onde foi diretor de esportes, o jornalista foi um dos pioneiros na cobertura do Campeonato Italiano aqui no país e também um dos fundadores da TVA Esportes, que se tornou a atual ESPN Brasil. Em mais de 3 décadas de ESPN, participou de diversos programas e coberturas especiais da emissora, com destaque para os seus 20 anos à frente do SportsCenter ao lado de Paulo Soares, o Amigão, formando uma das duplas de apresentadores esportivos mais memoráveis da nossa televisão. Antero passava por tratamento contra um tumor no cérebro há mais de um ano e, nos últimos dias, seu estado de saúde já era muito delicado. O Palmeiras, time de coração de Antero Greco, se manifestou lamentando sua morte e completou: "Profissional exemplar e palestrino de coração, Antero deixa um legado de amor ao futebol e à vida que perdurará para sempre em nossos corações".
E poucas horas depois, já pela manhã, foi informado que o narrador Silvio Luiz havia partido aos 89 anos. Começou sua carreira em 1952 como ator na TV Paulista. No ano seguinte, foi trabalhar na recém-inaugurada TV Record, onde foi de tudo um pouco: repórter esportivo, apresentador e narrador esportivo, ganhando destaque pelo seu jeito diferenciado e bem humorado de narrar. Além da Record, Silvio Luiz trabalhou na Bandeirantes, SBT e RedeTV. Também foi árbitro de futebol e emprestou sua voz para jogos de futebol e filmes. Seu último trabalho como narrador foi em abril, na final do Campeonato Paulista pelas plataformas digitais da Record. Na ocasião, ele acabou tendo um derrame e foi internado. Liberado alguns dias depois, seu estado piorou e voltou a ser internado no último dia 08, ficando desta vez até seu falecimento. Torcedor discreto do São Paulo e do Botafogo, ele foi homenageado por ambos os clubes nas redes sociais.
"Mestre dos bordões, o narrador marcou seu nome na história da comunicação brasileira e nos milhões de corações apaixonados pelo esporte", assim postou o alvinegro carioca.
"Um dia triste para a comunicação no Brasil. Hoje também nos despedimos de Silvio Luiz, narrador de diversos gols e momentos inesquecíveis da nossa história", diz a nota de pesar do Tricolor Paulista.
- CONCURSO PÚBLICO DA CAIXA: a realização das provas do concurso público da Caixa Econômica Federal, prevista para o dia 26 de maio, será mantida em todo o país, exceto no estado do Rio Grande do Sul. A informação foi publicada na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. A medida de adiamento somente para os municípios gaúchos chegou a ser questionada pelo Ministério Público Federal. Mais de 1,2 milhão de pessoas se inscreveram para concorrer a mais de 4 mil vagas fornecidas pelo banco em todo o Brasil. Sobre o assunto, a Caixa Econômica Federal enviou a seguinte nota ao Podcast Cafezinho:
O banco ressalta que o adiamento por região não prejudica a isonomia dos candidatos, já que eles concorrem entre si por polo, escolhido no momento da inscrição, e não nacionalmente.
Quanto aos eventuais candidatos residentes no Rio Grande do Sul que tenham optado por realizar a prova em outros estados, ou candidatos de outros estados que tenham optado por realizar a prova no Rio Grande do Sul, será oportunizada a opção pela manutenção do polo e da data designada para a prova, caso tenham condições de realizá-la, ou a alteração do local da prova, ou, ainda, o cancelamento da inscrição com devolução do valor pago.
Os candidatos podem tirar suas dúvidas nos canais de comunicação da Fundação Cesgranrio, pela central de atendimento 0800 701 2028, que funciona de 9h às 17h (horário de Brasília), ou pelo e-mail concursos@cesgranrio.org.br."