Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
Nesta quarta-feira, representantes dos candidatos à Presidência da República, das Forças Armadas, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outras instituições e entidades da sociedade civil foram à sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, para conhecerem a sala de acompanhamento das apurações que será utilizada nas eleições gerais, já a partir deste domingo. O ministro Alexandre de Moraes, atual presidente do TSE, foi quem convidou estes representantes para mostrar que, ao contrário do que vem sendo divulgado, a contagem dos votos, bem como o próprio sistema eleitoral brasileiro, é transparente, seguro e confiável.
A Seção de Totalização, vinculada à Secretaria de Tecnologia da Informação do órgão, é para onde todos os votos computados nas urnas eletrônicas espalhadas pelo Brasil serão enviados, por meio de um sistema exclusivo do TSE e sem interferência externa de hackers, por exemplo. O voto que você der na urna é o mesmo que será computado nessa sala em Brasília: esse processo ocorre desde 1996, sem qualquer registro de fraude ou adulteração de resultados.
“É uma sala, como vocês podem ver, aberta, clara. Não é nem sala secreta e nem escura”, disse Moraes, ao comunicar à imprensa que, no dia das eleições, o espaço estará disponível a partir das 16h30 para que todas as entidades fiscalizadoras, partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público Eleitoral possam acompanhar a totalização dos resultados diretamente do local.
A sala é um ambiente de trabalho convencional, com computadores distribuídos em baias e com acesso livre para os representantes das instituições fiscalizadoras, como Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Federal, partidos políticos, Forças Armadas e observadores internacionais. Amanhã, o TSE começa a recepcionar os representantes dos observatórios internacionais que acompanharão a apuração no domingo, dia 2 de outubro.
Segue a lista completa de todos os presentes na visita desta quarta-feira (disponibilizada ao Podcast Cafezinho pela própria Secretaria de Comunicação Social do TSE):
Autoridades presentes:
Ministro da Defesa, General Paulo Sergio Nogueira de Oliveira
General Vergara
Coronel Marcelo Nogueira de Sousa
Coronel Wagner Oliveira da Silva
CF Marcus Rogers Cavalcante Andrade
Dr. Paulo Gonet, Vice-Procurador-Geral Eleitoral
Dr. Beto Simonetti, Presidente do Conselho Federal da OAB
Partidos Políticos e Candidatos:
Ministro Eugênio Aragão, Luiz Gustavo e Guilherme (representando o presidenciável Lula/PT)
Valdemar Costa Neto e Carlos Rocha (representando o presidenciável Bolsonaro/PL)
Renato Oliveira Ramos (representando a presidenciável Simone Tebet/MDB)
Ezikelly Barros (representando o presidenciável Ciro Gomes/PDT)
Barbara Lobo do Amaral (representando a presidenciável Soraya Thronicke/União Brasil)
Gustavo Mascarenhas Lacerda Pedrina e Luiz Gustavo Pereira da Cunha (representando o presidenciável Padre Kelmon/PTB)
Organização
Henrique Aparecido da Rocha (CGU)
Bruno Sousa Lima (TCU)
Rodrigo Borges (Confea)
João Vítor Borges (Transparência Eleitoral do Brasil)
Marco Aurélio R. da Cunha e Cruz (MOE FDV)
Daniela Rodrigues Teixeira (MOE ABJD)
Vinicius Colli (NEPEDI UERJ)
João Vítor Borges (TRANSPARÊNCIA BRASIL)
Melillo Dinis do Nascimento (MCCE e CNBB)
Vice presidenta institucional Rita Lima (ANADEP)
Nicolas Javier (Carter Center)