OPINIÃO: A ÚNICA CERTEZA INEVITÁVEL

Foto de Mike B para Pexels

PATROCINE O CAFEZINHO: doe qualquer valor por meio de nossa chave PIX
E-mail: podcastcafezinhooficial@gmail.com

Por João Gabriel Silva

Na vida há poucas certezas. Contudo, existe uma que é geral: seja na filosofia, seja na religião ou em qualquer outra coisa.
A certeza da finitude (morte) assombra alguns, acalenta outros, mas ninguém está imune a ela. Desde pequenos somos apresentados a esta condição do existir. Morrer nos é apresentado como a única coisa inevitável.
Não temos controle, não sabemos quando ela chegará. Afinal, ela sempre nos toma de assalto. Passamos a vida inteira com um fantasma caminhando conosco, mas não nos damos conta que é ele que nos movimenta a fazer as coisas. Ora, se eu vou morrer um dia, então tenho de fazer algo que crie algum significado enquanto minha hora não chega.
A existência, por assim dizer, só faz sentido por conta que sabemos que ela chegará ao fim. Diz-se popularmente que “o começo e o fim não importam, desde que o meio faça algum sentido". Normalmente, o assunto morte só vem à nossa cabeça quando alguém próximo se vai. Nestes momentos, procuramos consolo em qualquer coisa para suportar a dor: seja a ideia de que a pessoa está em um lugar melhor (a religião faz muito isso), racionalizamos também caso a religião não nos baste, damos desculpas para encarar o fato de que aquela pessoa naquele momento cumpriu o seu papel, sem arrependimentos ou não (isso depende da vida que cada ser leva)... Enfim...
Somos seres no mundo, vivemos no mundo, para o mundo, tendo vivências que nos elevam ou nos entristecem, mas seguir em frente é a única opção viável existencialmente falando. Cada pessoa lida com a morte à sua maneira: uns ficam bem, outros nem tanto, porém, ela é como o vilão Thanos dos Vingadores: Inevitável!!!
Aproveite, lute, batalhe, não esqueça daqueles que já se foram, regozije-se por aqueles que ainda partilham da existência com você. VIVA!!!

NOTA: devido ao falecimento da avó do historiador e colunista João Gabriel Silva, que ocorreu na tarde desta quinta-feira, o Podcast Cafezinho ficará inativo em suas redes sociais e site durante 24 horas, contados a partir da meia-noite desta sexta, 24 de março, em sinal de respeito. Desde já, fica registrado nossas condolências e toda solidariedade aos familiares enlutados neste momento tão difícil.

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem