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O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco divulgou na quinta-feira os resultados do Índice de Compromisso com a Alfabetização (ICA/TCE), em que foi medido o compromisso dos municípios com a execução da política pública para a alfabetização de crianças do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental (entre 6 e 7 anos). E estes resultados foram decepcionantes...
A Fiscalização Saber Ler na Idade Certa utilizou informações fornecidas pelos 184 municípios ao TCE, que os classificou em cinco níveis:
- Desejável (municípios que conseguiram uma nota entre 9 e 10);
- Bom (municípios que conseguiram uma nota entre 7 e 8,9);
- Razoável (municípios que conseguiram uma nota entre 6 e 6,9);
- Grave (municípios que conseguiram uma nota entre 4 e 5,9); e
- Crítico (municípios que conseguiram uma nota abaixo de 3,9).
85% dos municípios pernambucanos apresentaram um baixo desempenho neste índice: 59 ficaram no índice Crítico e 97 no índice Grave. Somente Recife, Carnaíba e Igarassu conseguiram atingir o índice Desejável. A nota média de Pernambuco ficou em 3,9: no limite do Crítico, segundo este índice.
Buíque, no agreste, ficou entre os sete municípios pernambucanos que conseguiram ficar no índice Bom, recebendo uma nota 7.
Para que se chegassem a tais notas, os auditores responsáveis pela fiscalização avaliaram as informações de cada município, levando em conta cinco eixos:
- Legislação: se existe um Plano Municipal de Educação (PME), um plano específico destinado à alfabetização na idade certa (PAIC) e um orçamento específico para alfabetização infantil na Lei Orçamentária Anual (LOA);
- Colaboração: se o município em questão aderiu ao Programa Criança Alfabetizada Pernambuco e ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada;
- Formação: se no município existe um plano de formação continuada para professores alfabetizadores e oferta de formação continuada para eles;
- Material: se no município existe material complementar específico para alfabetização; e
- Avaliação: se existem avaliações e monitoramentos sistemáticos (seja mensal ou trimestral) feitos pelo próprio município sobre o desempenho de seus alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Aqui não é levado em consideração a participação do município em avaliações como SAEB e SAEPE.