ESPECIAL: RETROSPECTIVA 2023 DO PODCAST CAFEZINHO- NOSSO ANO EM ALGUNS NÚMEROS

 

Em 2023, o Podcast Cafezinho com William Lourenço teve seu melhor ano, com um aumento expressivo nos acessos em nosso site e adesão de mais plataformas de streaming de áudio. Perfis em redes sociais também cresceram neste ano.

PUBLICIDADE: Use nosso cupom VEMPROCLUBE e aproveite os descontos em todos os itens do Clube Samsung. Clique aqui e boas compras!

Leia também: Opinião- Feliz Ano Novo antecipado

Iniciando nossa série de matérias especiais da Retrospectiva 2023, o Podcast Cafezinho com William Lourenço começa falando sobre como foi o ano para este veículo de imprensa nas plataformas onde está presente.

O podcast propriamente dito, que encerrou sua quarta temporada no último sábado, aumentou seu alcance de ouvintes. Os episódios, que estavam disponíveis em 35 plataformas de streaming de áudio, hoje podem ser ouvidos em 51 plataformas e para todos os continentes do planeta (a Afripods distribui o Podcast Cafezinho em 30 países da África desde outubro). Inclusive, quem tem uma Smart TV Samsung ou smartphone Samsung Galaxy pode acessar nosso catálogo por meio do aplicativo Samsung Free (consulte disponibilidade do aplicativo em seu aparelho). Tal expansão permitiu a entrada de anunciantes nacionais e internacionais em nosso podcast, que voltará com seus episódios inéditos em abril de 2024.

Nosso site, no ar desde outubro de 2021, passou por uma importante atualização em outubro deste ano: a troca do nosso domínio online de podcastcafezinhooficial.blogspot.com para podcastcafezinhooficial.com.br, garantindo assim mais estabilidade a quem acessa o site e confiabilidade à nossa marca, que fará 4 anos de atividade em fevereiro do ano que vem.

A logomarca que usamos passou por uma atualização em agosto: a tradicional xícara ganhou um design chapado e mais moderno (clean, como diriam os profissionais da área) e as letras do nosso nome foram feitas com uma grafia especial. Tanto que esta nova logomarca já foi registrada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão federal responsável pelas patentes de propriedades industriais e marcas registradas de produtos e serviços no Brasil. Essa medida foi tomada pelos jornalistas William Lourenço e João Gabriel Silva, criadores e administradores do Podcast Cafezinho, para garantir legalmente seus direitos exclusivos de propriedade acerca do nome em todo o território nacional e até fora dele.

Em 2023, nosso site recebeu quase 10 mil acessos (isso se contar de primeiro de janeiro até este dia): um recorde desde que o próprio site entrou no ar, com um pico de acessos no dia 13 de janeiro (dia em que divulgamos uma matéria sobre o primeiro decreto de corte de gastos assinado pelo prefeito de Buíque, que culminou no cancelamento do Carnaval). Além do Brasil (responsável por 64% daqueles que conferem as notícias e Colunas de Opinião que publicamos por aqui), obtivemos leitores assíduos nos Estados Unidos, Bélgica, Singapura, Alemanha, França, Canadá, Irlanda, Países Baixos (Holanda), Suécia, Índia, Austrália, China, Rússia, Hong Kong, Suíça, Reino Unido, Filipinas e Colômbia.

56% dos nossos leitores acessam o site por meio de seus smartphones Android, 22% em seus computadores com sistema operacional Windows, 10% em aparelhos MacIntosh, 8% pelo iPhone e 3% em aparelhos com sistema operacional Linux. Os navegadores mais utilizados para acessar nosso site são o Google Chrome (72% dos leitores), Firefox (9%), SamsungBrowser (5%) e Safari (4%). Os dados foram fornecidos pelo Blogger, plataforma que hospeda nosso site.

Já indo para nossos perfis oficiais no Facebook e Instagram, segundo a Meta, o alcance e o engajamento em nossas publicações registrou bons números (entre primeiro de janeiro e 15 de dezembro deste ano): mais de 3.014 contas alcançadas no Instagram e 11,5 mil contas alcançadas no Facebook. Tudo com alcance orgânico, ou seja, sem qualquer incentivo pago na rede social.

Neste período, referindo-se a engajamento, a página do Facebook obteve: 56 novos seguidores, 40 novas curtidas na página, 669 cliques no link (redirecionamento para as matérias do nosso site), 1.646 compartilhamentos das nossas publicações, 75 comentários, e 421 curtidas e reações nas postagens. O perfil do Instagram ganhou 88 seguidores: um crescimento de 55,7%.

As interações com o conteúdo do Facebook cresceram 52,9% em comparação com o mesmo período do ano passado, e do Instagram aumentaram em 100%, o que nos fez figurar entre os veículos de imprensa com maior potencial de crescimento em Buíque e região.

As visitas aos nossos perfis aumentaram em 80% no Instagram e 100% no Facebook. As mulheres são maioria em nossos seguidores nas duas redes sociais (55,9% no Facebook e 51,8% no Instagram), residindo em sua maioria nas cidades de Buíque, Arcoverde e São Paulo.

Na segunda parte da nossa Retrospectiva, que será publicada amanhã, falaremos sobre as notícias nacionais e internacionais que mais repercutiram em nosso site neste ano.

E na segunda-feira, dia 25, às 9 da noite, vai ao ar a Retrospectiva 2023 do Podcast Cafezinho: exclusivamente em nosso canal no YouTube.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem