|
Fala de Zirleide Monteiro em sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira repercutiu negativamente em todo o Brasil. Ainda nesta semana, casa legislativa do município do sertão pernambucano inicia processo de cassação de seu mandato (Imagem: Divulgação) |
A fala proferida por Zirleide Monteiro na última sessão da Câmara de Vereadores de Arcoverde continua repercutindo nacionalmente, mesmo três dias após ocorrido, e pode terminar com a parlamentar perdendo seu mandato e respondendo a um processo na justiça.
Apenas para recapitular: incomodada com alguns memes que circularam no município do sertão pernambucano, onde fizeram chacota dela após sofrer uma queda em plenário, Zirleide atribuiu a autoria deles a uma mulher que seria seu desafeto político (que não teve o nome divulgado) e citou a filha dela, que é portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A fala não pôde ser publicada em nosso site, devido às Diretrizes impostas pela plataforma hospedadora. O presidente da Câmara de Vereadores teve de repudiar imediatamente sua fala, que logo ganhou repercussão nacional.
Diversas entidades e associações ligadas demonstraram repúdio ao que ela disse, ao associar o autismo a um "castigo divino".
A vereadora excluiu seu perfil do Instagram e,
ao Diário de Pernambuco, enviou uma nota pedindo perdão às pessoas com deficiência e seus pais pela "infelicidade dita", e que incorreu no erro movida por agressões, mentiras e ofensas motivadas por diferenças políticas e uma política de baixo nível.
A Câmara de Vereadores de Arcoverde disse, em nota, que "a vereadora Zirleide Monteiro usou a tribuna da Câmara para expressar conceitos que não se coadunam, absolutamente, com as práticas, os ideais, pensamentos e/ou comportamentos aceitos pelo Poder Legislativo Municipal de Arcoverde. (...)
A Presidência da Câmara está analisando o caso em conjunto com a Assessoria Jurídica da casa, para que o episódio seja conduzido de forma correta, legal e transparente. Já existe um procedimento em trâmite, que foi protocolado, de imediato, encaminhado ao setor jurídico da Câmara, em seguida vai para as comissões respectivas, e será dada a resposta, garantindo a ampla defesa e o contraditório para a vereadora.
O Poder Legislativo de Arcoverde reafirma o seu compromisso com os mais altos valores da ética e da civilidade, na construção de uma sociedade mais justa e harmoniosa, para assegurar a proteção e o respeito a todas as pessoas".
Uma coletiva de imprensa está marcada para esta sexta-feira, onde serão definidos os membros de uma comissão que avaliará se a vereadora deverá ter seu mandato cassado pela fala em Plenário. Autoridades do município, como os ex-prefeitos Madalena Brito e Zeca Cavalcanti, também se manifestaram contra a fala polêmica.
O Diretório Nacional do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) teria expulsado Zirleide do seu quadro de filiados, segundo o líder do partido na Câmara dos Deputados, deputado federal Fred Costa (Patriota/MG). O Podcast Cafezinho com William Lourenço entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do PTB e, até o fechamento desta matéria, aguardava retorno. Os diretórios nacionais do PTB e Patriota aprovaram a fusão das siglas, que ainda precisa do aval do Tribunal Superior Eleitoral.
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) protocolou uma representação ao Ministério Público de Pernambuco e à Comissão de Ética da Câmara arcoverdense. Também pedimos uma resposta oficial do MPPE sobre o caso e assim que nossa solicitação for atendida, ela será devidamente publicada em todos nossos perfis oficiais.