PUBLICIDADE: Linha de produtos licenciados do Podcast Cafezinho à venda
PATROCINE O CAFEZINHO: doe qualquer valor por meio de nossa chave PIX
E-mail: podcastcafezinhooficial@gmail.com
O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco, por meio da sua Primeira Câmara, votou a favor das reintegrações de sete aprovados no concurso público realizado em Buíque, município do agreste do estado, no ano de 2016. O julgamento ocorreu no dia 1º de agosto, mas a deliberação só foi disponibilizada nesta semana.
O processo analisou as reintegrações de dois professores do Ensino Fundamental, dois guardas municipais, uma auxiliar de laboratório, uma assistente social e um auditor fiscal por força de decisões judiciais. Em janeiro de 2017, a Prefeitura de Buíque (chefiada por Arquimedes Valença) havia anulado estas nomeações por meio de um decreto. A justificativa seria o período de três meses antes da eleição municipal, que impediria por lei as nomeações. Sentindo-se prejudicados, os sete nomeados entraram com processos na Justiça e ganharam no ano passado, obrigando o Executivo buiquense a readmiti-los para as funções nas quais eles haviam sido aprovados por concurso público.
O TCE analisou a legalidade destas reintegrações que, para os conselheiros, seguiu os prazos legais estabelecidos (entre fevereiro e setembro de 2017) e estavam amparados pela Constituição Estadual e pela Lei Municipal Nº 241/2009, em seu artigo 62. A Primeira Câmara do órgão, por unanimidade, aprovou os registros de admissão em questão.
Em 18 de julho, o TCE já havia aprovado os registros de admissão de outras 20 pessoas nomeadas no concurso público de Buíque.
Por outro lado, no mês passado, o mesmo órgão julgou ilegal a seleção simplificada realizada pelo município em 2021 por avaliar que certos cargos devem ser preenchidos somente por meio de concurso público. Além disso, as extrapolações com despesas de pessoal e a contratação de pessoas com acúmulo indevido de função foram usados como justificativa para a determinação da ilegalidade do processo, que havia contratado 682 pessoas.