ARCOVERDE: PROCESSO DE CASSAÇÃO DE MANDATO DE VEREADORA É ABERTO PELA CÂMARA

 

Comissão Prévia formada por três vereadores será responsável por relatório que apurará se deve ser levada adiante denúncia feita contra Zirleide Monteiro por fala controversa em Plenário na última segunda-feira. Votação final, que pode cassar seu mandato, está marcada para o dia 13 de novembro (Imagem: Banco de Imagens/ Câmara de Vereadores de Arcoverde)

Esta notícia é trazida a você pelo Clube Samsung: use nosso cupom VEMPROCLUBE e compre qualquer item no site do Clube Samsung com até 45% de desconto

A Câmara de Vereadores de Arcoverde, no sertão de Pernambuco, realizou uma Coletiva de Imprensa nesta sexta-feira para explicar quais serão os próximos passos do processo de cassação de mandato instaurado contra a vereadora Zirleide Monteiro. Essa ação é realizada após a repercussão nacional de uma fala da vereadora na sessão da segunda-feira, 30 de outubro. O requerimento que foi avaliado para a abertura do procedimento foi feito pelo delegado Israel Rubis, ex-vice-prefeito do município.

Três vereadores, eleitos por sorteio, farão parte da chamada Comissão Prévia que ficará responsável pela redação de um relatório. Esse relatório deverá ficar pronto até a próxima sexta, dia 10 de novembro, levando em conta o direito de ampla defesa da acusada, as provas materiais (uma vez que a fala foi proferida em sessão pública, com transmissão ao vivo na internet) e as possíveis infrações penais cometidas por ela pela fala, tais como:

- o Artigo 88 do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), com o agravante contido em seu parágrafo 2º.

"Art. 88- Praticar, induzir ou incitar discriminação de pessoa em razão de sua deficiência. Pena: reclusão de 1 a 3 anos e multa.

(...) §2º- Se qualquer dos crimes previstos neste caput deste artigo é cometido por intermédio de meios de comunicação social ou publicação de qualquer natureza. Pena: reclusão de 2 a 5 anos e multa".

A Assessoria Jurídica da casa legislativa arcoverdense emitiu parecer favorável à abertura do procedimento, baseado nos artigos 128 a 130 de seu Regimento Interno. Os vereadores sorteados para a Comissão Prévia foram: Sargento Brito como Presidente, Everaldo Lira como Relator e Célia Galindo como Membro.

O relatório pedindo o recebimento ou arquivamento da denúncia deverá ser apresentado até a próxima sexta-feira, dia 10. Depois disso, ele será colocado para votação em Plenário com todos os vereadores (exceto a acusada e o Presidente da Câmara) na sessão do dia 13.


O Podcast Cafezinho com William Lourenço trouxe nesta quinta-feira em seu site uma matéria com a repercussão do caso. Amanhã, às 9 da manhã, vai ao ar nosso episódio inédito no streaming de áudio, YouTube e Rumble com a cobertura completa.

Durante esta semana, entramos em contato com o Diretório Nacional do PTB, partido ao qual Zirleide era filiada, e o Ministério Público de Pernambuco para pedir um posicionamento oficial acerca dos fatos descritos. Por ter sido feriado na quarta e na quinta, ainda aguardamos resposta, que poderá nos ser enviada somente na semana que vem.

Ouça "PAGANDO COM A LÍNGUA- EPISÓDIO 17" no Spreaker.
William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem