Destaques desta edição são a condenação do ex-procurador Deltan Dallagnol no Tribunal de Contas da União, e a estreia da nova identidade visual do Podcast Cafezinho em seus perfis oficiais e site. |
A cobertura especial do Podcast Cafezinho nas Eleições 2022 é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
E FeaturePoints: seja recompensado testando aplicativos e jogos gratuitos em seu celular. Clique aqui e baixe o aplicativo com nosso código exclusivo e já garanta 50 pontos.
A cobertura do Podcast Cafezinho nas Eleições 2022 continua, com os seguintes destaques:
- O ex-procurador Deltan Dallagnol, que ficou conhecido por causa da Operação Lava Jato, teve suas contas rejeitas e foi condenado pelo Tribunal de Contas da União nesta terça-feira por gastos indevidos com passagens e diárias enquanto trabalhava na Procuradoria da República em Curitiba. Além dele, o ex-procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o procurador João Vicente Beraldo Romão também tiveram suas contas rejeitadas pelo TCU. O valor atualizado de todas as diárias que os três precisarão restituir aos cofres públicos passa dos R$ 2,8 milhões, a ser pago em 36 parcelas. Além disso, cada um terá de pagar uma multa no valor de R$ 200 mil. Como Janot e Beraldo ainda são funcionários do Ministério Público Federal, as parcelas serão descontadas diretamente de seus salários.
Segundo os ministros da 2ª Câmara Ordinária do TCU (que julgou a ação), Deltan e os demais praticaram atos "antieconômicos, ilegais e ilegítimos" que podem caracterizar crime de improbidade administrativa. Isso pode acabar melando a candidatura de Deltan (filiado ao Podemos) a deputado federal pelo Paraná, uma vez que esta condenação já o enquadraria na Lei da Ficha Limpa, o deixando inelegível por oito anos.
A Operação Lava Jato, que investigava diversos esquemas de corrupção e que teve seu ápice com a prisão do ex-presidente Lula, começou em 2014 e foi encerrada no ano passado. Desde então, diversas ações questionando a legitimidade da operação e de seus principais integrantes seguiram na justiça. As ações abertas contra Lula, inclusive a que levou o petista à cadeia em 2018, voltaram à estaca zero após o Supremo Tribunal Federal declarar que o ex-juiz Sérgio Moro foi parcial nos julgamentos.
Por nota, Deltan Dallagnol disse estar sendo perseguido e já avisou que irá recorrer da decisão do TCU. Para que sua candidatura não seja impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral, ele precisa reverter essa decisão até a próxima segunda, 15 de agosto, último dia para a solicitação dos registros de candidatura em todo o Brasil.
- O Podcast Cafezinho estreia nesta terça-feira, dia 09 de agosto, sua mais nova identidade visual. Nossa logomarca passou por uma atualização em seu background. Além disso, nossas postagens no Facebook e Instagram receberão uma nova roupagem. O site agora está com novas cores, similares às da nova logomarca. As novas vinhetas em nossos canais oficiais no YouTube e Rumble estreiam já no próximo episódio do nosso podcast, que será transmitido neste sábado, 9 da manhã.