Jadilson Bombeiro (PMB) é o primeiro candidato oficializado a concorrer ao Governo de Pernambuco. Prazo para oficialização pelos partidos vai até o dia 5 de agosto (Reprodução/ Portal G1) |
Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Partido da Mulher Brasileira (PMB) oficializou nesta sexta-feira o nome de Jadilson Francisco de Andrade, mais conhecido como Jadilson Bombeiro, como seu candidato ao Governo de Pernambuco nas eleições de outubro. Jadilson é o primeiro, dentre todos os candidatos a governador, que foi oficializado por seu partido. A convenção também escolheu a tenente Rose Viana como vice e Teio Ramos como candidato ao Senado.
Jadilson tem 43 anos, é formado em Direito e Ciências Políticas, trabalhou como tenente do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (daí o apelido Jadilson Bombeiro) e foi jogador de futebol com passagens por clubes como o Sport e o Paissandu. Iniciou sua carreira política em 2016, e desde 2020 era suplente de vereador em Olinda.
Teio Ramos, ou Daniel de Paula Ramos, tem 45 anos. Está cursando Administração, é empresário do ramo da construção civil e também é suplente de vereador em Olinda. É conhecido por manter um projeto social que apoia famílias pobres naquela região.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, os partidos precisam fazer suas convenções oficializando os nomes de seus candidatos aos cargos eletivos em disputa até o dia 5 de agosto.
Amanhã, dia 23 de julho, o PSTU irá oficializar a candidatura de Cláudia Ribeiro ao Palácio do Campo das Princesas. Abaixo, a lista com todas as datas das convenções que oficializarão os nomes dos demais candidatos ao Governo de Pernambuco:
- 27 de julho: Jones Manoel (PCB)
- 30 de julho: Raquel Lyra (PSDB), João Arnaldo (PSOL) e Wellington Carneiro (PTB)
- 31 de julho: Marília Arraes (SD, a ser confirmada a data e o local), Anderson Ferreira (PL) e Miguel Coelho (União Brasil)
- 5 de agosto: Danilo Cabral (PSB)
O prazo para os registros de todas as candidaturas vai até 15 de agosto. No dia 16 de agosto, já se inicia o prazo da propaganda eleitoral gratuita. As eleições no Brasil ocorrerão nos dias 2 de outubro (primeiro turno) e 30 de outubro (havendo segundo turno nas disputas para governador e Presidente). As atas das convenções partidárias, inclusive, podem ser consultadas no site do TSE.
Mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a votar no pleito deste ano: 118 milhões tiveram a biometria coletada e cadastrada nos sistemas do TSE.
Em Pernambuco, serão pouco mais de 7 milhões de eleitores, 500 mil a mais do que na última eleição presidencial, em 2018. 5,6 milhões tiveram a biometria coletada e cadastrada nos sistemas do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).
Buíque tem 39.848 eleitores aptos. Apenas 6 mil cadastraram a biometria. Havia uma previsão de que a biometria se tornasse obrigatória no município nesta eleição, mas por conta da pandemia de COVID-19, essa obrigatoriedade não pôde ser implementada. Comparado com as eleições de 2018, Buíque teve um acréscimo de 918 eleitores.
O Podcast Cafezinho volta com a Temporada 2022 no streaming em 06 de agosto, com episódios inéditos e especiais sobre as Eleições. Saiba em quais plataformas você pode nos ouvir clicando aqui.