PATROCINE O CAFEZINHO: doe qualquer valor por meio de nossa chave PIX
E-mail: podcastcafezinhooficial@gmail.com
Por William Lourenço
Se você estranhou ou achou muito impactante o título desta Coluna de Opinião, então consegui chamar sua atenção do jeito certo.
O Podcast Cafezinho surgiu em fevereiro de 2020 como uma opção alternativa e até descompromissada de levar informação, opinião, variedades e entretenimento àqueles que, inicialmente, nos ouviam todo sábado de manhã se protegiam da COVID em suas casas. Não imaginava que daqueles vídeos produzidos de forma tão simples para o YouTube, fôssemos expandir de tal forma que passaríamos a ser ouvidos no mundo inteiro, lidos e até premiados (se bem que os blogueiros de Buíque deram muita margem pra isso)...
Em 3 anos e meio de atividade, o Podcast Cafezinho se tornou referência de jornalismo verdadeiramente independente neste município tão grande em território, mas ainda tão pequeno em tantos aspectos como é Buíque. Nosso trabalho está longe de ser o melhor de todos (e reconhecemos isso), mas, de novo, aquilo que os concorrentes entregam faz nosso conteúdo ter sim mais qualidade e ser comparado com o que há de minimamente bom no verdadeiro jornalismo imparcial e construtivo à sociedade.
Fizemos por onde (em nossas matérias escritas, episódios em áudio e reportagens em vídeo) tentar abrir os olhos e as mentes das pessoas para que passem mais a pensar em seu município: não somente em quando terá tal festa, mas em como ele está funcionando. Se as contas estão em dia, se quem tá no comando está cumprindo com o que prometeu, se quem tem a obrigação de fiscalizar está assim fazendo... Enfim, se está tudo em ordem, como eu costumo perguntar nas aberturas dos episódios do Podcast Cafezinho pro streaming de áudio.
Só que, uma hora, este esforço começa a desgastar e a conta chega. E aqui vai uma mensagem séria de um cara que tem que lidar também com um negócio: o Podcast Cafezinho chegou em um momento onde ou passa a dar algum lucro para continuar levando seu conteúdo a quem acompanha (pois se tornou também um negócio), ou vai ser o jeito encerrar em definitivo para que não haja mais prejuízos.
Os episódios para o streaming voltam a serem transmitidos neste sábado e irão só até 23 de dezembro. Não terá Podcast Cafezinho em áudio já a partir do ano que vem, pois se tornou economicamente inviável. Nosso público, em sua maioria, consome nosso conteúdo do site (lendo as notícias). Desde que começamos, não tivemos nenhum patrocinador, mesmo expandindo. O site é monetizado, mas o Google AdSense ainda paga muito pouco pelas visualizações. Existe um receio infantil daqueles que têm marcas relevantes na região em patrocinar o Podcast Cafezinho, justamente pelo fato de não adotarmos lado político nenhum e de não favorecermos político nenhum. O que, a meu ver, é uma pena, pois fica mais feio pra eles.
Lançamos no ano passado um livro comemorativo com as melhores Colunas de Opinião escritas aqui, até mesmo como forma de arrecadar recursos para manter o Podcast Cafezinho. Infelizmente, as vendas do livro (que está disponível na Amazon) foram bem abaixo do esperado.
Também disponibilizamos as doações via PIX: quem nos acompanha pode transferir qualquer valor, apenas para que possamos manter este veículo funcionando. Há custos de internet e de manutenção de equipamentos que precisam ser pagos mensalmente.
Até o dia 25 deste mês (esta é minha previsão inicial: o prazo pode se estender ou diminuir, a depender das vendas), ficará aberta a Loja do William: loja virtual onde serão vendidos diversos produtos licenciados, tanto daqui do Podcast Cafezinho quanto do meu canal de comédia no YouTube (como mostrado no anúncio acima). É mais uma forma de tentar conseguir recursos pra manter o negócio funcionando, e de forma honesta (vale ressaltar).
As publicações em todos nossos canais oficiais foram diminuídas drasticamente, justo pelo fato de não darem retorno financeiro satisfatório.
Todas estas ações precisam ser tomadas por mim e estão sendo avisadas com antecedência a vocês: ouvintes, leitores e seguidores. Se até o fim deste ano, não houver qualquer patrocínio ou recebimento de receitas (seja pelas vendas dos produtos licenciados, dos livros ou mesmo dos acessos no site), o Podcast Cafezinho poderá ser desativado definitivamente já em 31 de dezembro de 2023.
Por isso, fica o apelo e um último pedido: se você realmente nos acompanha e gosta do nosso trabalho, ajude-nos. Compre um dos produtos licenciados na loja virtual. Compre nosso livro na Amazon. Patrocine doando qualquer valor pelo PIX. Caso você queira sua marca anunciada pela gente, entre em contato.