COMUNICADO OFICIAL: PODCAST CAFEZINHO CONCORRE A DOIS PRÊMIOS INTERNACIONAIS DE JORNALISMO

O Prêmio Gabo de Jornalismo é organizado pela fundação criada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, e considerado um dos mais importantes da América Latina. Já o Maria Moors Cabot Awards é realizado desde 1938 pela Universidade de Columbia (Estados Unidos) e é o mais antigo prêmio internacional de jornalismo realizado (Reprodução/ Fundación Gabo)

Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui

Pela primeira vez em mais de dois anos de atividade, o Podcast Cafezinho com William Lourenço concorre a dois prêmios internacionais de jornalismo: o Prêmio Gabo de Jornalismo e o Maria Moors Cabot Awards.

O Prêmio Gabo é organizado desde 2013 pela Fundación Gabo, da Colômbia. A instituição foi criada em 1994 pelo escritor e jornalista Gabriel García Márquez (1927-2014), vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1982, com o objetivo de estimular e premiar as vocações, a ética e a boa reportagem no jornalismo latinoamericano. Nesta décima edição, serão 1.980 trabalhos dos maiores veículos de imprensa de todos os países da América Latina concorrendo ao prêmio.

O Podcast Cafezinho concorre na categoria Áudio com o Especial Ninho de Cobras veiculado em 30 de abril; e na categoria Texto, com o Dossiê Ninho de Cobras publicado em nosso site em outubro do ano passado (leia aqui a Parte 1 e a Parte 2). O anúncio dos vencedores do Prêmio Gabo será feito no segundo semestre desse ano, e a cerimônia de premiação ocorrerá na sede da fundação, em Bogotá.

Imagem do Maria Moors Cabot Awards (Reprodução/ Internet)

Já o Maria Moors Cabot Awards é uma iniciativa da Columbia Journalism School, a faculdade de jornalismo da Universidade de Columbia (Estados Unidos). Desde 1938, ele premia jornalistas e veículos de imprensa que contribuem para o entendimento panregional no continente Americano. Ao todo, mais de 300 jornalistas de países das Américas (incluindo o Brasil) já receberam a medalha Cabot, como na imagem acima, ou menções especiais dos organizadores do evento. Dentre os brasileiros vencedores deste prêmio, estão o empresário e jornalista paraibano Assis Chateaubriand em 1945, e mais recentemente, as jornalistas Patrícia Campos Mello em 2020 e Eliane Brum em 2021. Representando o Podcast Cafezinho, está o nome do jornalista William Lourenço, criador e um dos administradores do veículo, como um dos nomeados. O anúncio dos vencedores do Maria Moors Cabot Awards será realizado em julho, junto com a cerimônia de entrega do prêmio em Nova York.

Vale lembrar que, no ano passado, o Podcast Cafezinho com William Lourenço foi finalista e garantiu o terceiro lugar na categoria Áudio da etapa pernambucana do Prêmio Sebrae de Jornalismo, com o Especial Empreendedorismo. Estas nomeações demonstram cada vez mais que o trabalho realizado por nós é sério e confiável, tanto ao nosso público quanto à crítica especializada. E existe a possibilidade de, até o final deste ano, estarmos concorrendo a mais prêmios de jornalismo em âmbito nacional e internacional.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem