Logomarca oficial das Eleições 2022, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral |
Este Cafezinho Expresso é trazido a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um Cafezinho Expresso Especial, com algumas notícias relacionadas às eleições gerais que ocorrerão no Brasil em outubro:
- As convenções partidárias, que definirão os candidatos oficiais de cada legenda aos cargos eletivos em disputa, iniciarão já nesta quarta-feira com o PDT, que irá oficializar o nome de Ciro Gomes como seu candidato à Presidência da República. Lula (PT) terá seu nome devidamente oficializado na quinta, junto com o de seu vice, Geraldo Alckmin (PSB). André Janones será oficializado como candidato do Avante na convenção do partido, que ocorrerá neste sábado, 23 de julho. No dia seguinte, será a vez do PL fazer o mesmo com o atual presidente, Jair Bolsonaro. Pela lei eleitoral, essas convenções partidárias precisam ser realizadas até a data limite de 5 de agosto, tendo que fazer os registros dos candidatos perante o Tribunal Superior Eleitoral até o dia 15 de agosto. Os demais presidenciáveis que podem oficializar suas candidaturas são: Simone Tebet (MDB, em 27 de julho), Luís Felipe D'Ávila (Novo, em 30 de julho), Pablo Marçal (PROS, em 30 de julho), José Maria Eymael (Democracia Cristã, em 31 de julho) e Luciano Bivar (União Brasil, em 5 de agosto). É dito aqui que podem, porque ainda existe a possibilidade de seus partidos decidirem, até lá, apoiar outro candidato. Tanto que os partidos de Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) ainda não definiram nenhuma data para suas convenções.
- Falando no ex-presidente Lula, o petista não estará presente na própria convenção que oficializará sua candidatura à Presidência, porque estará participando de alguns atos políticos na região Nordeste. Geraldo Alckmin (PSB), seu vice, o acompanhará nas visitas aos municípios pernambucanos de Garanhuns, Serra Talhada e Recife, que ocorrerão entre esta quarta e quinta-feira. Por causa do incidente em Foz do Iguaçu (PR), onde um ex-tesoureiro do PT foi morto por um apoiador bolsonarista na semana passada, a Polícia Federal foi acionada para fazer a segurança da comitiva. Por lei, ex-presidentes e candidatos à Presidência em período eleitoral têm direito a esta escolta especial. Ataques com fezes em outros encontros realizados pelo PT em Uberlândia (MG) e no Rio de Janeiro fizeram com que os organizadores dos atos restringissem, e muito, o acesso de profissionais de imprensa (que usam drones para gravação de imagens aéreas) ao recinto e até para entrevistar o candidato.
- De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, mais de 7 milhões de eleitores estão aptos a votar no estado nestas eleições. O dado curioso é que mais de 6 mil destes eleitores têm mais de 100 anos. A lei eleitoral brasileira só obriga o voto para pessoas entre 18 e 70 anos. Neste ano, serão eleitos em Pernambuco os novos 49 deputados estaduais, 25 deputados federais, um senador, o governador do estado, além do Presidente da República. O primeiro turno está marcado para o dia 2 de outubro e, caso ocorra, o segundo será realizado em 30 de outubro. Somente as votações de governador e presidente podem ir ao segundo turno, caso o candidato mais votado não consiga 50% dos votos válidos mais um no primeiro turno.
A Temporada 2022 do Podcast Cafezinho voltará no streaming em 06 de agosto, com episódios inéditos e dedicados também à cobertura das Eleições 2022, principalmente aqui em Pernambuco. Será a segunda vez que faremos tal cobertura, e a primeira de um pleito presidencial, e multiplataforma: no site, YouTube, Rumble, redes sociais e mais de 20 plataformas de streaming de áudio.