OPINIÃO: EPITÁFIO

Na sua primeira Coluna de Opinião em 2024, o historiador e colunista João Gabriel Silva falará sobre um tipo de texto que só se é lido ao final da vida de uma pessoa (Foto de Pixabay para Pexels)


NOTA AOS LEITORES: ao contrário das nossas reportagens, a Coluna de Opinião traz (como diz o próprio título) uma opinião de quem a escreve, baseado em informações apuradas e oficiais.

Por João Gabriel Silva

Antes de começar, vale uma nota explicativa sobre o que é um epitáfio.
Bem, epitáfio significa “sobre o túmulo”, isto é, são as frases escritas geralmente em placas de mármore ou de metal e colocadas sobre os túmulos com a intenção de homenagear aqueles que já se foram. Mas por que pensar nisso? 
Afinal, sempre esperamos ter uma vida longa e bela: a expectativa de vida do brasileiro tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, então pensar na morte é, por assim dizer, um “saco”.
Contudo, a vida é contingência: ou seja, ela é imprevisível, fortuita, que escapa ao controle. Eventualidades, nesse sentido, nunca estamos realmente prontos para nosso epitáfio, que pode chegar a qualquer momento, como diz o célebre ditado: “para morrer basta estar vivo”.
Por não esperar a chegado do epitáfio, não muitas vezes não aproveitamos a vida em sua potencialidade total. Vivemos ela de forma fútil, vazia, apequenada. Como disse certa vez o ex-primeiro-ministro britânico Benjamin Disraelli, “a vida é muito curta para ser pequena”.
Viver é uma dádiva passageira e, a depender de suas crenças, não haverá prorrogação ou jogo de volta. Esta é a única chance que teremos.
A banda americana Lynyrd Skynyrd, em uma de suas grandes canções intitulada de Free Bird, questiona em seus primeiros estrofes: “Se eu for embora daqui amanhã/ Você ainda se lembrará de mim?”
Em suma, quando partirmos — e partiremos — seremos lembrados? Vamos ter aproveitado tudo que poderíamos? Quais arrependimentos levaremos? Ou seja, são muitas perguntas para serem escritas no pequeno espaço do nosso pequeno epitáfio. Que nem nesta Coluna mais extensa é possível de serem respondidas de forma adequada.

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem