Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Assentamento Dois Irmãos, zona rural de Buíque, agreste de Pernambuco, terá dois poços artesianos devidamente instalados para abastecer as mais de 70 famílias que vivem na localidade, que fica a 6 km do Distrito do Carneiro. A área rural de mais de 2 mil ha (hectares) é um projeto de assentamento de responsabilidade do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) desde 2005.
A equipe do SISAR (Sistema Integrado de Saneamento Rural), vinculada à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, esteve na localidade na manhã desta segunda-feira para iniciar a instalação dos equipamentos necessários para o funcionamento dos dois poços artesianos que já haviam sido escavados. Um deles fica ao lado da Escola Municipal João Bezerra de Brito.
O SISAR foi instituído em abril do ano passado pelo governador Paulo Câmara (PSB) para que as áreas rurais de Pernambuco recebam políticas públicas de saneamento básico, como água encanada e tratamento de esgoto. Ele é dividido em três regiões: Moxotó (que contempla o município de Buíque), Alto Pajeú e Sertão Central e Araripe.
O outro poço escavado fica próximo à escola, a menos de 500 metros de distância. O trabalho de instalação se iniciou por lá.
Alguns moradores do assentamento, além da vereadora Maria Clara (PSD) e o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) acompanharam os trabalhos da equipe responsável pelas instalações dos poços. A expectativa é de que os dois poços artesianos já estejam com os dessalinizadores ainda nesta semana. Por conta do alto teor de salinidade da água de ambos os poços, o que a torna imprópria para consumo humano, o uso destes aparelhos é necessário para que o consumo humano seja viável.
O primeiro poço do Assentamento Dois Irmãos foi escavado no ano de 2012. À época, havia sido dito à população que um dessalinizador havia sido enviado pelo Governo do Estado, por meio do programa ProRural, à Prefeitura de Buíque, que deveria instalá-lo no poço. A extração de água foi possível neste período, mas o uso era limitado ao consumo de poucos animais. E o dessalinizador jamais chegou ao poço...
A expectativa, por parte dos moradores, é de que, com os poços devidamente instalados (incluindo os dessalinizadores), haja água suficiente para o consumo das famílias que ali vivem, tornando a região autossuficiente.
Após a visita ao assentamento, o deputado estadual Diogo Moraes e a vereadora Maria Clara seguiram para o município de Buíque, onde tinham outros compromissos oficiais. Abaixo, algumas imagens, tiradas com exclusividade para o site do Podcast Cafezinho, deste dia no Assentamento Dois Irmãos:
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) conversando com os presentes. Ao seu lado, a vereadora Maria Clara (PSD). |
Momento em que um dos poços está sendo instalado, para o cálculo da vazão de água. |
Momento em que ocorre a extração da água de um dos poços. |