PATROCINE O CAFEZINHO: doe qualquer valor por meio de nossa chave PIX
E-mail: podcastcafezinhooficial@gmail.com
O Podcast Cafezinho com William Lourenço informa, por meio deste Comunicado Oficial, a seus seguidores, leitores e ouvintes que concorre novamente ao Prêmio Sebrae de Jornalismo. Este será o terceiro ano consecutivo em que estaremos entre os veículos de imprensa avaliados pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com os melhores trabalhos audiovisuais que abordam o tema Empreendedorismo. E, pela primeira vez, concorreremos em duas categorias.
O episódio especial A Força do Empreendedorismo no Brasil Pós-Pandemia, veiculado nas plataformas de streaming de áudio no dia 07 de maio, foi classificado para avaliação do júri na categoria Áudio do prêmio. Em 2021 e 2022, chegamos entre os finalistas da categoria Áudio na Etapa Estadual em Pernambuco, garantindo o terceiro lugar na premiação em ambas as edições.
Já a nossa reportagem especial sobre O Raio-X da Economia de Buíque, publicada aqui no site no dia 29 de maio, foi classificada para avaliação do júri na categoria Texto. É a primeira vez que o site do Podcast Cafezinho tem uma matéria escolhida para concorrer nesse prêmio.
Ainda terão as categorias Foto e Vídeo (a nível estadual, regional e nacional), além das categorias especiais Grande Prêmio e Empreendedorismo Social (somente a nível nacional, para o melhor conteúdo jornalístico que aborde o empreendedorismo social no país, em qualquer categoria). Ainda está prevista a premiação ao Jornalista Parceiro do Empreendedor, homenagem especial do Sebrae nacional ao profissional que se destaca na cobertura jornalística do empreendedorismo no Brasil.
Os trabalhos vencedores das etapas estaduais avançam para a etapa regional, onde passarão por uma avaliação de outra comissão de jurados. Os vencedores das etapas regionais avançam como finalistas da etapa nacional do prêmio, que comemora sua décima edição em 2023 e será realizada em Brasília em um evento marcado para novembro.
A nível nacional, os vencedores por categoria (Áudio, Vídeo, Texto e Foto) ganham um notebook. O vencedor do prêmio especial Empreendedorismo Social recebe um celular de última geração, e o vencedor do Grande Prêmio recebe um celular de última geração, além do notebook já recebido em uma das quatro categorias vencidas anteriormente. Além de Pernambuco, outros 22 estados e o Distrito Federal realizarão as premiações das etapas estaduais do prêmio.
SOBRE O 10º PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO
O Prêmio Sebrae de Jornalismo é um concurso jornalístico instituído pelo Sebrae, que se tornou referência no fomento do jornalismo sobre empreendedorismo no Brasil. Na 9ª edição, realizada em 2022, o prêmio recebeu mais de 1,1 mil inscrições de todo o Brasil e premiou 86 trabalhos já na primeira etapa, que ocorreu em 21 estados, além de prestigiar os vencedores nacionais.
O tema central desta edição é “A contribuição dos pequenos negócios para o desenvolvimento econômico e social do país”. Os pequenos negócios respondem por 99% das empresas brasileiras e 30% do PIB, beneficiando direta ou indiretamente mais de 40% da população. Eles concentraram quase 80% dos empregos formais gerados no Brasil em 2022, desempenhando um papel fundamental na retomada econômica pós-pandemia.
Neste contexto, o Prêmio Sebrae de Jornalismo premiará matérias que melhor abordem o tema, considerando os diversos aspectos relacionados ao universo do empreendedorismo no Brasil, tais como os listados abaixo:
2.1.1 – Empreendedorismo: temática que aborda iniciativas vitoriosas de empreendedores e apresenta orientações sobre a abertura de micro e pequenos negócios formais no Brasil, sua manutenção e expansão, bem como sua relevância no contexto econômico e social em que se encontram.
2.1.2 – Produtividade e Competitividade: sobre empresas, iniciativas, projetos e prestações de serviços que alavanquem a produtividade e a competitividade entre as micro e pequenas empresas.
2.1.3 – Inovação e Startups: aborda práticas de inovação ou propostas que incentivem a inovação entre os pequenos negócios, assim como o desenvolvimento e o fortalecimento do ecossistema de startups.
2.1.4 – Inclusão Produtiva e Sustentabilidade: sobre ações individuais ou coletivas que consideram os problemas em comunidades em situação de vulnerabilidade, negócios que incentivam a geração de renda e emprego nessas localidades, bem como ações de empresários que fazem a gestão do negócio focada na responsabilidade social, trabalhando aspectos da agenda ESG.
2.1.5 – Transformação Digital: sobre a digitalização de negócios que se transformaram para atender às necessidades dos clientes; ações de promoção da transformação digital ou de negócios surgidos a partir das necessidades do ambiente online.
2.1.6 – Políticas Públicas e Legislação: aborda ações públicas de todas as esferas de governo e legislações específicas, que contemplem o universo dos pequenos negócios, a exemplo de possíveis alterações no MEI (Microempreendedor Individual), de novas linhas de créditos lançadas pelo governo em favor do ambiente de negócios das MPE (micro e pequenas empresas), entre outras iniciativas.
2.1.7 – Acesso a crédito: sobre gestão financeira dos pequenos negócios, dificuldades de acesso a crédito, cenário do crédito no Brasil, importância dos empréstimos para a manutenção das empresas e conteúdos que prestem serviço em relação à tomada de empréstimos no Brasil.
2.1.8 – Empreendedorismo Social: sobre ações e negócios que praticam o empreendedorismo social, com produtos e serviços inovadores que buscam solucionar ou minimizar problemas sociais gerando impacto positivo para comunidades ou grupos; histórias inspiradoras de empreendedores que investem na transformação de realidades por meio de seus negócios.
São 1.899 trabalhos de todo o Brasil a serem avaliados pelo júri do Sebrae nas quatro categorias.