CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 15 DE ABRIL

 

Prefeitura de Arcoverde na mira do Ministério Público de Pernambuco em dois inquéritos, os bastidores de algumas produções audiovisuais em andamento no município de Buíque e mais na edição do Cafezinho Expresso em nosso site

O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora, em seu site, o Cafezinho Expresso com um resumo das notícias mais importantes desta segunda-feira, 15 de abril de 2024.


- EM ARCOVERDE: o Ministério Público de Pernambuco abriu dois inquéritos civis contra a Prefeitura do município do sertão. As portarias foram publicadas na edição desta segunda-feira do Diário Oficial do órgão.

No primeiro inquérito, foram apontadas supostas irregularidades pela Secretaria Municipal de Saúde na contratação de profissionais de ensino superior que, de acordo com o Ministério Público, estariam atuando de forma ilegal e até exercendo ilegalmente a profissão. A pasta foi intimada a se explicar em um prazo de 10 dias, contados a partir da data de expedição da portaria que abriu este inquérito: a última sexta-feira, 12 de abril.



Já o segundo inquérito, também aberto nesta sexta-feira, é relacionado a um suposto "funcionário fantasma" que havia sido contratado para trabalhar como Oficial de Gabinete, ao que parece, da Prefeitura de Arcoverde, mas que nunca apareceu no serviço. O servidor, identificado apenas pelas iniciais J.M.M.J, recebe um salário mensal de mais de R$ 1.500,00 e nunca foi visto no local de trabalho. A denúncia ainda traz o fato de que o referido estaria "passando os dias nas suas redes sociais propagando fake news e censurando as manifestações que os cidadãos tentam fazer nos canais de comunicação administrados pelo servidor", dando a entender que pode se tratar do administrador das redes sociais da própria Prefeitura de Arcoverde. O servidor citado foi intimado a prestar esclarecimentos perante o Promotor de Justiça do município, e a Prefeitura foi intimada a se explicar em um prazo de 10 dias, contados a partir da data de expedição da portaria que abriu este inquérito: a última sexta-feira, 12 de abril.




O Podcast Cafezinho com William Lourenço entrou em contato com a Prefeitura de Arcoverde, para que ela se manifestasse sobre os inquéritos abertos pelo Ministério Público de Pernambuco. Assim que houver um retorno, traremos a resposta aqui no site e em nossos perfis oficiais nas redes sociais.

- EM BUÍQUE: ocorrerá nesta sexta e sábado, das 8 da manhã até o meio-dia, a Ação da Cidadania na Praça Major França, no centro do município do agreste pernambucano. A iniciativa é uma parceria das Secretarias Municipais de Juventude, Mulher, Saúde, Educação e Assistência Social; com a Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco e a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco. Diversos serviços serão disponibilizados aos cidadãos de forma gratuita, como listados abaixo.

Defensoria Pública- atendimento jurídico, encaminhamento para habilitação de casamento, encaminhamento para 2ª via de registro (de nascimento, casamento e óbito), e outros serviços relacionados a: alimentos, divórcio, investigação de paternidade e retificação de registro.

Secretaria de Defesa Social- emissão da 1ª via da Carteira de Identidade para todas as idades e 2ª via para quem tem 65 anos ou mais (Gratuito somente nestes dois casos. Para os demais que precisarem emitir 2ª via do documento, haverá uma taxa aplicável).

Secretaria Municipal da Juventude- emissão da ID Jovem.

Secretaria Municipal da Mulher- atendimento psicológico, jurídico e de serviço social (Campanha de Enfrentamento à Violência: O seu silêncio fortalece o agressor).

Secretaria Municipal de Saúde- aferição de pressão arterial, testes rápidos e vacinação.

Secretaria Municipal de Educação- Barraca lúdica com histórias narradas para crianças.

Secretaria Municipal de Assistência Social- 1ª e 2ª vias de RG (junto à Secretaria de Defesa Social), emissão de Carteira de Reservista, Carteira de Trabalho Digital, Carteira do Idoso, orientação do CRAS e CREAS e orientação para emissão da Carteira do Autista.

Relembrando: a Ação de Cidadania ocorrerá em Buíque nesta sexta e sábado, 19 e 20 de abril, das 8 da manhã ao meio-dia, na Praça Major França, Centro. A recomendação é que, a quem for, esteja munido de seu documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência para facilitar no atendimento de alguns serviços fornecidos no local.

- AINDA EM BUÍQUE: o Assentamento Dois Irmãos, na zona rural do município, foi cenário neste fim de semana das gravações do curta-metragem ficcional Menina Flor, produção que recebeu recursos da Lei Paulo Gustavo pela Secretaria Municipal de Turismo, Lazer, Cultura e Esportes; e é encabeçada pelo produtor cultural Eryc Maciel. No final do mês passado, locações no Projeto de Assentamento, área federal sob tutela do INCRA e que fica a 6 km do Distrito do Carneiro, também foram usadas como cenário para outra produção local: Peleja, de Alex Soares. Abaixo, algumas imagens dos bastidores.








A previsão é que os lançamentos de ambas as produções, que contarão com equipes formadas por artistas locais, ocorram no começo do segundo semestre deste ano. Todos os habilitados precisarão entregar o Relatório de Execução à Secretaria de Turismo de Buíque, comprovando que realmente executaram os projetos propostos de forma detalhada, até 30 de junho.

No último Cafezinho Expresso que foi ao ar em nosso canal no YouTube no sábado, trouxemos a repercussão da notícia de que o Ministério Público Federal recebeu uma notícia de fato do Ministério Público de Pernambuco, para apurar possíveis irregularidades na aplicação de recursos advindos da Lei Paulo Gustavo em Buíque. Nosso site trouxe esta informação com exclusividade na última terça-feira.

O Ministério Público Federal já enviou resposta ao Podcast Cafezinho na quinta sobre o assunto. As demais partes citadas na reportagem foram contatadas durante toda a semana para se manifestarem, mas até o momento, não nos retornaram.
William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem