CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 15 DE AGOSTO

 

Apagão que deixou quase todo o país sem energia, sequestro relâmpago do prefeito de Pesqueira e trapalhada na divulgação de decreto em Buíque são alguns dos destaques desta terça-feira.

PATROCINE O CAFEZINHO: doe qualquer valor por meio de nossa chave PIX

E-mail: podcastcafezinhooficial@gmail.com


O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz em seu site o Cafezinho Expresso, com um resumo das notícias mais importantes desta terça-feira, 15 de agosto de 2023.


- APAGÃO: o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) registrou uma queda brusca na carga de energia devido a um problema no Sistema Interligado Nacional (SIN), causando um apagão em 25 estados e no Distrito Federal a partir das 8:30 da manhã de hoje. Roraima foi o único a não sofrer com esta queda por sua rede elétrica não estar interligada ao SIN. A região Norte foi a mais afetada, com uma queda em sua carga elétrica de mais de 85%. Alguns municípios de Pernambuco, como Buíque, também sofreram com o blecaute. Este já é o quinto apagão registrado no sistema elétrico brasileiro em 24 anos, tendo o último sido registrado no Amapá, em 2020. O restabelecimento do fornecimento de energia vem sendo feito aos poucos no país. Na região Nordeste, a energia voltou a algumas residências a partir do meio-dia. A provável causa da interrupção pode ter sido uma falha na interligação entre os subsistemas Norte/Nordeste e Sudeste/Centro-Oeste, junto com o acionamento de um esquema de alívio de carga na região Sudeste para evitar uma sobrecarga na rede nacional.


- SEQUESTRO RELÂMPAGO: o prefeito de Pesqueira, no agreste do estado, e um de seus funcionários foram vítimas de um sequestro relâmpago na tarde de ontem. Eles foram abordados por três bandidos ao chegarem em uma propriedade do político em Mimoso, distrito do município, e feitos de reféns em uma caminhonete. O veículo, que pertence a Bal, havia sido tomado pelos criminosos, que ainda roubaram celulares, alianças e relógios, além de fazer várias perguntas de cunho pessoal às vítimas. Bal e o funcionário foram deixados nas proximidades da zona urbana de Pesqueira. A caminhonete foi abandonada e encontrada alguns quilômetros depois. A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Pesqueira informou que ambos já registraram ocorrência na Polícia e que passam bem.


Imagem: Assessoria de Comunicação Social/ Prefeitura de Buíque-PE


- TRAPALHADA: a Festa da Juventude ocorrerá nesta sexta-feira em Buíque, e o município do agreste de Pernambuco acabou cometendo uma trapalhada ao informar sobre um decreto assinado pelo prefeito Arquimedes Valença, que irá transferir o dia de funcionamento da feira livre nesta semana (imagem acima). A feira, que tradicionalmente funciona aos sábados, foi antecipada para esta sexta. O problema é que na imagem divulgada pela Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura, em vez de mostrar a imagem do decreto em questão, foi inserido um ofício da Secretaria de Educação assinado por Marilan Belisário no dia 1º deste mês. Marilan deixou o cargo de secretária na semana passada. Eis aqui a transcrição:

"Ilustríssimo Sr. Arquimedes Guedes Valença, 

Prefeito do Município de Buíque,

Sirvo-me do presente Ofício para informar a PMB que a Secretaria Municipal de Educação realizará o projeto Adolescência e Puberdade: Transição da Infância para Idade Adulta, que ocorrerá nos dias 08 a 10 de agosto nas respectivas escolas, seguindo em anexo o cronograma com os locais, horários e programação.

Sem mais para o momento, agradecemos pela atenção".

Ainda se encontra escrito à mão no ofício os dizeres: "passar imprensa- cópia convite".

A imagem foi corrigida horas depois pela Assessoria e a postagem anterior, apagada.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem