COMUNICADO OFICIAL DO PODCAST CAFEZINHO SOBRE MATÉRIA DO PORTAL GIROSOCIALB

 


Os jornalistas William Lourenço e João Gabriel Silva, criadores e administradores do Podcast Cafezinho, receberam com espanto a matéria publicada pelo portal Giro Social B do último dia 13 de junho, onde ao citar a informação da atualização da agenda da dupla César Menotti e Fabiano, não só não citou nosso trabalho, como ainda questionou, de forma indireta, a credibilidade deste veículo de imprensa (leia a matéria em questão clicando aqui). Por este motivo, eles assinam e divulgam o seguinte Comunicado Oficial a seus leitores, seguidores e ouvintes:


"Em respeito a todos aqueles que confiam em nosso trabalho nas plataformas digitais desde que iniciamos em fevereiro de 2020, viemos dizer que é triste ver, por parte do colega Adauto Nilo, tamanha falta de coleguismo ao afirmar, em seu portal, que agimos sem seguir a ética jornalística ao divulgar a informação da agenda da dupla César Menotti e Fabiano no último sábado.

Ainda que não tenha citado diretamente o nome do Podcast Cafezinho ou mesmo de seus administradores, o fato deste ter sido o primeiro veículo de imprensa de Buíque e região a apontar a incompatibilidade entre o que havia até então na agenda pública de shows dos cantores e do que a Prefeitura de Buíque havia anunciado nos faz concluir que seu portal quis levantar dúvidas sobre nossa ética profissional, o que, a nosso ver, é uma postura que fere a nossa ética profissional.

Ao divulgarmos o fato na madrugada de sexta para sábado, deixamos bem claro que a incompatibilidade das informações divulgadas por ambos os lados poderia, dentre várias hipóteses, ter sido causada por parte de quem agencia os cantores, que não havia atualizado a tempo a agenda, incluindo o nome de Buíque como um dos locais de apresentação.

Vimos que esse fato, apontado por aqui com exclusividade, deu uma repercussão gigantesca no município e, desde que recebemos a informação, entramos em contato com todas as partes envolvidas para que um esclarecimento pudesse ser feito, justamente para evitar um questionamento indevido à realização da Festa de São Pedro, marcada para o dia 29 de junho. Somos responsáveis por tudo aquilo que escrevemos. Como as pessoas entendem e reagem a ele, é imprevisível. E se, a elas, houve espaço para duvidar dos gestores municipais a esse ponto, é porque eles falharam em não dar todos os detalhes necessários à população.

Jamais falamos que a festa não se realizaria: dissemos, sim, que a agenda não citava o município de Buíque. E não citava! Fato é que, do sábado até segunda-feira, checamos incessantemente tudo aquilo que vinha nos sendo repassado e, conforme vinham as atualizações das partes, publicamos em nosso site e perfis nas redes sociais. Inclusive a sua manifestação, caro Adauto, em nome da Prefeitura.

Trouxemos, para variar, com exclusividade, o anúncio, por parte do prefeito de Bom Conselho (município que era citado como local do show do dia 29), do cancelamento do evento que contaria com a dupla, e até o motivo que só foi citado em sua manifestação como "motivo superior" (convidamos a clicar aqui e ler a matéria completa).

E nosso trabalho foi tão sério, obedecendo a ética profissional, que fomos atrás também do empresário da dupla César Menotti e Fabiano. E foi graças ao que publicamos que ele viu que a agenda estava desatualizada, nos respondendo e, enfim, confirmando o show do dia 29. Informamos isso também, inclusive a você, caro Adauto. Porém, não sabemos por qual motivo, você não fez qualquer citação direta ao Podcast Cafezinho. Outra demonstração de falta de coleguismo: já que foi por meio de nós, que você soube da confirmação por parte do empresário da dupla e publicou a matéria que, agora, estamos sendo moralmente forçados a responder.

Por acompanhar seu trabalho há anos e por usá-lo como uma das referências ao nosso trabalho, nos surpreendemos com tal postagem tendenciosa. É um comportamento que não agrega em nada, nem  a nenhum de nós, e muito menos à credibilidade da imprensa buiquense.

Não chegamos onde estamos com fake news, isso podemos lhe garantir. Temos um compromisso seríssimo com os ouvintes das mais de 20 plataformas de streaming de áudio onde estamos presentes com nosso podcast semanal; os leitores deste site (que, em menos de oito meses no ar, já obteve mais de 3.500 acessos e sempre trouxe assuntos importantes que repercutem no município: este é só mais um exemplo) e os seguidores em nossos perfis no Facebook e Instagram (que crescem a cada dia por nos ver como uma opção confiável e imparcial de informação, opinião, variedades e entretenimento).

Por levar a sério tanto o fato quanto a qualidade como vamos entregá-lo a quem nos acompanha, o Podcast Cafezinho conseguiu, em pouco mais de dois anos de atividade, o respeito do público, da crítica e da própria imprensa. Fomos, inclusive, finalistas da Etapa Pernambucana do último Prêmio Sebrae de Jornalismo, um dos mais importantes da área no Brasil. Fato este inédito dentre todos os profissionais da comunicação de Buíque e região.

Reiteramos que é lamentável a matéria do portal Giro Social B, questionando o trabalho do Podcast Cafezinho, ao que tudo indica, para defender com veemência a reputação da Prefeitura de Buíque. Pelo assunto do show ter sido encerrado, pra variar, por nós, damos este assunto também como encerrado, esperando por parte do portal e de quem o representa, ou administra, mais respeito com seus colegas de profissão daqui pra frente".

Assinado,

William Lourenço (jornalista com número de registro profissional 0007279/PE)

João Gabriel Silva (jornalista com número de registro profissional 0007293/PE)

Criadores e administradores do Podcast Cafezinho

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem