CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 29 DE MAIO

 

Edição traz como principais destaques: a campanha de vacinação contra a poliomielite em Buíque, a morte da técnica de enfermagem envolvida no acidente do último dia 19 nas proximidades do Povoado Serrinha e a despedida de Alexandre de Moraes do cargo de Presidente do TSE


O site do Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu Cafezinho Expresso, um resumo das notícias mais importantes desta quarta-feira, 29 de maio de 2024.


- NO RECIFE: o Hospital da Restauração confirmou na manhã desta quarta-feira o falecimento da técnica de enfermagem Emanoela Maria Martins Lira, de 26 anos. Ela estava internada na UTI do hospital desde o dia 19, quando foi atropelada por um carro na PE-270, no trecho que corta o Povoado Serrinha, em Buíque. O atropelamento ocorreu quando ela, juntamente com uma equipe médica de Tupanatinga, parou com uma ambulância para socorrer a professora Josefa Josileide Lopes, de 37 anos, que havia caído de uma moto junto com seu condutor. No momento do atendimento, um carro passou e atingiu as duas, além do motorista da ambulância. Josefa não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Emanoela sofreu um traumatismo craniano e foi levada às pressas ao HR, onde ficou internada em estado grave até seu falecimento. O condutor da moto não foi atingido pelo carro, mas com a queda, fraturou a perna. O motorista da ambulância teve um sangramento urinário e uma lesão grave na bacia, e foi levado ao Recife. Não há maiores atualizações sobre seus estados de saúde. O motorista do veículo que causou este acidente continua sendo procurado pela Polícia.

A Prefeitura de Tupanatinga emitiu nota de pesar pelo falecimento de Emanoela Maria, que trabalhava no Hospital Santa Clara desde julho do ano passado. O prefeito Silvio Roque se manifestou em suas redes sociais, agradecendo à profissional por todo o serviço prestado com tanto amor ao município e se solidarizando com os familiares e amigos.


-EM BUÍQUE: começou nesta segunda-feira a campanha de vacinação contra a poliomielite em todo o Brasil. No município do agreste pernambucano, quem tem crianças menores de 5 anos deve levá-las à unidade básica de saúde mais próxima para vaciná-la contra a doença, que também é conhecida como paralisia infantil. É uma doença muito séria, que compromete os músculos da criança e pode causar desde uma paralisia irreversível até levar à morte, por conta da paralisia que também atinge os músculos respiratórios.

A imunização será feita, em vez das tradicionais duas gotinhas, por meio de uma injeção, seguindo uma nova diretriz do Ministério da Saúde, que espera vacinar 95% das crianças de 0 a 5 anos em todo o país. Essa meta ambiciosa visa manter um recorde positivo pro Brasil (o país já está há 35 anos sem registrar nenhum caso de poliomielite) e reverter as preocupantes taxas de coberturas vacinais dos últimos anos (abaixo de 90%).

O dia 08 de junho, um sábado, foi escolhido como Dia D da vacinação. O que não impede o pai, mãe ou responsável de procurar a unidade básica de saúde mais próxima em qualquer outro dia da semana. Lembrando que a caderneta de vacinação precisa ser apresentada e que essa campanha vai até o dia 14 de junho.


- ELEIÇÕES 2024: o Ministro Alexandre de Moraes participou nesta quarta-feira da sua última sessão como Presidente do Tribunal Superior Eleitoral. O magistrado destacou as ações tomadas pelo órgão durante seu comando no combate à desinformação nas redes sociais aplicadas, em especial, durante as Eleições Presidenciais de 2022. Assim disse o Ministro em sua despedida do cargo:

“Esse Tribunal Superior Eleitoral dá o exemplo da necessidade de rompimento dessa cultura de impunidade das redes sociais, seja com as decisões e regulamentações das Eleições 2022, seja agora, recentemente, com a aprovação, sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia, das novas resoluções para as Eleições 2024. A liberdade que a Constituição garante a todas e a todos deve ser utilizada numa sociedade democrática com responsabilidade. Todos têm liberdade para fazer o que bem entender, e todos devem ter coragem para lidar com as responsabilidades dos seus atos. Não é possível que, num mundo complexo como o nosso, o único sistema que não tenha regulamentação seja o sistema das redes sociais”.

A partir da próxima segunda-feira, dia 03 de junho, a Ministra Cármen Lúcia assumirá a presidência do TSE, ficando responsável pela condução das eleições municipais deste ano, marcadas para o dia 06 de outubro. Moraes continuará como Ministro do TSE, assim como no Supremo Tribunal Federal.

William Lourenço

Postagem Anterior Próxima Postagem