O prefeito de Buíque, município do agreste de Pernambuco, assinou um decreto nesta segunda-feira que, dentre outras coisas, retoma algumas medidas de contenção contra a COVID-19. Arquimedes Valença (MDB) precisou retomar tais medidas após o município registrar, entre os dias 21 e 25 de novembro, 17 novos casos da doença, provocados pela circulação das novas subvariantes BQ1 e XBB, geradas a partir da variante Omicron.
Pelo decreto que já está em vigor, o uso de máscaras volta a ser obrigatório em todas as unidades de saúde do município, incluindo o Hospital Municipal. As repartições públicas precisarão disponibilizar álcool em gel 70% para a higienização das mãos das pessoas, e os profissionais de saúde serão obrigados a apresentar perante seus superiores que já completaram seu esquema vacinal com as quatro doses (já contadas as duas de reforço).
Ainda não há previsão de que o uso de máscaras volte a ser obrigatório em todo o município, mas a recomendação é que a população busque completar seu esquema vacinal contra a COVID-19 na unidade de saúde mais próxima de sua residência e mantenha os cuidados de higienização das mãos, proteção da mucosa bucal e nasal, além do distanciamento (se possível).