Esta cobertura especial das Eleições 2022 é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz um resumo das notícias mais importantes e mais recentes sobre as Eleições 2022, em seu Cafezinho Expresso.
Reprodução/ Tribunal Superior Eleitoral |
- A Escola Judiciária Eleitoral, vinculada ao Tribunal Superior Eleitoral, promoveu o curso "Cobertura das Eleições 2022 e Direito Eleitoral", para preparar jornalistas e especialistas da área para propagar os conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral. A capacitação foi realizada em formato de Ensino a Distância (EaD). O jornalista William Lourenço, criador e administrador do Podcast Cafezinho, também participou e recebeu um certificado ao final deste curso. Foram cinco aulas on-line apresentadas de 22 a 29 de agosto. Durante esse período, os especialistas da Justiça Eleitoral falaram sobre temas diversos como arrecadação e gastos de campanha; sistema eletrônico de votação; normas aplicadas às Eleições 2022; ações de combate á desinformação, dentre outros.
- Por 5 votos a 2, os ministros do TSE votaram parcialmente a favor de um recurso do Diretório Nacional do PT e multaram a Cooperativa dos Produtores Agropecuaristas do Paraíso (COPPER), no Mato Grosso do Sul, por propaganda eleitoral antecipada. A multa de R$ 5 mil é cobrada por causa de um outdoor colocado em janeiro deste ano, favorável ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL), à época pré-candidato à reeleição. Além da cooperativa e de Bolsonaro, o ministro da Cidadania, João Roma, e uma empresa de locação foram citados na representação do partido aos ministros do TSE, que entenderam que a responsabilidade da veiculação do outdoor era exclusiva da cooperativa. Os demais citados foram inocentados no julgamento.
- Começou nesta terça-feira o julgamento, por parte do TSE, dos registros de candidatura a Presidente e Vice-Presidente da República. Até o dia 12 de setembro, os ministros da corte terão de avaliar se os onze candidatos estão aptos a concorrer ao cargo. O primeiro presidenciável que teve seu registro julgado e deferido foi Léo Péricles (Unidade Popular). Sua vice, Samara Martins da Silva (do mesmo partido), também teve sua candidatura aprovada. Ambos foram aprovados por unanimidade. Além de Léo Péricles, os demais presidenciáveis que já tiveram suas candidaturas deferidas são: Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D'Ávila (NOVO), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).
No caso dos registros de candidatura a Governadores e Vice-Governadores, quem julga são os ministros dos Tribunais Regionais Eleitorais de cada um dos 26 Estados e Distrito Federal.
- O Podcast Cafezinho trouxe aqui no site, em 19 de agosto, uma lista com dezenove nomes de candidatos a deputado federal e estadual por Pernambuco que o Ministério Público Eleitoral havia pedido a impugnação de seus registros de candidatura ao Tribunal Regional Eleitoral. O órgão decidiu nesta segunda pela impugnação da candidatura de Glauco Matias de Souza, ou Glauco de Maria (Republicanos), que concorria a deputado estadual. Glauco era servidor do Tribunal de Justiça de Pernambuco e foi demitido em 2017 após um processo administrativo constatar irregularidades em sua conduta como funcionário do órgão. Esse tipo de demissão é punível na Lei da Ficha Limpa com a inelegibilidade por oito anos. Os ministros do TRE entendem que esse prazo de inelegibilidade só se encerra em 2025.
O candidato a deputado estadual Humberto Marreta (ou José Humberto da Silva, do Republicanos) também teve seu registro de candidatura indeferido pelo TRE-PE, por não estar quite com sua prestação de contas de candidato em 2020, quando concorria a vereador no Recife. Ambos podem recorrer das decisões ao Tribunal Superior Eleitoral.
Sobre os onze candidatos a Governador, somente Anderson Ferreira (PL) e Jadilson Bombeiro (PMB) tiveram seus registros deferidos pelo TRE até o momento.