ELEIÇÕES 2022: GOVERNO DE PERNAMBUCO E PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SERÃO DECIDIDOS NO SEGUNDO TURNO

 

Lula e Jair Bolsonaro disputarão quem será o próximo Presidente do Brasil a partir de 2023. Rejeição dos eleitores a ambos os candidatos, além do alto índice de abstenção, foi crucial para que nenhum deles ganhasse na votação de hoje. Em Pernambuco, Marília Arraes e Raquel Lyra tiram o PSB do comando do estado após 16 anos (Divulgação/ Portal de Resultados do TSE)

Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


A eleição presidencial será definida no segundo turno, como já era previsto. Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL) dividiram a liderança na apuração deste domingo, mas sem que nenhum dos dois chegasse a conquistar os votos necessários para decidir já no primeiro turno, como também já era previsto.

A confirmação de segundo turno entre os presidenciáveis foi dada pelo Tribunal Superior Eleitoral por volta das 9 horas da noite. O ex-presidente terminou na primeira posição com 48,41% dos votos válidos. Já o atual e candidato à reeleição ficou com 43,21%.

Simone Tebet (MDB) terminou na terceira posição com 4,16% e Ciro Gomes (PDT) em quarto, com 3,05%. Estes dois candidatos serviram como âncoras para que nem Lula nem Bolsonaro alcançassem os 50% dos votos mais um, necessários para uma vitória tranquila. O resultado foi comentado em ambos os lados, visivelmente frustrados com essa prorrogação, por mais quatro semanas, do resultado final.


Já em Pernambuco, a disputa para o Governo do Estado ficará pela primeira vez na história entre duas candidatas, e pela primeira vez em dezesseis anos sem um candidato do PSB participando: Marília Arraes (Solidariedade) e RaqueLyra (PSDB). A ex-deputada federal e neta do ex-governador Miguel Arraes obteve 23,97% dos votos válidos, enquanto que a ex-prefeita de Caruaru conseguiu 20,58% dos votos, em uma das apurações mais apertadas para Governador de todo o país. O terceiro colocado foi Anderson Ferreira (PL) com 18,15%. Danilo Cabral, que era o candidato do PSB para suceder Paulo Câmara, amargou um quarto lugar com 18,06%. Miguel Coelho (União Brasil) ainda obteve 18,04% dos votos.

A notícia da ida de Raquel ao segundo turno veio algumas horas após seu marido, o empresário Fernando Lucena, sofrer um mal súbito e falecer aos 44 anos em Caruaru. Seu corpo foi velado, numa cerimônia reservada a parentes e amigos, e enterrado no final da tarde de domingo. Sua candidata a vice, Priscila Krause, foi à imprensa para agradecer aos pernambucanos pelo resultado.

O segundo turno de votação será realizado em todo o Brasil para Presidente no dia 30 de outubro. Amanhã, às 9 da noite, vai ao ar o episódio especial do Podcast Cafezinho com a cobertura completa deste dia de eleição em mais de 20 plataformas de streaming de áudio, YouTube e Rumble.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem