BUÍQUE: DISCUSSÃO NA CÂMARA DE VEREADORES PODE TERMINAR NA JUSTIÇA

 

Sessão da última quarta-feira ficou marcada pelo bate-boca entre o vereador Elson Francisco e Regiane dos Santos, presidente do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural) Moxotó. A Assessoria Jurídica da Câmara confirmou ao Podcast Cafezinho que irá processar Regiane pelas falas consideradas "difamatórias" contra ele e os demais membros da casa já nesta semana.

PATROCINE O CAFEZINHO: doe qualquer valor por meio de nossa chave PIX

E-mail: podcastcafezinhooficial@gmail.com


O que era para ser uma sessão plenária comemorativa pelos 169 anos de emancipação política em Buíque, no agreste de Pernambuco, acabou, infelizmente, sendo ofuscada por um forte desentendimento entre a presidente do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) Moxotó e um dos membros da Câmara de Vereadores.

Regiane dos Santos compareceu ao plenário para responder às críticas que o vereador Elson Francisco havia feito em sessões anteriores ao sistema, implementado em Pernambuco pelo ex-governador Paulo Câmara em 2021 e que vem, junto à Prefeitura de Buíque, conduzindo algumas obras de saneamento básico em comunidades rurais do município. O dessalinizador do Assentamento Dois Irmãos está entre essas obras.

Visivelmente incomodada e irritada com estas falas, Regiane utilizou seu espaço de resposta para, além de explicar como o SISAR operava, cutucar Elson de forma indireta: dizendo, dentre outras coisas, que "não aceitaria críticas de quem não investiu nem foi atrás". Disse ainda que as críticas do vereador eram infundadas, que não as aceitaria e que elas mais atrapalhavam do que ajudavam. Que a fala sobre cobrança de água por parte do SISAR era infeliz e que ele, ao dizer que o sistema tinha vindo do Ceará pra privatizar a água de Buíque, estava defendendo "pensamentos vazios".

No entanto, quando Regiane foi explicar sobre a inauguração das obras do SISAR Moxotó (que, segundo ela, ainda não ocorreu, pois só o Governo do Estado pode fazer isso), ela soltou uma nova crítica aos vereadores (e desta vez, foi de forma geral), perguntando quantos deles se levantavam de suas cadeiras pra pedir à Secretaria Estadual de Recursos Hídricos obras que levem água à população, e completou:

"... vão pedir emenda pra botar no bolsinho... pra comprar o votinho no ano que vem..."

Regiane ainda cobrou que as conversas sobre o tema sejam mais alinhadas "para cima" entre o órgão e o Legislativo e, de novo, criticou os vereadores por, segundo ela, somente aparecerem pra tirar foto nas obras enquanto o povo está sofrendo:

"É bem mais interessante a gente saber que fez um benefício pra aquela comunidade do que, muitas vezes, aparecer em uma foto".

Depois da presidente do SISAR Moxotó, foi a vez do vereador Elson Francisco tomar a palavra. Ele assumiu a autoria das críticas, repetindo-as e até chegando a ser interrompido por um instante pela Regiane, que depois deixou a sessão. Essa atitude gerou ainda mais raiva nos vereadores, que se sentiram desrespeitados e humilhados por ela.

Os vereadores Leonardo de Gilberto, Creusa Couto, o próprio Elson Francisco, além de Maria Clara e o presidente da casa, Felinho da Serrinha, repudiaram em seus discursos a atitude de Regiane dos Santos: tanto das falas direcionadas aos legisladores quanto ao fato de ir embora quando os mesmos a responderiam. Elson, ao se defender, cometeu um ato falho ao proferir uma fala machista contra Regiane, ao mandá-la "caçar uma lavagem de roupa" (como vocês poderão ver no vídeo sobre a sessão).

Ainda na sessão, foi pedido por Elson o acionamento da Assessoria Jurídica da Câmara para que tomasse as devidas providências legais contra a presidente do SISAR Moxotó por seus diálogos considerados caluniosos e difamatórios aos membros da casa.

O Podcast Cafezinho com William Lourenço entrou em contato, durante o fim de semana, com alguns representantes da Câmara de Vereadores de Buíque, e buscou com eles uma manifestação oficial acerca deste fato por parte de sua Assessoria Jurídica (como foi explicado por nós em nosso Comunicado Oficial publicado na noite deste sábado). O contato nos foi retornado na tarde deste domingo pelo Dr. José Antônio, um dos advogados que compõem essa assessoria, ao jornalista William Lourenço.

Segundo ele, a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (a qual o SISAR é subordinada) será notificada sobre as falas consideradas infelizes de Regiane dos Santos. Que existe sim a avaliação de que houve o cometimento dos crimes de calúnia e difamação contra os vereadores, que uma resposta ao pedido feito por Elson Francisco será apresentada em Plenário já na sessão desta quarta-feira, dia 17 de maio, e que uma representação será encaminhada à justiça para que ela seja responsabilizada criminalmente. Também nos foi garantido que, caso esta manifestação fosse publicada antes da próxima sessão, sua íntegra seria enviada ao Podcast Cafezinho para conhecimento do público.

O vereador Elson Francisco também foi contatado para se manifestar sobre o incidente da última quarta-feira na Câmara. Durante a produção dessa reportagem, ele não retornou nosso contato. Havendo manifestação por parte dele, o espaço segue aberto.

Para melhor compreensão do texto e do contexto dos fatos apresentados nesta reportagem, você pode clicar aqui e conferir a íntegra da sessão da Câmara de Vereadores de Buíque em seu canal oficial no YouTube.

Também disponibilizamos, em nosso canal oficial no YouTube, um vídeo especial com as falas de maior destaque dessa sessão.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem