CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 12 DE SETEMBRO

 

Destaque vai para as Eleições 2022: faltam 20 dias para os brasileiros irem às urnas, e o Podcast Cafezinho está dentre os veículos de imprensa credenciados pelo TSE para a cobertura do pleito (Imagem: Assessoria de Imprensa do Tribunal Superior Eleitoral)

Este Cafezinho Expresso é trazido a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião": adquira já o seu exemplar clicando aqui


O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um resumo das notícias mais importantes desta segunda-feira, 12 de setembro de 2022, em seu Cafezinho Expresso:


- Faltam exatos 20 dias para as Eleições 2022. Em 2 de outubro, mais de 156 milhões de brasileiros estarão aptos a votar no próximo Presidente da República, além de escolherem os novos Governadores dos 26 estados e Distrito Federal, e os representantes das Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal. Mais de 1,7 milhão de mesários atuarão nas 2.637 zonas eleitorais espalhadas em todo o território nacional. Os números gigantescos da logística da eleição geral ainda contam com 22 mil servidores da Justiça Eleitoral, 3 mil juízes e juízas eleitorais, além de 3 mil promotores e promotoras eleitorais que têm, como uma de suas responsabilidades, checar e deixar em ordem as mais de 577 mil urnas eletrônicas a serem utilizadas na votação.


- O Podcast Cafezinho conseguiu, perante o Tribunal Superior Eleitoral, credenciamento para o Centro de Divulgação das Eleições (CED) Virtual e está dentre os veículos de imprensa aptos a fazer a cobertura da votação nos dias 2 e 30 de outubro. Esta é a segunda vez, desde nossa criação em fevereiro de 2020, que conseguimos o credenciamento para fazer uma cobertura eleitoral oficial por parte do TSE.


- Ainda falando no TSE, a Assessoria de Imprensa do órgão precisou vir a público nesta segunda-feira para explicar que, ao contrário do que vinha sendo noticiado, não há qualquer acordo com as Forças Armadas ou outras entidades de fiscalização para uma análise paralela e diferenciada em tempo real da contagem de votos no dia da eleição. A princípio, os militares teriam recebido uma permissão especial para acompanhar a apuração em 385 urnas por todo o país, para conferir se os dados dessas urnas são os mesmos que chegam aos locais de apuração. Essa suposta checagem está relacionada com a insistência do atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que desde o ano passado, vem questionando o sistema eleitoral brasileiro: o mesmo pelo qual foi eleito em 2018 e nas demais eleições como deputado federal pelo Rio de Janeiro desde 1998. A urna eletrônica foi implementada no Brasil em 1996.

A íntegra da nota do TSE pode ser lida clicando aqui. O Ministério da Defesa, até o momento, não se manifestou sobre o assunto.


- Faltam dois dias para a cerimônia de entrega da etapa pernambucana do 9º Prêmio Sebrae de Jornalismo. O prêmio, organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), busca reconhecer os veículos de imprensa em todo o Brasil que trazem o empreendedorismo como pauta em suas matérias e reportagens.

O Podcast Cafezinho, pelo segundo ano consecutivo, é finalista na categoria Áudio. Em 2021, garantimos o terceiro lugar com nosso Especial Empreendedorismo. Desta vez, concorremos com o episódio sobre O Empreendedorismo no Brasil nos Últimos 50 Anos, que foi ao ar nas plataformas de streaming de áudio em maio deste ano. Os demais concorrentes nesta categoria são trabalhos do Portal LeiaJá e da Rádio Jornal de Recife.

A cerimônia de entrega da etapa pernambucana do PSJ será realizada na sede do Sebrae Pernambuco, em Recife. E você poderá acompanhar, ao vivo, aqui em nosso site nesta quarta-feira, a partir das 6:30 da tarde, horário de Brasília.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem