ARCOVERDE: RADIALISTA DIZ TER SOFRIDO INTIMIDAÇÃO DE PREFEITO E PODERÁ SER PROCESSADO

 

Dárcio Rabêlo usou suas redes sociais na noite desta segunda-feira para dizer que havia sido abordado por Wellington Maciel de forma intimidatória enquanto fazia uma caminhada na cidade do sertão pernambucano, após fazer diversas críticas à sua gestão na Rádio Independente. Políticos, entidades e profissionais de imprensa se manifestaram. Prefeito informou que vai processar o radialista (Foto: Divulgação/ Portal Dárcio Rabêlo)

Leia também: Buíque- Prefeitura revoga processo para concurso público e realização em 2024 se torna quase impossível

O radialista e jornalista Dárcio Rabêlo, da Rádio Independente FM de Arcoverde, surpreendeu a todos na noite desta segunda-feira ao fazer um pronunciamento repudiando um ato de intimidação que havia sido cometido contra ele por Wellington Maciel, prefeito do município do sertão pernambucano.
Segundo Dárcio, ao fazer uma caminhada pelas proximidades do Parque Verde, ele foi conversar com uma servidora da Prefeitura, quando o prefeito estacionou seu carro e se aproximou dele com uma assessora. Em tom intimidador, Wellington teria reclamado do modo como o radialista estaria falando dele na emissora, em suas palavras, "falando mal da vida dele". Dárcio teria respondido que não falou em momento nenhum de sua vida pessoal, mas somente de atos da sua gestão. Wellington completou que não ouvia a rádio, mas que pessoas próximas haviam informado que Dárcio estava falando mal da vida dele, o que foi negado novamente pelo radialista. Então, segundo Dárcio, o prefeito havia dito em tom de intimidação e olhar transtornado que ele não o conhecia e que um dia, subiria as escadas da Independente FM para conhecê-lo. Confira a íntegra do depoimento:

A pré-candidata a prefeita e ex-prefeita de Arcoverde, Madalena Brito, emitiu nota em solidariedade a Dárcio Rabêlo, dizendo que "a liberdade de imprensa é um dos pilares fundamentais de qualquer democracia saudável, garantindo o direito dos cidadãos à informação e à transparência. É imperativo que os profissionais da mídia possam exercer seu trabalho sem temer represálias ou intimidações. As recentes ameaças dirigidas ao jornalista Dárcio Rabêlo são inaceitáveis e representam uma afronta não apenas à sua integridade pessoal, mas também à liberdade de expressão e ao direito do público à informação verídica e imparcial."

O Comitê Municipal do PC do B em Arcoverde repudiou aquilo que chamou de "recente e flagrante afronta à democracia perpetrada pelo senhor prefeito Wellington Maciel", e disse em nota:
"É inaceitável que em pleno século XXI sejam ressuscitadas práticas autoritárias e antidemocráticas, as quais remetem ao obscurantismo do fascismo. A liberdade de imprensa é um direito inalienável, essencial para a preservação da democracia e do Estado de Direito.
Assim, instamos as autoridades competentes a repudiarem veementemente tais atitudes de censura e intimidação, reafirmando o compromisso com os valores democráticos e a garantia dos direitos fundamentais de todos os cidadãos".

Os vereadores arcoverdenses João Marcos, Luísa Margarida, Célia Galindo e Rodrigo Roa, bem como o pré-candidato a vereador Ítalo Lisboa manifestaram solidariedade ao radialista. A Rádio Independente FM de Arcoverde, emissora onde Dárcio Rabêlo trabalha desde 1998, repudiou os ataques do prefeito Wellington Maciel.
Os jornalistas William Lourenço e João Gabriel Silva, criadores e administradores do Podcast Cafezinho, disseram em nota conjunta que "se solidarizam com o colega de profissão, ao qual também têm como referência de profissional no exercício do jornalismo imparcial e confiável na região". Eis a íntegra da Nota de Repúdio:

Em agosto de 2022, o radialista Dárcio Rabêlo usou indevidamente uma foto onde apareciam o jornalista William Lourenço e seu pai em uma reportagem do seu portal, sem autorização dos mesmos. Após diversas tentativas de contato para a remoção, o criador e administrador do Podcast Cafezinho acionou sua assessoria jurídica em setembro do ano passado para tomar as devidas medidas legais contra ele, que atendeu prontamente a solicitação e removeu a imagem, mas bloqueou nossos perfis nas redes sociais. Por este motivo, na Nota acima, é deixado claro que "mesmo com nossas diferenças e ressalvas públicas com o referido, estas ficam em último plano, dado a gravidade do caso".

Nesta terça-feira, foi a vez do prefeito de Arcoverde emitir uma Nota de Esclarecimento, dada a repercussão em todo o estado. Segundo Wellington Maciel, ele jamais perseguiu ou ameaçou alguém em sua vida, principalmente, como gestor público. Que Arcoverde conhece sua história e sua postura, e que ainda nesta semana, processará Dárcio Rabêlo por calúnia e difamação. Confira a íntegra da Nota abaixo:

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem