BUÍQUE: CHUVA SURPREENDE E DEIXA RUAS NO CENTRO DEBAIXO D'ÁGUA

 

Ineficaz drenagem dos bueiros somada a pancadas intensas e repentinas de chuva fizeram o centro do município do agreste pernambucano se transformar num imenso "piscinão" na tarde desta segunda-feira. Previsão é de mais chuvas intensas durante a semana.

PUBLICIDADE: Use nosso cupom VEMPROCLUBE e aproveite os descontos em todos os itens do Clube Samsung. Clique aqui e boas compras!


Os habitantes do município de Buíque, no agreste de Pernambuco, foram pegos de surpresa na tarde desta segunda-feira com intensas e repentinas pancadas de chuva, sobretudo no centro da Zona Urbana (imagem acima). Ruas ficaram completamente tomadas pela água e alguns carros estacionados nestas ruas chegaram a ficar submersos.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE) previu que havia 63% de chance de chuva em Buíque nesta segunda, com essas pancadas mais intensificadas na parte da tarde e início da noite. As altíssimas temperaturas registradas nos últimos dias, somadas à passagem de uma frente fria pelo Agreste de Pernambuco, criaram essa condição climática de chuvas intensas com quedas de raios. A máxima no município chegou a 32° e a mínima está em 18°.

Novamente, o sistema de escoamento e drenagem do centro de Buíque não deu conta da demanda de água que a chuva trouxe e as ruas alagaram. E ao contrário do que vem sendo falsamente divulgado, não houve por parte da administração pública municipal, tampouco da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), qualquer investimento ou movimentação para ampliar a capacidade de escoamento dos bueiros presentes nestas ruas e avenidas. E o Decreto Nº 80, em vigor desde o começo do mês e assinado pelo prefeito Arquimedes Valença, suspende qualquer tipo de obra pública por tempo indeterminado, porque alega que não tem dinheiro suficiente em caixa.

Ainda segundo o CPTEC/INPE, Buíque manterá as altas temperaturas e as possibilidades dessas mesmas pancadas de chuva no fim de novembro e começo de dezembro. Para as próximas 48 horas, o nível de chuva acumulada poderá ser superior a 30mm em uma hora (tempestades consideradas esperadas pelo instituto) do litoral pernambucano até o município de Serra Talhada, no Sertão. Há a possibilidade de pancadas de chuva ainda mais fortes em Buíque já na tarde desta terça.

Previsão do tempo para Buíque nesta semana (Fonte: CPTEC/INPE)

Terça-feira (28/11): Mínima 21°/ Máxima 33°

Quarta-feira (29/11): Mínima 20°/ Máxima 34°

Quinta-feira (30/11): Mínima 20°/ Máxima 34°

Sexta-feira (01/12): Mínima 20°/ Máxima 35°

Sábado (02/12): Mínima 21°/ Máxima 34°

Domingo (03/12): Mínima 22/ Máxima 34°

Possibilidade de chuva em todos estes dias: 5%

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem