Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
Ocorreu na tarde desta terça-feira uma cerimônia para anunciar o início das obras de abastecimento de água nos distritos do Carneiro e Barro Preto, em Buíque, município do agreste de Pernambuco. A solenidade ocorreu no auditório da Escola Municipal Manoel Benício de Siqueira, no distrito do Carneiro, e contou com a presença de algumas autoridades municipais, representantes do Sistema Integrado de Saneamento Rural (SISAR) e moradores dos dois distritos e das zonas rurais do entorno.
O SISAR foi implementado em abril do ano passado pelo governador Paulo Câmara (PSB) para que as áreas rurais de Pernambuco recebam políticas públicas de saneamento básico, como água encanada e tratamento de esgoto. Ele é dividido em três regiões: Moxotó (que contempla o município de Buíque), Alto Pajeú e Sertão Central e Araripe. A entidade está vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos.
Dentre as obras anunciadas, estão as instalações dos dois dessalinizadores nos poços do assentamento Dois Irmãos, a 6 km de distância do Carneiro. No final de julho, uma equipe do SISAR havia visitado o local e iniciado os estudos para possibilitar a instalação dos equipamentos, conforme reportagens publicadas em nosso site e canal no YouTube. Conforme anunciado pelo secretário municipal de Agricultura, Aldir Régis, essa instalação deverá ser feita no dia primeiro de setembro.
Contando com as demais obras de saneamento, o custo será de pouco mais de R$ 3 milhões. 2.800 pessoas serão diretamente beneficiadas com água encanada e esgotamento sanitário. A previsão é de que tudo fique pronto e seja entregue até o primeiro trimestre do ano que vem.